Qual a melhor tinta para pintar azulejo de banheiro e cozinha? 

Descubra qual tipo de tinta usar para cobrir o revestimento de forma eficiente!

Uma boa saída para transformar o visual da cozinha e banheiro é trocar as cores dos revestimentos de parede. Entretanto, para garantir o melhor resultado é necessário investir em produtos adequados a esse tipo de superfície, para evitar problemas de acabamento e durabilidade. Entre as opções recomendadas, estão os tipos de tinta para pintar azulejo que o mercado oferece, cabe a você escolher o melhor para a sua casa. 

Para te ajudar na decisão, confira este artigo e fique por dentro de quais são as melhores tintas para pintar azulejo do banheiro, cozinha e até da sua lavanderia. Descubra também quais são os cuidados necessários no preparo da superfície e na manutenção da pintura!

Qual a melhor tinta para pintar azulejo de banheiro e cozinha? 

lata de tinta com pincel de cabo verde apoiado em sua base.

Entre os diferentes tipos de tinta para usar na pintura de azulejos a mais utilizada é a tinta epóxi. O que poucos sabem é que existem variações deste produto que vão interferir no tipo de aplicação e manutenção.

Conheça a seguir as diferenças entre os tipos de tinta epóxi e descubra a melhor opção para pintar azulejo de banheiro e cozinha. 

Epóxi à base de água

Um produto para pintar azulejo de banheiro, cozinha e de outros ambientes da sua casa que tenham esse revestimento é a tinta epóxi à base de água. Você encontra esse tipo de tinta em diversas cores e acabamentos.

Esta é uma tinta de fácil aplicação, tem secagem rápida e, o melhor, é fácil de limpar. E, como ela cria uma película de alta resistência no azulejo, pode ficar em contato com a umidade. Assim, você pode fazer a limpeza do dia a dia normalmente sem o risco de danificar a pintura. 

Multissuperfícies

A tinta multissuperfícies é uma tinta epóxi à base de água diferenciada e, assim, pode ser aplicada diretamente sobre os azulejos. É um produto fácil de usar e que apresenta secagem bem rápida. Além disso, ela ainda oferece proteção antimofo e compatibilidade com outros tipos de materiais, como madeira, vidro, pastilhas e metal – o que permite que ela seja usada para outras finalidades. 

Entretanto, apesar de ser indicada para ambientes úmidos, ela não é recomendada para áreas que ficam frequentemente molhadas, como o espaço do box, por exemplo. 

Epóxi Catalisável

Há mais uma tinta para pintar azulejos e mudar a cor das paredes da sua cozinha e banheiro: a epóxi catalisável. Trata-se de uma tinta esmalte à base de solvente, por isso requer alguns cuidados a mais na hora da pintura, como o uso de máscara, devido ao odor mais acentuado no momento da aplicação.

A vantagem desse tipo de tinta é o acabamento diferenciado e a boa durabilidade, fatores importantes para quem deseja dar cara nova na decoração de ambientes com azulejos.

Quanto tempo dura o azulejo pintado?

cozinha com azulejos coloridos na parede da pia

Uma dúvida muito comum na hora de colocar a tinta sobre o azulejo é em relação à durabilidade e se esses revestimentos pintados descascam com facilidade. A boa notícia é que os tipos de tintas específicas para azulejos deixam uma película resistente nesse tipo de superfície, e permitem que a durabilidade seja de um a dois anos sem que o acabamento fique danificado.

No entanto, para que a sua pintura dure bastante, cabe ressaltar alguns cuidados antes de aplicar a tinta no azulejo:

 

  • utilize as tintas específicas para azulejos, como as que foram apresentadas;
  • limpe bem as superfícies (azulejo e rejuntes) com uma esponja e detergente neutro, removendo sujeira, poeira, gordura e restos de sabão antes de passar a tinta;
  • elimine também todo o mofo do azulejo e rejunte com o uso de água sanitária;
  • prepare a superfície, deixando-a fosca para que a tinta possa se fixar melhor. Para isso, você pode utilizar uma lixa (número 360 ou 400);
  • caso fique confuso na hora de aplicar a tinta, especialmente com a quantidade de demãos e uso de equipamentos de pintura (rolos e pincéis), a dica é considerar as informações do fabricante e/ou contratar um pintor profissional, principalmente para o uso da tinta epóxi catalisável, que é feita à base de solvente e exige um cuidado maior na pintura;
  • apesar da facilidade de aplicar a tinta diretamente sobre o revestimento e dar vida nova ao cômodo, verifique se os azulejos estão inteiros para um melhor resultado. Isso também vale para os rejuntes.

Como limpar azulejos pintados com tinta epóxi?

Além das precauções para aplicar a tinta epóxi nos azulejos, é necessário tomar alguns cuidados para fazer a limpeza desses revestimentos. Como dissemos, são tintas resistentes, porém não é indicado utilizar produtos abrasivos, ácidos ou removedores na limpeza do dia a dia. Não utilize também esponjas muito duras na hora de higienizar os revestimentos.

A dica é escolher produtos de limpeza neutros e uma esponja macia para retirar poeira, gordura e outros resíduos dos azulejos. Com isso, você aumenta a durabilidade da pintura e mantém o ambiente mais bonito por muito mais tempo.

Se você mora em Belo Horizonte e deseja renovar a cor do seu banheiro e cozinha com os tipos de tinta para azulejo, basta visitar a loja do Amigo Construtor e encontrar uma variedade de produtos para fazer a sua pintura com qualidade e o menor preço. Confira!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre