Revestimentos

Conheça os 10 melhores tipos de revestimento para banheiro 

Um banheiro todo em tons de azul e branco, todo revestido.

Seja para construir ou reformar, escolher o revestimento para banheiro pode não ser uma tarefa tão simples. São várias as opções e cuidados que se deve ter em mente na hora da escolha.

Pensando nisso, separamos 10 tipos de revestimento para banheiro para ajudar você a fazer a melhor escolha. Confira!

Quais os melhores tipos de revestimento para banheiro?

Quando falamos de revestimentos para banheiro, o que não faltam são opções. Além das versões de estilos, a principal diferença entre os tipos de modelos e material, pode estar na manutenção. Portanto, antes de decidir, entenda o seu estilo de vida!

Conheça as características dos principais revestimentos do mercado:

1. Cerâmica

O revestimento de cerâmica para banheiro é o mais popular, por ser o mais barato e de uso mais versátil. Entre as opções do material há vários formatos, tamanhos e cores disponíveis no mercado. Além disso, ele é fácil de instalar e relativamente resistente. 

Uma vantagem dessa peça, é que ela pode ser usada em qualquer parte do banheiro, embora possa ser um pouco escorregadia. Logo, prefira modelos antiderrapantes, principalmente na área do box.

blank

2. Pastilhas

O revestimento em pastilhas, geralmente, são para efeitos decorativos e podem ser inseridos em qualquer parte do banheiro. Além disso, ele pode ser encontrado em diferentes opções de materiais, como cerâmica, vidro, metal, mármore e muitos outros.

Esse tipo de revestimento pode demandar uma atenção especial quanto à limpeza, devido à quantidade maior de rejunte.

Outro cuidado é que as pastilhas tradicionais devem ser instaladas por um profissional, embora existam opções auto-adesivas, que podem ser aplicadas sem o auxílio técnico. 

blank

3. Ladrilho Hidráulico

Uma opção mais nostálgica, mas que não perde o charme, é o revestimento de ladrilho hidráulico. Feito de forma artesanal, esse modelo dá um ar mais intimista e retrô à decoração.

Embora não seja tão resistente quanto outros modelos, ele oferece um excelente custo-benefício. 

Algumas opções de uso do ladrilho hidráulico são próximas à pia, como uma faixa, ou como revestimento para banheiro pequeno ou lavabo.

Revestimentos para banheiro: ladrilho hidráulico

4. Porcelanato 

Agora, se você busca algo mais sofisticado, o revestimento em porcelanato pode ser a sua escolha. Ele é um pouco mais caro em comparação aos outros do mercado, mas garante um melhor acabamento. 

Outra vantagem do porcelanato é a sua durabilidade e resistência à abrasão e aos desgastes físicos. No entanto, assim como a opção de cerâmica, o porcelanato tende a ser escorregadio, e por esta razão é aconselhável optar por opções antiderrapantes em locais molhados, para evitar acidentes.

Revestimento para banheiro: porcelanato

5. Mármore

O revestimento para banheiro em mármore é uma opção mais cara, porém com alto valor estético. Ele deixa o ambiente sofisticado, atual e iluminado.

Além disso, esse é um material extremamente versátil: pode ser utilizado nas paredes, no piso ou na bancada.

Outra característica do mármore, é que trata-se de uma pedra natural com vários tipos, ou seja, há muitas opções para escolher. No quesito resistência, ele é um dos mais indicados, pois não é fácil desgastá-lo.

Revestimento para banheiro: mármore

6. Granito

O granito é um revestimento ainda mais resistente que o mármore e muito indicado para quem procura sofisticação e elegância. Por ser altamente impermeável, tem uma limpeza bastante fácil e prática. 

Esse material, no entanto, não é indicado para o revestimento do box de banheiro, pois é muito liso. Assim, prefira seu uso em outras partes do cômodo.

Revestimento para banheiro: granito

 7. Vinil

O vinil oferece uma gama de possibilidades para decorar banheiros. Você pode escolher entre o mais rústico, de estilo industrial, ou um estilo mais natural.

Outra característica desse modelo, é que há opções que imitam diversos outros materiais, como madeira, mármore, porcelanato etc; e que podem ser mais baratas que os materiais originais.

Esse revestimento para banheiro é altamente resistente à umidade e adapta-se muito bem em qualquer superfície lisa. Assim, é uma escolha bastante versátil para o ambiente.

Revestimento para banheiro: vinil

 8. Papel de Parede

O papel de parede para banheiro é uma opção prática e econômica de revestimento. Embora seja mais utilizada em ambientes secos, há opções próprias para ambientes molhados e que possuem estrutura mais grossa e também lavável.

Revestimento de banheiro: papel de parede

9. Pintura

A pintura também pode ser usada como revestimento para o banheiro. Para isso, é preciso apenas escolher entre as opções de tinta específicas para ambientes úmidos, como a opção acrílica e as tintas para azulejos, no caso a tinta epóxi. 

Essa escolha simples para transformar o banheiro é uma opção muito econômica, já que é fácil de ser aplicada e não necessita de rejunte. Assim, também tende a ser a opção mais rápida e prática. 

Revestimento para banheiro: pintura

10. Cimento Queimado

Por último, há ainda o cimento queimado: super resistente, rápido de ser feito e com um visual bastante versátil. São muitos os motivos para usá-lo, mas o principal é que ele pode ser aplicado diretamente sobre outros revestimentos. 

Além de oferecer aplicação simplificada, sem a necessidade de uma grande reforma, ele é muito fácil de ser preparado ou encontrado para compra. Outra vantagem dessa opção, é que ela oferece diferentes tonalidades e efeitos.

Revestimento para banheiro: cimento queimado

Como escolher o melhor revestimento para banheiro

Apesar da variedade de estilos de revestimento para seu banheiro, é interessante considerar alguns aspectos na hora da escolha. Confira!

Segurança

A primeira questão é que o banheiro é um ambiente molhado, por isso, no piso, é importante escolher um material antiderrapante para evitar acidentes. Em ambientes com idosos e crianças, o cuidado deve ser redobrado. 

Cor e Textura

A tonalidade escolhida e textura do revestimento, também devem ser avaliadas. Enquanto a cor pode interferir na sensação de espaço e luminosidade do ambiente, algumas texturas podem acumular mais sujeira e dificultar a limpeza.

Preço

Saiba que, quando se fala em revestimentos, os preços podem variar bastante. Por isso, vale uma boa pesquisa para escolher um material que tenha beleza, funcionalidade e boa relação custo-benefício. 

Manutenção

O último cuidado é verificar como deve ser a limpeza e manutenção do revestimento. Isso porque o banheiro é um ambiente de uso frequente, que exige limpeza constante. Então, prefira aqueles que não exijam produtos especiais na hora da faxina.

Encontre materiais para reformar o seu banheiro

Se você está pensando em reformar o seu banheiro e deseja uma variedade de produtos para fazer isso com tranquilidade, precisa conhecer o Amigo Construtor. Venha conferir nossos produtos para realizar a sua obra com muita qualidade!   

 

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos