Carreira

O que faz um Topógrafo e qual é a sua necessidade para a obra? 

Um topógrafo fazendo análise de uma superfície terreste.

A topografia é a área que estuda os diferentes aspectos da superfície de um terreno, descrevendo detalhes com medições específicas. O profissional que exerce essa função é o topógrafo. Mas, afinal, o que faz um topógrafo e qual é a sua importância para a construção civil? Entenda melhor essa carreira acompanhando as informações a seguir!

O que faz um topógrafo na construção civil?

A palavra topografia vem do grego e significa “descrição do lugar”. Então, o topógrafo é quem faz a análise de superfícies terrestres, realizando um estudo aprofundado e preciso de um terreno. 

Nesse contexto, fica fácil entender por que a topografia é a base para os projetos de engenharia, desde edifícios a obras de infraestrutura, rodovias etc., sendo o topógrafo um profissional de grande relevância para a construção civil. 

Ele mapeia os locais que vão receber uma obra, fazendo o acompanhamento de todas as etapas – do planejamento à execução, gerando as informações de área, altitude, perímetro, dimensões do relevo, entre outros aspectos.

Dessa maneira, é o topógrafo que realiza os levantamentos topográficos, determinando as localizações dos elementos para marcar as referências de níveis e de localização. Com esse documento, o engenheiro tem todas as informações sobre o terreno, entendendo se há viabilidade para a obra no local.

Além disso, é esse profissional responsável pela elaboração de plantas e desenhos referentes à superfície. E, para executar esse trabalho, ele utiliza aparelhos com tecnologia avançada de medição, conhecidos como Estação Total, além do GPS. Com isso, é possível identificar, por exemplo, as imperfeições do terreno, dando subsídios para arquitetos e engenheiros planejarem a obra da melhor forma.

Qual é a formação de um topógrafo?

Você pode fazer o curso técnico ou o curso superior de tecnólogo em Agrimensura, que o habilita a realizar a medição de propriedades rurais e urbanas.

O curso técnico dura três semestres e o tecnólogo, cinco. Entre os temas abordados na formação estão: conceitos gerais de topografia, planimetria, gramometria, cálculo de áreas planas, altimetria e outros.

Para fazer o curso técnico, é preciso, no mínimo, estar matriculado no ensino médio. Já o tecnólogo é um curso de graduação e exige o diploma de ensino médio.

Fazer um curso de formação na área é fundamental, já que, para exercer a profissão, é necessário ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Existem diversas instituições de ensino certificadas pelo Ministério da Educação (MEC), particulares e públicas, que oferecem esses cursos. Você pode consultar o CREA e as escolas técnicas federais e estaduais (ETECs) da sua região para saber em qual se inscrever.

Para que o topógrafo seja considerado um bom profissional da construção, além da formação, a dica é se manter sempre atualizado, especialmente quanto às novas tecnologias de medições.

Qual é a necessidade do topógrafo para a obra?

Para compreender melhor o que faz um topógrafo, saiba que ele faz um levantamento usado como subsídio para que engenheiros e outros profissionais possam planejar a execução da obra de acordo com as condições naturais do terreno com segurança e eficiência, e saber, inclusive, sobre a quantidade de material necessária.

É preciso ressaltar, ainda, que essa área tem papel essencial para que as empresas consigam registros nos órgãos públicos para realizar os empreendimentos, ou seja, o trabalho do topógrafo é utilizado na etapa burocrática envolvida em uma construção.

Esse profissional, como já destacado, é fundamental para todas as etapas da obra. Veja mais detalhadamente sua participação nas diferentes fases do projeto: 

Pré-obra

As análises com medições e desenhos feitos no levantamento topográfico, fornecem suporte para:

  • estabelecimento de limites de um terreno;
  • escavação do terreno;
  • locação de pilares e estacas;
  • nivelamento do terreno;
  • marcações de áreas na construção;
  • demarcação do esquadro da obra;
  • necessidade de maior ou menor terraplanagem;
  • marcação para a rede de água e esgoto;
  • entendimento de que o terreno suporta a obra a ser construída.

Dessa maneira, o trabalho do topógrafo tem grande importância, pois ele apresenta dados que evitam erros nos projetos e reduzem os desperdícios de material, trazendo mais economia às obras. 

Outra questão é que o levantamento topográfico indica como as construções devem ser feitas de modo a respeitar a legislação, o que poderia gerar multas para uma construtora, caso não o fizesse.

Imagine uma casa depois de pronta que não respeitou o recuo de terreno exigido pela prefeitura. Com as medições altamente precisas do levantamento, esse tipo de erro deixa de ocorrer.

Pós-obra

O topógrafo também pode participar da pós-obra, com a análise, por exemplo, de uma possível existência de deslocamento do solo ou ainda das condições do terreno, identificando se há algum risco de dano.

Quais os trabalhos como topógrafo?

Além do levantamento topográfico em terrenos urbanos e rurais, o topógrafo pode atuar na agrimensura legal, que faz análises para casos de desapropriação de terrenos, inventários, entre outras questões.

Como se vê, é um campo de trabalho amplo, pois, além da possibilidade de emprego na construção civil, há ainda a opção de trabalhar com fotogrametria, em que as análises e medições obtidas são feitas com fotografias aéreas.

Quem está na área encontra um mercado de trabalho que oferece diferentes perspectivas, pois ele pode trabalhar na iniciativa privada, em construtoras e empresas ligadas à construção civil, ou ter uma empresa para fornecer consultoria na área. 

É possível, ainda, fazer carreira em âmbito público, atuando em órgãos governamentais, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).

Agora você já sabe o que faz um topógrafo e como ele fornece subsídios para obras e projetos de infraestrutura, garantindo uma boa execução dos empreendimentos. Para conhecer mais sobre as profissões e o universo da construção civil, não deixe de acompanhar o Portal do Amigo Construtor!

 

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Carreira