Decoração

Veja como utilizar mesas de mármore 

mesa de mármore

Não é raro projetos de decoração utilizarem uma mesa de mármore. E essa preferência pelo material se dá pela resistência e, principalmente, pela variedade de cores e o incrível resultado do ambiente pronto.

Mesmo que a tendência da maioria das pessoas seja pela utilização do mármore branco, mármore preto ou mármore carrara para uma mesa de jantar, existem vários tipos de mesas para dar aquele ar sofisticado que você deseja. Quer saber mais? Continue lendo e aproveite!

A mesa de mármore é uma opção linda e muito elegante para se ter em casa. Além disso, é uma peça que pode ser utilizada em diversos ambientes, que se você tomar certos cuidados, o ambiente da sua casa ficará com um toque mais refinado.

blank

Qual a diferença do mármore para o granito?

Para entender qual a diferença entre o mármore e o granito, precisamos primeiro saber quais são as propriedades únicas de cada um deles, já que os dois têm características muito parecidas e por muitas vezes podem nos confundir.

A dureza, durabilidade e resistência do granito se dão pelo fato dessa rocha ígnea ser formada por três minerais diferentes: a mica, feldspato e o quartzo. O granito é bastante indicado para áreas tanto internas quanto externas e é ideal para bancadas de cozinhas e áreas de serviço.

Granitos não são riscados com facilidade e tem baixa porosidade, por isso absorve pouca água, dependendo da tonalidade, o que garante que as peças de granito não adquirem manchas.

O visual do granito é mesclado, pois ele é composto por várias pedrinhas bem pequenas e, se olhadas de perto, é possível perceber que elas têm tonalidades muito próximas,  por isso dizemos “tonalidade” e não “cor”.

Já o mármore é uma rocha natural metamórfica e sua composição é basicamente composta por minerais de calcita. Sua coloração é mais uniforme e possui veios mais definidos. É preciso muita atenção ao escolher uma peça de mármore, pois alguns tipos são mais porosos.

O mármore é mais indicado para utilização em ambientes internos e para áreas com tráfego leve de pessoas, porque ele se desgasta com mais facilidade com o atrito de areias. Além disso, é necessário um cuidado especial com a exposição do mármore a ácidos e materiais de limpeza pesados.

Como usar as mesas de mármore?

Móveis em mármore, no geral, como uma mesa de canto, por exemplo, são peças que dão um ar de sofisticação em qualquer ambiente, graças ao toque luxuoso que esse material agrega aos espaços.

Uma mesa de mármore pode ser um móvel de destaque ou um móvel complementar e, por isso, um ambiente com uma peça do tipo recebe um carácter requintado.

Além disso, é um apoio sofisticado e durável para objetos de uso cotidiano, como cadernos, controles e telefones. Para dar um toque maior de beleza, vale adicionar objetos decorativos em sua superfície, como abajures e esculturas.

Quais são os tipos de mesas de mármore existentes?

Para quem se interessa por decorações clássicas ou modernas, sabe que alguns itens são sempre muito usados para que o design de um imóvel seja uma peça característica desses estilos decorativos.

É possível encontrar muitos tipos de mesa de mármore, que se destacam por diferentes motivos. Exemplos disso são as mesas de mármore pequena, a mesa redonda de mármore, a mesa com tampo de mármore, a mesa de jantar de mármore e outros.

Mesa de mármore redonda

A mesa redonda é mais um modelo interessante e sofisticado. Entretanto, não é difícil encontrar pessoas que torcem o nariz para esse modelo, dizendo que seu formato não é funcional.

Esse modelo de mesa de mármore é perfeito para ambientes que trabalham com conceitos fechados. Uma cozinha grande, com os móveis nas laterais, por exemplo, pode ter uma mesa redonda em seu centro. Além disso, halls de entrada se dão muito bem com esse modelo.

Mesa de mármore pequena

Além dos modelos suntuosos e muito chamativos de mesa de mármore, existem ainda as pequenas que, como os outros tipos, podem ser encontradas em diferentes estilos.

Ao contrário do que se pensa, a mesa de mármore pequena pode ser usada em diferentes cômodos. Até mesmo quartos de bebê podem ter uma peça dessas de tamanho mais modesto, pois, com uma boa base de metal, o item pode ficar em qualquer lugar!

Mesa com tampo de mármore 

Se você escolher essa opção de mesa de mármore com tampo, é preciso se pensar em outro elemento, além do tipo de mármore, para o tampo da sua mesa: a base.

Existe no mercado uma infinidade de modelos de base para mesa de mármore, pois, além do item decorativo, na hora da escolha você tem que ficar atento aos elementos funcionais. Além de beleza, lembre-se da qualidade e durabilidade da sua base.

Uma dica muito importante é nunca comprar uma base que não seja testada na pedra, pois o mármore é um material pesado e necessita de uma estrutura resistente. Portanto, bases feitas em metais duráveis, como o aço, a madeira de lei e o ferro fundido são as melhores opções.

Mesa de jantar de mármore

O primeiro exemplo que vem à nossa cabeça quando pensamos em uma mesa de mármore é a de jantar e, geralmente, pensamos em mármore branco, porque são muitas as decorações que utilizam esse móvel tão sofisticado na sala de jantar.

Com tanta variedade no mercado, é normal ficar em dúvida e querer saber qual é o melhor modelo de mesa de mármore que mais combina com sua sala de jantar. Se o modelo pelo qual você se interessou promover conforto na hora das refeições, ele será perfeita.

blank

Como escolher a correta para o meu caso?

Há muitas opções de mesa de mármore disponíveis no mercado, perfeitas para diferentes ambientes, que se distinguem com relação ao estilo, material, formato e tamanho.

Para você acertar na escolha da sua, alguns fatores devem ser levados em consideração, como as dimensões do ambiente em que você deseja colocar sua mesa e, até mesmo, o número de pessoas que vivem na residência.

O Amigo Construtor oferece treinamentos em vídeos para levar mais conhecimento a seus clientes, os treinamentos incluem questões como finanças, segurança e todo o dia a dia de uma obra. Fique de olho em nosso site!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração