Telhados

As características e diferenças dos tipos de telhas mais usadas 

blank

A colocação de telhas na obra é uma etapa que, como qualquer outra, requer atenção. Os mais diversos tipos de telhas cumprem uma importante função estética, mas não somente. Elas trazem conforto térmico e acústico, influenciam na proteção do imóvel contra intempéries e tem função importante na decoração do ambiente. Saiba mais!

O que considerar ao escolher modelos de telhados? 

Ao escolher as melhores telhas para o seu projeto, você deve levar em consideração alguns pontos, como: 

  • Durabilidade – uma telha pode durar em média 50 anos ou até mais, mesmo com as influências do tempo, no entanto a durabilidade pode variar de acordo com a qualidade do produto, que pode variar conforme o material e fabricante da peça;
  • Peso – considere sempre o peso por metro quadrado para conseguir peças que estejam adequadas à estrutura da obra; 
  • Inclinação – esse fator é muito importante, pois afeta a direção da queda d’água, iluminação e sombra, além disso um telhado que possui a inclinação incorreta pode ceder em caso de forte ventania.  
  • Qualidade – essa característica está relacionada à estrutura da peça, que deve ser lisa e sem fissuras. O cuidado com a qualidade irá afetar diretamente o tempo de vida útil das telhas; 
  • Conforto térmico – considere sempre os impactos que a cor e o material da telha podem gerar. Telhas com tonalidade mais escura e feitas de concreto, tendem a contribuir com um ambiente mais aquecido, por exemplo. 

Características dos principais tipos de telhas 

Graças a tecnologia, hoje é possível encontrar no mercado inúmeros tipos de telhas, cada uma com seus pontos fortes e diferenciais, que variam de acordo com a qualidade, funcionalidade e preço. Veja a seguir quais são estes tipos de telhas:

Telha de cerâmica

As telhas de cerâmica, também chamadas de telhas de barro, são as mais comuns no Brasil por serem mais adequadas ao clima tropical. Por sua popularidade, são mais fáceis de serem encontradas no mercado, além de oferecerem um custo mais acessível.

blank
Reprodução

Conta com vantagens como ótimo isolamento térmico e acústico, facilidade no processo de limpeza e manutenção barata. Seu principal ponto negativo é o seu peso, o que requer uma estrutura mais reforçada de telhado, o que pode impactar no custo final da obra. 

Para as telhas de cerâmica, o telhado deve contar com uma inclinação mínima de 30%. Além disso, é possível encontrar tipos de telhas cerâmicas esmaltadas, o que proporciona uma diversidade de cores e um aspecto brilhante e vítreo.

Telha de concreto

As telhas de concreto são compostas de cimento e areia, características que proporcionam uma alta durabilidade e conforto térmico e acústico. Além disso, possibilita uma maior impermeabilização quando comparada às telhas de cerâmica.

Fórum da Construção
Fórum da Construção

Sua inclinação mínima é de 30% e, assim como as de cerâmica, também podem ser encontradas em diversos formatos e cores. Mas o lado negativo desse tipo de telha é que seu peso é ainda maior, o que gera a necessidade de reforçar ainda mais a estrutura da base.

blank

Telha de fibrocimento

A telha de fibrocimento conta com cimento reforçado com fibra sintética (CRFS) em sua composição. Proporciona uma maior leveza do material e, consequentemente, um menor custo.

Revista AdNormas

Além disso, o tamanho das telhas encontradas no mercado requer um número menor de telhas para cobrir o telhado. Sua instalação e limpeza são fáceis de serem realizadas, e são resistentes a atmosferas agressivas e à corrosão por efeito do tempo, o que faz com que tenha um bom desempenho térmico e acústico.

Do mesmo modo que a leveza é um ponto positivo, ela também é um ponto negativo, visto a facilidade em ser levada pelo vento. Por conta disso, a sua instalação requer atenção e deve garantir uma inclinação mínima de 15%. 

telhas
Plantas de Casa

Telha metálica

As telhas metálicas são feitas de alumínio, aço ou cobre, e são capazes de cobrir grandes ambientes. Por isso, são frequentemente utilizadas em construções comerciais e galpões industriais.

telhas
Reprodução

Por serem resistentes, leves e duráveis, elas precisam de atenção durante a instalação, garantindo uma baixa inclinação mínima para a sua instalação. Contudo, o ponto negativo é que não contam com um bom desempenho térmico ou acústico. 

Telha galvanizada ou de zinco

Telhas galvanizadas são telhas revestidas com uma liga de alumínio ou zinco, o que reforça a sua resistência à corrosão e alterações climáticas.

Apesar de fácil instalação, limpeza e manutenção, também requer atenção e cuidado para a fixação. Outro ponto negativo é o baixo desempenho de isolamento acústico, o que faz com que seu barulho incomode em dias de chuva. 

blank

Telha de PVC

As telhas de PVC são as mais leves disponíveis, sendo versáteis, fáceis de limpar e de instalar. Contam com diversas cores e modelos com até opções translúcidas, muito utilizadas em ambientes externos. Elas contam com diferentes formatos e tamanhos e podem ser expostas ao sol, tempestades e chuvas. 

Os modelos em PVC são os únicos que contam com a vantagem de reciclagem. Ao final da sua vida útil, essas telhas podem ser encaminhadas para serem reutilizadas, seja como uma nova telha ou para outras finalidades.

Seu ponto negativo é o seu baixo desempenho térmico e acústico, o que faz com que seu ambiente interno fique quente em dias de alta exposição solar. Entretanto, essa situação pode ser revertida com o uso de mantas térmicas antes de sua instalação. 

Para conhecer mais sobre outras opções para telhados, como a telha Shingle ou como captar energia solar, continue navegando no portal. E se você mora em Belo Horizonte, visite a loja de material de construção do Amigo Construtor para comprar os melhores produtos e preços!

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Telhados