Construção

Orçamento de obras: o cliente pediu mas não retornou, e agora? 

homem sentado olhando para tela do computador.

Descubra o jeito certo de abordar clientes usando técnicas de vendas e aumente seu lucro!

Em qualquer segmento do mercado, é muito comum, no primeiro contato, pedir um orçamento do serviço demandado. Na construção civil, geralmente, é solicitado um orçamento de obras, que é feito abrangendo uma ou várias etapas de uma construção.

No entanto, quando você tem esse primeiro contato com o cliente, mas não há o retorno esperado, o que fazer? É nessa hora que entra o follow-up, palavra em inglês que significa “acompanhamento”.

 Trata-se de uma abordagem em que há um contato entre quem vende os serviços e o possível contratante, com o objetivo de dar andamento ao serviço que foi solicitado. Assim, fazer um bom follow-up após enviar uma proposta é importante para mostrar seu interesse e sua disponibilidade para executar o trabalho, destacar seus diferenciais e ter mais chances de fechar o negócio.

Confira o artigo e entenda melhor a importância do follow-up e como ele pode ser usado para conquistar um cliente que não retornou uma proposta!

O que é follow-up e como ele pode ajudar seu negócio? 

homem olhando para tela de smartphone.

Quem trabalha na construção civil sabe que a primeira etapa para conseguir um serviço é saber como fazer um orçamento para o cliente. Afinal, ele precisa saber quanto será cobrado, como o trabalho será feito e o prazo de execução. Mas quando você envia os valores e o cliente não retorna, isso passa a ser um problema. 

Todo profissional que presta algum serviço fica ansioso com a falta de retorno do seu cliente ou por não ter uma posição concreta sobre a proposta que foi feita. Sendo assim, fazer um bom follow-up pode ajudar nessas questões. 

O follow-up é uma abordagem profissional para acompanhar os seus clientes, mostrando-se presente para sanar dúvidas sobre seu produto ou serviço. Dessa forma, o processo será encaminhado para um possível fechamento do negócio. Em outras palavras, você pode guiar o cliente a tomar a decisão de contratar o seu trabalho.

Apesar da eficiência do follow-up, é importante ter bom-senso e muito critério ao fazer esse tipo de contato com o cliente. Isso porque, quando um profissional se torna insistente, pode irritar a pessoa, e perder a oportunidade de venda do negócio.

Como aplicar o follow-up em seu orçamento de obras?

mãos se cumprimentando

Se você pretende evoluir em sua carreira na construção civil, aprender a fazer um follow-up ajudará nessa conquista. E se você tem dúvidas de como aplicar essa estratégia de vendas, descubra o melhor jeito de colocar esse método em prática.

Tenha proatividade

É muito importante que você, durante todo o processo, tenha iniciativa. Faça contato com o cliente sem esperar que ele o procure, mas busque sempre manter o relacionamento comercial sem pressões.

Uma boa atitude é mandar uma mensagem alguns dias após a primeira interação: resuma o que foi discutido, o cronograma de execução da obra e até mais detalhes do serviço, propondo um próximo passo e colocando-se à disposição para qualquer dúvida.

Use sempre uma boa abordagem

É importante respeitar o espaço do cliente e perguntar também sobre qual a melhor forma de contato, que pode ser pessoalmente, por telefone, e-mail ou Whatsapp. 

Caso seja um encontro presencial ou telefonema, veja com o cliente qual o melhor dia e horário: é preciso que ele se sinta à vontade e ganhe sua confiança. Do contrário, pode recusar seu serviço na primeira abordagem.

Agregue valor

Antes de fazer o contato, veja se você tem algo de valor para oferecer. Procure algum aspecto que possa impressionar o seu cliente e trazer benefícios para ele, pois, muitas vezes, isso se torna um fator decisivo para que a proposta seja aceita. 

No caso da área de construção civil, você pode pedir recomendações de clientes antigos, mostrar algum serviço já realizado e até dar abertura para negociar valores.

Faça um follow-up de qualidade

Um dos grandes erros dos prestadores de serviços é não ficar atento à qualidade de seu follow-up. Você deve sempre abordar seu cliente de forma positiva, pensando no objetivo daquele contato e nos benefícios que a proposta proporcionará a ele. 

Isso porque o consumidor pode estar na dúvida sobre alguns pontos do serviço e, nesse contato, é possível responder a essas questões, mostrando que o seu trabalho vai solucionar o problema.

Persista com cautela

Nesse mundo da construção civil, muitas vezes, você encontrará pessoas que responderão prontamente aos seus contatos; outras que simplesmente desaparecerão sem tomar uma decisão; e, ainda, aquelas que até responderão, agradecendo a sua atenção, mas que dispensarão o seu serviço. Porém, qualquer que seja a reação, você não deve desistir!

Mantenha contato ao longo do tempo, com cuidado e sem importunar ninguém. Mesmo que muitas pessoas não retornem imediatamente, é sempre bom dar continuidade à relação, pois, quando o momento certo de fechar um negócio ou um serviço chegar, você estará ali.

A dica é estabelecer um intervalo entre os contatos, por exemplo, a cada 10 dias e sempre estudando qual é a reação do cliente em cada abordagem, para construir um relacionamento de confiança e não passar a imagem de ser invasivo.

Como precificar seu trabalho na construção civil?

Apesar do follow-up ser uma estratégia que ajuda a conquistar novos clientes e também contribui com novas vendas para clientes antigos (no caso, revenda), ele perde a força quando o orçamento enviado não está de qualidade. Por isso, é muito importante ter bastante atenção nessa primeira etapa. 

Tenha cuidado com os preços, verifique a média de preços do mercado para que você não cobre muito acima, nem muito abaixo. Verifique ainda o tempo de execução do serviço, a dificuldade do trabalho, a necessidade de contratar mão de obra ou até mesmo de alugar algum equipamento. Com todos esses fatores na planilha de orçamento de obra, você consegue cobrar um valor justo pelo serviço e vai reduzir etapas de follow-up antes de fechar o negócio. 

Uma boa dica de como preparar um orçamento de obras atrativo é encontrar bons preços na hora de comprar o material. Caso esteja em Belo Horizonte, escolha a loja de material de construção do Amigo Construtor e aproveite as condições especiais!

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