Revestimentos

Infiltração na parede: descubra as causas e como prevenir 

infiltração na parede

Manchas na pintura, mau cheiro e tinta descascando, são algumas das consequências de infiltração na parede. Apesar de incômodo, esta é uma situação inconveniente bastante comum, que não tem hora nem local certo para aparecer, mas que felizmente pode ser resolvida. Confira neste artigo algumas causas e dicas de como acabar com o problema! 

Quais são as causas da infiltração na parede?

Quando a água atravessa as estruturas do imóvel ocorre a infiltração na parede e esse problema não pode ser ignorado. Entre os motivos podem estar causas internas (como erros no projeto ou falta de qualidade dos materiais utilizados), como também causas externas (como a ação de elementos da natureza). Sendo assim, é sempre importante prestar atenção aos sinais. 

Entre as principais causas da infiltração na parede, podemos citar: 

  • Materiais de baixa qualidade – A falta de qualidade dos materiais escolhidos para as instalações hidráulicas pode ser a primeira causa do problema. Afinal, tubulações rompidas ou entupidas fazem com que a água procure outro caminho para seguir por dentro da parede, gerando a infiltração.
  • Falta de impermeabilização durante a obra – Não impermeabilizar lajes e fundações também leva ao problema. Durante a etapa da construção, a falta de adição de impermeabilizantes (ou o uso de produtos de má qualidade) faz com que a parede fique mais vulnerável à infiltração da água.
  • Trincas e fissuras na laje e paredes – As variações climáticas, que podem causar movimentações na estrutura, ou falhas na construção — como não fazer a cura do concreto da forma correta —, podem levar a trincas e fissuras na laje e parede. Logo, a água da chuva encontra um caminho para se infiltrar. Nesse caso, é possível identificar manchas, áreas molhadas e descamação da pintura na parte superior da parede e parte do teto.
  • Canos com vazamento – Quando se tem uma infiltração em paredes onde há a passagem de encanamento, como cozinhas, banheiros e lavanderias, muitas vezes, o problema está relacionado a algum vazamento. 
  • Falta de ventilação – Pouca gente sabe, mas a infiltração pode não ser causada só pelo contato da água nas paredes, mas devido à umidade presente no ambiente. Aqui a solução é deixar as janelas da casa abertas para ventilar os espaços e assim, reduzir a ação da umidade nas paredes.
  • Água da Chuva – As ações externas, ou seja, aquelas provocadas pela natureza, contribuem para agravar o problema. Alta exposição a variações climáticas, como muito sol ou chuva, pode provocar o desgaste dos materiais e criar rachaduras na laje, que funcionarão como porta de entrada para a água. Além disso, imóveis com telhas quebradas ou com calhas insuficientes também podem sofrer com parede com infiltração de chuva.
  • Infiltração do solo – O excesso de chuva, além de infiltrar pelas paredes (caso haja uma fissura), também pode deixar o solo muito úmido. Assim, sem impermeabilização da fundação, essa umidade do solo provoca infiltração, que começa na base da parede e pode ter um caminho ascendente, podendo até danificar a estrutura.
  • Infiltração do vizinho – Em apartamentos, a infiltração pode ser decorrente de um vazamento no imóvel do vizinho. Já em casas separadas por muro, a infiltração pode ser resultado de fissuras ou outros problemas que vêm da residência ao lado. Nessa situação, não tem jeito, é preciso conversar com o outro morador para que o reparo seja feito na casa dele.

Quais são os impactos de uma infiltração?

Saiba que, independentemente da causa da infiltração, a água percorrendo a estrutura do imóvel pode prejudicar a parte estética do ambiente, deixando as paredes com manchas e com descamação na pintura. 

Além dos prejuízos visuais, em casos mais graves, o problema é capaz até de comprometer a estrutura da construção, colocando os moradores em situação de risco. Sem contar que a umidade na parede provoca mofo, um grande vilão para a saúde e pode gerar quadros de alergias e problemas respiratórios.

rede do amigo

Como acabar com infiltração na parede de maneira correta

Devido a todos os impactos que a infiltração provoca, é necessário acabar com o problema, identificando, em primeiro lugar, a causa para que seja feito o reparo da forma adequada. Uma dica é que a água deixa alguns sinais ao percorrer o seu caminho dentro das paredes, então, para descobrir onde está o problema, basta seguir os seus rastros, os quais podem ser: 

  • manchas de umidade na parede;
  • mau cheiro no ambiente;
  • aumento repentino da conta de água (indicando algum vazamento);
  • bolhas na pintura;
  • descamação da parede ou soltura de revestimento;
  • gotejamento;
  • proliferação de fungos que geram mofo;
  • corrosão de armaduras.

Ao identificar os rastros, ficará mais fácil identificar o que está provocando o problema e assim encontrar a melhor solução. Entre as formas de tratar a infiltração, podemos citar: 

Limpeza

Quando o problema da infiltração está diretamente nas paredes, antes de começar o processo de impermeabilização, é importante retirar as manchas de umidade para conter o bolor. O ideal é utilizar água sanitária diluída em água (proporção de um para três), esperar alguns minutos e terminar a limpeza com um pano úmido.

Impermeabilização

Depois da limpeza da parede, chega a hora da impermeabilização em si. Aqui, a pintura e o reboco devem ser retirados, a fim de deixar a alvenaria (tijolos ou blocos) expostos. Com isso, é possível corrigir as trincas e aplicar um produto impermeabilizante diretamente na estrutura segundo as orientações do fabricante. Na sequência, é feito novamente o reboco, com aditivos impermeabilizantes.

Vale destacar que, na etapa de construção, é recomendado impermeabilizar a fundação, utilizando produtos adequados, como tinta asfáltica, para evitar a ação da água que vem do solo de forma ascendente. 

Pintura

Por último, chega a etapa de aplicar a pintura, onde é importante escolher produtos adequados segundo cada ambiente, especialmente em áreas externas e molhadas. Inclusive, uma maneira de intensificar a prevenção contra a infiltração nas paredes é justamente fazer uma pintura impermeável, utilizando tinta de base acrílica.

A qualidade da sua obra fica melhor com o Amigo Construtor

Quando o assunto é infiltração na parede o melhor é sempre prevenir. Afinal, é melhor escolher produtos adequados e de qualidade, ao invés de precisar reparar um problema de infiltração que poderá gerar outros custos, como o reparo da pintura. Continue navegando para encontrar mais dicas do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos