Acabamento

Renovação de rejuntes: saiba como fazer 

blank

Com o passar do tempo, é normal que o rejunte fique amarelado e com aparência de sujeira. Nesses casos, muitas vezes uma boa faxina ainda não resolve, e é necessário fazer uma renovação no rejunte do ambiente. Quer saber como? Confira!

Além da parte estética, uma das principais funções dos rejuntes é vedar as junções dos revestimentos, proporcionando maior durabilidade, impermeabilização, proteção e auxiliando no alinhamento de alguma irregularidade que o azulejo possa ter.

Antes de iniciar a aplicação, confira os materiais necessários:

– Recipiente limpo da sua preferência para fazer a mistura

– Espátula

– Medidor de água

– Pano limpo

– Esponja macia

Veja o passo a passo e aprenda dicas para renovar o rejunte da sua casa.

1. Raspe o rejunte

Com auxílio de um raspador de rejunte, retire aproximadamente metade da profundidade do rejunte antigo entre os pisos ou revestimentos. Mas atenção: realize esse processo com delicadeza para não danificar as peças.

2. Retire os resíduos

Com um pincel ou vassoura, retire todo o pó do espaço entre os pisos ou revestimentos. Para ter certeza de que toda a poeira foi removida, passe um pano úmido apenas com água pelo local.

3. Prepare o rejunte

Para cada tipo de rejunte, existe um modo adequado de realizar a preparação. Para o rejunte cimentício, coloque em um recipiente plástico o conteúdo da embalagem e adicione água (para aplicação em áreas secas) ou aditivo (no caso de aplicação em áreas molhadas). Para o rejunte epóxi, coloque no recipiente todo o conteúdo do kit. Misture até obter uma massa pastosa e homogênea.

No caso de rejunte acrílico, não é necessário preparo, pois ele já vem pronto para o uso. Atente às instruções de uso presentes na embalagem!

4. Aplicação do rejunte

Em movimentos diagonais, aplique o rejunte entre os pisos ou revestimentos com o auxílio da espátula de plástico. Para se certificar de que o espaço foi completamente preenchido, pressione com a espátula.

5. Limpe o excesso

Com a ajuda de uma esponja macia e levemente úmida, retire o excesso de rejunte fazendo movimentos circulares. Aproveite para retirar as pequenas imperfeições e deixar o rejunte liso.

6. Espere secar

Aguarde o tempo de secagem total de acordo com o tipo de rejunte:

  • Cimentício e acrílico: 72h
  • Epóxi: 24h

Dica Amigo Construtor: Não se esqueça de ler com atenção as instruções de uso e o tempo de secagem do produto.

7. Aplique o selante

Após a secagem total do rejunte cimentício, com um pincel ou uma esponja, aplique o selante em toda a área rejuntada. Aguarde secar.

Atenção: Esse passo é indicado apenas para aplicação do rejunte tipo cimentício.

8. Finalização e limpeza

Limpe o revestimento ou piso com um pano limpo e úmido. Para a limpeza de rotina, não use água sanitária. Apesar de ela ser um produto muito utilizado na higienização de banheiros, por ser corrosiva, não é indicado que seu uso seja frequente.

Para limpá-los, é indicada a higienização com as seguintes opções:

– Borrifar água morna e esfregar com uma escova de cerdas firme;

– Aplicar vinagre branco, deixar agir por duas horas e remover com uma esponja macia;

– Para realizar uma limpeza mais profunda, preparar uma solução de água e bicarbonato de sódio e, com a ajuda de uma escova de dentes utilizada apenas para limpeza, esfregar entre os revestimentos e fazer a remoção com uma bucha macia.

Quer mais dicas para a sua obra? Acesse!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Acabamento