Como escolher o melhor tipo de caixa d’água para a sua casa? 

reservatório de água grande ao lado de uma construção cilíndrica de tijolo à vista.

Veja dicas para comprar o reservatório de água ideal para as suas necessidades.

Entre os materiais de instalação hidráulica residencial, um item fundamental é a caixa d’água. Isso porque, apesar de haver o fornecimento pela rede pública, é o reservatório que irá garantir a água aos moradores caso ocorra alguma suspensão no abastecimento.

Entretanto, na hora de comprar a caixa d’água, podem surgir algumas dúvidas em relação ao material, ao modelo mais adequado e também quanto ao tamanho do reservatório. Assim, para tomar a melhor decisão é importante levar alguns fatores em consideração. 

Acompanhe este artigo e entenda melhor o que considerar ao comprar esse tipo de material e descubra qual é a melhor opção para você.

O que considerar na hora de comprar sua caixa d’água?

mãos fazendo medições em apostila

São inúmeros aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de comprar sua caixa d’água. Entre eles podemos citar: 

Material

Existem diferentes materiais de caixas d’água no mercado, e a melhor forma de decidir entre eles é analisar suas vantagens. Veja algumas dos principais tipos: 

  • Aço inoxidável — ideal para quem pretende manter a água mais fresca. Oferece ainda a facilidade de limpeza e tem alta durabilidade. O único cuidado é fazer a instalação em um local longe da incidência direta do sol, pois o aço inox esquenta e pode interferir na temperatura da água;
  • Polietileno — esse material tem a vantagem de ser flexível e mais leve, além de ser fácil de instalar e de limpar. As caixas d’água de polietileno são as mais populares, pois, além de boa resistência, apresentam valores acessíveis;
  • Fibra de vidro —  também é um material leve, além de oferecer facilidade na instalação e alta durabilidade.

Modelos de tampa do reservatório

Além do material, você precisa escolher ainda o modelo de tampa da caixa d’água, que pode ser:

  • Tampa de rosca – faz o fechamento do reservatório de água por rosqueamento, o qual precisa estar completo para vedar totalmente a caixa d’água;
  • Tampa de click — essa é a tampa mais fácil de fechar, pois basta posicioná-la em cima do reservatório e dar ¼ de volta para fazer o fechamento total.

Os dois tipos de tampa protegem a água do reservatório contra a entrada de poeira, insetos ou sujeiras.

Volume da caixa d’água

Por último, ao comprar o reservatório de água para sua casa, vale analisar qual é o volume adequado de acordo com o número de moradores e necessidades da residência. Você encontra caixas d’água com diferentes capacidades, como:

  • Caixa de água de 500 litros – ideal para uma casa com, em média, 3 pessoas;
  • Caixa de água de 1000 litros – ideal para uma casa com, em média, 5 pessoas;
  • Caixa de água de 5000 litros – ideal para locais em que é preciso fazer o abastecimento de água para cerca de 30 pessoas.

Como descobrir o tamanho correto da caixa d’água para a sua casa?

mãos fazendo anotações em pranchetas

Saber o tamanho correto da caixa d’água é uma dúvida muito comum, uma vez que os reservatórios são disponibilizados com volumes variados. Para não ter erro, é necessário levar em conta os seguintes aspectos:

Hábitos de consumo

Ainda que os cuidados para economizar água sejam colocados em prática, é preciso entender que cada casa tem hábitos de consumo diferentes, como tomar banhos mais demorados ou ter o costume de lavar o quintal com muita frequência. Tudo isso influencia na quantidade de água consumida e deve ser considerado no momento de escolher o tamanho do reservatório.

Quantidade de moradores

Além dos hábitos de consumo, um ponto fundamental é o número de moradores. A ideia é considerar que cada pessoa da residência precise de 150 a 200 litros de água por dia.

Dias de reserva

Contudo, não apenas o número de pessoas determina o volume que a caixa d’água deve ter: é preciso ter em mente que pode haver falta de água e o papel do reservatório é, justamente, garantir o abastecimento de todos os moradores por, pelo menos, 2 dias.

Peso da caixa de água

Outro fator importante é decidir o peso da caixa de água que a estrutura da construção pode suportar, para evitar problemas como vazamentos e infiltrações na parede. Uma caixa d’água de 1000 litros cheia, por exemplo, pesa 1 tonelada e quanto maior sua capacidade, mais pesada ela será.

Cálculo correto

Como é preciso ter em mente diversos fatores para saber qual o tamanho do reservatório, a dica é utilizar o seguinte cálculo:

Consumo diário (litros por morador) x Número de moradores da casa x Dias de reserva = Capacidade adequada da caixa d’água

Por exemplo: cada pessoa consome 150 litros de água e, na casa, moram 3 pessoas. Logo, para ter 2 dias de reserva de abastecimento de água o consumo aproximado seria de 900 litros. Desta forma, para essa casa a melhor escolha seria a caixa d’água de 1000 litros. 

Quais os cuidados com a manutenção da caixa d’água?

É importante manter sempre o reservatório tampado para garantir a boa qualidade da água. Além disso, é necessário fazer vistorias periódicas nesse item para verificar se não há rachaduras ou problemas com a conexão das tubulações, já que isso pode ser uma das causas de vazamento de uma casa. E, é claro, o recomendado é fazer a limpeza da caixa d’água a cada 6 meses e, de preferência, com um profissional qualificado para esse serviço.

Como você pode observar, existem diferentes modelos de caixa d’água no mercado. Porém, além de escolher pelo material, o melhor custo-benefício será determinado de acordo com os seus hábitos de consumo.

Se você mora em Belo Horizonte e busca caixas d’água, cisternas ou outros itens de instalação hidráulica, não perca tempo e venha direto para a loja de materiais de construção Amigo Construtor!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre