Revendas

Como vender mais: 3 formas de motivar sua equipe 

Como vender mais em loja de material de construção

O capital humano pode ser o maior recurso da sua loja de materiais de construção e a solução para vender mais. É a sua equipe de vendedores, caixas e demais funcionários que vão ter contato direto com o seu cliente e, assim, ser o rosto da sua loja.

Por isso, é muito importante investir em pessoas. E isso vai além de escolher bons funcionários e pagar um bom salário. Sua equipe precisa estar motivada e bem preparada para dar o melhor de si e vender mais.

Se você concorda com isso e quer saber como motivar a sua equipe para vender mais, confira as nossas dicas.

Treine sua equipe para atender bem

O bom vendedor não é aquele que consegue empurrar produtos para o cliente, mas aquele que consegue conversar e entender bem as suas necessidades.

Por isso, treine sua equipe para que ela conheça bem os produtos que a sua loja oferece. Os próprios fornecedores de materiais de construção costumam oferecer treinamentos sobre seus produtos, em parceria com as lojas.

Assim, seus vendedores podem atender melhor o cliente, podendo argumentar de maneira mais eficiente e fazer sugestões.

Além disso, sua equipe de vendas precisa saber ser atenta e prestativa na medida certa para atender bem. Por isso, é fundamental fazer treinamentos voltados para o atendimento ao cliente.

O bom atendimento pode ser um dos motivos que irão fidelizar esse cliente – até mais que o preço. Se o cliente se sente à vontade na sua loja e confia na indicação dos seus vendedores, ele fica mais propenso a não procurar outra revenda.

Dê feedbacks à sua equipe

Assim como um treinador é fundamental para a conquista de um título, a sua liderança é fundamental para que a loja venda mais.

Por isso, faça reuniões periódicas com seus colaboradores e dê feedbacks. Fale de forma clara e positiva onde estão errando e onde estão acertando, para que possam melhorar. Assim, você tem uma equipe fiel e motivada.

Além disso, essa é uma forma de evitar a rotatividade de funcionários. Ao invés de simplesmente substituir um colaborador que não está indo tão bem e ser obrigado a treinar alguém novo do zero, você pode dar a chance para quem você já conhece e estabelecer a confiança tando do seu time quanto dos clientes.

Crie metas inteligentes

As bonificações por metas atingidas são práticas comuns em vendas, mas elas podem ser um tiro no pé se feitas de qualquer jeito. Metas inatingíveis podem desmotivar ao invés de impulsionar a equipe de vendas.

Por isso, ao criar metas, confira se elas são:

  • Atingíveis: confira o padrão de resultados da sua equipe e defina uma meta que a faça chegar mas longe, mas dentro da realidade da loja.
  • Relevantes: defina os objetivos do seu negócio e crie a meta de acordo com eles. Deixe claro que, ao atingir essa meta, seus vendedores estão ajudando a loja a crescer.
  • Temporais: defina um período para o cumprimento dessa meta e para a premiação. Caso contrário, a equipe pode acabar deixando para depois, e o objetivo se perde. Além disso, com um prazo definido, fica mais fácil de medir a eficácia da ação.

Viu como ações simples podem mudar os resultados da sua loja, fazendo-a vender mais? Agora, ponha em prática essas dicas e depois conte para a gente se deu certo na sua revenda!