Saiba o que considerar na etapa de acabamento de banheiro 

banheiro convencional com uma pia com espelho central, uma privada e uma banheira de banheiro.

Quando chega o momento de escolher o acabamento de banheiro, a lista de itens é grande e as opções de materiais também. É preciso critério na compra desse tipo de produto, pois, mais do que a estética, esses são materiais funcionais e essenciais para o dia a dia. Quer saber mais sobre esse assunto e tomar as melhores decisões em sua construção? Continue a leitura deste artigo!

Quais produtos devem ser considerados no acabamento de banheiro?

cômodo vazio em reforma, com materiais de construção espalhados pelo ambiente.

Local para higiene pessoal e bem-estar, o banheiro é um ambiente que precisa ter acabamentos duráveis e de qualidade, afinal o uso desses produtos é constante e eles também estão mais expostos à incidência de água e umidade. Caso não tenham a qualidade adequada, eles podem se desgastar facilmente. Assim, para não ter erros na hora da compra, veja abaixo o que não pode faltar!

Revestimentos e pisos

O piso (para o chão) e revestimento (para as paredes) do banheiro podem ser de cerâmica ou porcelanato. A cerâmica é encontrada em várias cores, estampas e formatos, sendo uma peça com boa resistência. Já o porcelanato, apesar de também ser uma placa cerâmica, possui qualidade superior e alta durabilidade devido à tecnologia empregada em seu processo de fabricação.

Ambos os materiais são fáceis de instalar e trazem uma estética diferenciada. No caso do porcelanato, você encontra estampas que imitam outros materiais, como madeira ou pedras, conferindo um acabamento de banheiro moderno.

Vale acrescentar que, entre os revestimentos para banheiro, estão também as pastilhas, peças pequenas de cerâmica, metal ou vidro, que podem ser encontradas em diferentes cores. Quem gosta de pedras naturais, pode optar também pelo mármore ou granito, que são materiais com estética diferenciada e com boa resistência. 

Box

O box pode ser feito de poliestireno ou vidro temperado, sendo, nessa segunda opção, instalado ou não até o teto. Além disso, é possível trazer mais personalidade ao escolher entre diferentes estilos de peças e instalação. 

A porta pode ser de correr, abrir ou que se dobra e a escolha é feita de acordo com o espaço e a estética do ambiente. Ainda é possível instalar nichos para banheiro dentro do box para organizar e ter sempre à mão shampoos, condicionadores, sabonete e outros cosméticos.

Vaso Sanitário

Entre as louças para o banheiro, está o vaso sanitário, feito de cerâmica e que pode ter diferentes formatos e cores. Entre as opções está o vaso sanitário tradicional, que utiliza a válvula de descarga, ou com caixa acoplada, que proporciona uma economia maior de água a cada uso.

Cuba

A cuba para o banheiro pode ser de cerâmica, porcelanato, vidro, inox ou resina. Pode ter diferentes tamanhos, formatos, cores e tipos de instalação, como: embutir; sobrepor; apoio; semiencaixe; parede; esculpida.

Forro

Para fornecer conforto térmico, acústico e esconder instalações elétricas, é preciso fazer o forro do banheiro. O indicado é utilizar materiais resistentes à umidade, como o PVC, que traz um acabamento simples e durável. 

Quem prefere algo diferente, também é possível deixar o ambiente mais elegante com o forro de gesso ou drywall, porém esses materiais precisam ser preparados com impermeabilização para resistirem à umidade do banheiro.

Luminárias

As luminárias podem não apenas trazer luz ao banheiro, como também podem ser instaladas em locais estratégicos, para tornar o ambiente mais funcional. Elas também têm a função de deixar o cômodo mais sofisticado, dependendo da forma que estiverem dispostas.

Metais

Por último, é claro que não podem faltar os metais, como as torneiras, misturadores, acabamento de registro para banheiro, chuveiro, ducha higiênica, válvula de descarga (caso não tenha caixa acoplada), saboneteiras, suporte de toalhas e outros. 

O que considerar ao comprar produtos para o banheiro

banheiro de cor clara, composto por box envidraçado e uma banheira de banho.

As opções de acabamento para banheiro podem deixar seu ambiente funcional e mais bonito, mas antes de comprar é importante entender algumas características da peça para não ter problemas no futuro. Entre esses pontos de atenção estão: 

Resistência à água

Quando o assunto é banheiro, o primeiro ponto é verificar se o material de acabamento é adequado para espaços úmidos. Com isso, você tem um produto indicado para o ambiente e que vai durar mais tempo. 

Além disso, principalmente em relação aos pisos, escolher um material próprio para áreas molhadas é importante para evitar acidentes.

Tipo de instalação

Outra questão, especialmente para chuveiros e vasos sanitários, é verificar o tipo de instalação hidráulica da sua casa, como saída de esgoto e vazão de água.

Praticidade

Muitas vezes, escolhemos um material de acabamento pela questão estética, porém é importante saber se ele oferece praticidade. No caso dos pisos e revestimentos, por exemplo, pesquise se é fácil de limpar.

Na hora de escolher a cuba, além de verificar as dimensões, veja se ela atende às suas necessidades, como ter espaço para o sabonete líquido ou outros itens.

Custo-benefício

Por último, ao procurar por acabamento para banheiro, você vai se deparar com diferentes marcas e preços dos produtos. A dica é sempre encontrar um equilíbrio entre qualidade, estética, praticidade e boa durabilidade. 

Nesse ponto, verifique ainda a questão de economia de água que o item oferece, com isso, além de fazer um uso consciente desse recurso natural, você economiza com as contas da casa.

Se você mora em Belo Horizonte e deseja encontrar produtos de instalação hidráulica, piso e revestimentos, acessórios de banheiro e muito mais para deixar o seu banheiro completo, visite a loja do Amigo Construtor para comprar tudo com as melhores condições.

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre