Qual a melhor tinta lavável para parede interna para usar na obra? 

sala de estar pintada de branco, com quadro abstrato na parede, sofá branco e um abajur de chão na cor preta.

Entender qual a melhor tinta lavável para parede interna é um requisito importante se você procura praticidade no dia a dia e também o melhor custo-benefício, afinal, nem sempre o produto mais barato é a melhor escolha dependendo da situação. Assim, para não errar nesse tipo de decisão é importante considerar alguns fatores para entender se a compra será de fato o melhor investimento para a sua construção. 

Neste artigo separamos os principais pontos que você deve considerar na hora de escolher a sua tinta lavável. Para saber mais, continue a leitura!

Os tipos de tintas laváveis para parede interna

rolo de pintura colorindo em azul acinzentado parede branca

Quando se fala em tinta lavável, alguns nomes surgem na mente, mas nem todos são indicados para paredes. Esse é o caso da tinta esmalte, uma tinta que não sai com água, mas que quando aplicada em paredes, tende a descascar e/ou formar bolhas. Isso ocorre porque seu uso ideal é em ferragens e também em madeira. 

Sendo assim, no mercado há diversos tipos de tintas laváveis, cada uma com suas determinadas finalidades e para comprar certo, é importante entender quais são elas. Veja as melhores opções resistentes à água para usar nos espaços internos da sua casa!

Tinta Acrílica

A tinta acrílica é um material com boa resistência, solúvel em água e que seca rapidamente. Sua maior vantagem é a possibilidade de utilização em ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia, pois tem uma boa impermeabilidade. Inclusive, devido a isso, essa é uma tinta que pode ser utilizada para ambientes externos também.

Vale destacar que entre seus muitos benefícios estão boa durabilidade e com alta retenção de cor, apresentando uma cobertura de qualidade na primeira aplicação. Outro diferencial é que você encontra a tinta acrílica lavável nos acabamentos fosco, acetinado e brilhante. 

Tinta Epóxi

Altamente resistente, a tinta epóxi, que apresenta os acabamentos fosco ou brilhante, também é solúvel em água, sendo indicada para ambientes úmidos como o banheiro, cozinha, lavanderia e áreas externas. 

Além de ser uma tinta de parede lavável, pode ser também aplicada diretamente sobre o azulejo. Pela praticidade, torna-se a melhor opção para quem quer renovar o estilo da cozinha e banheiro sem a necessidade de trocar os azulejos e os pisos, pois basta pintar os revestimentos.

Entretanto, um ponto importante é que embora ofereça muita praticidade, a tinta epóxi é uma tinta que exige bastante cuidado na aplicação, por isso é importante ter os materiais corretos, como os rolos de pintura indicados e outros itens. 

Como decidir qual a melhor tinta lavável para parede interna?

quarto com parede verde água, cama central com colcha cinza e lustre central com detalhes dourados. 

Agora que você viu quais são os tipos de tinta do mercado na versão lavável, chegou o momento de mostrarmos outros fatores importantes para escolher o melhor produto para suas paredes internas. Confira:

Acabamento

A primeira questão é saber qual efeito você pretende dar às suas paredes, podendo ser fosco, acetinado (semibrilho) ou brilhante. Caso a superfície apresente imperfeições, o ideal para disfarçar essas marcas é a tinta fosca, por exemplo.

Ao escolher a tinta lavável brilhante ou acetinada, saiba que você terá uma facilidade ainda maior para fazer a limpeza das paredes do que a tinta fosca. Mas, caso tenha dúvida sobre qual acabamento pretende dar, aposte na tinta acetinada, que tem um efeito intermediário entre os tipos fosco e brilhante.

Tipo de superfície

É preciso analisar ainda se a tinta lavável é a ideal para a superfície. Para saber se a tinta lavável é adequada para diferentes situações, como parede drywall; parede que já está com pintura; ou até mesmo parede de madeira, a dica é consultar o fabricante ou conferir as informações do rótulo. Afinal, aplicar a tinta na superfície errada pode comprometer a qualidade da pintura e a durabilidade.

Rendimento

Para avaliar o rendimento da tinta de parede lavável, é preciso considerar a área a ser pintada, a quantidade de demãos e o tipo de tinta escolhida (econômica, standard ou premium). 

Apesar de a tinta econômica ter um valor menor, seu rendimento também será menor quando comparado aos tipos standard ou premium. Cabe acrescentar que, para garantir um bom rendimento, é preciso fazer a diluição da tinta na proporção correta. Por isso, verifique sempre as instruções do rótulo antes de aplicar o produto.

Secagem

Mais um fator que pode variar de uma tinta lavável para outra é o tempo de secagem. Então, caso você tenha pressa para que o serviço seja finalizado, aposte em uma tinta para parede interna de secagem mais rápida, conferindo as informações do produto.

As melhores dicas e produtos estão no Amigo Construtor

Se você quer ter o efeito bonito da pintura por mais tempo, já sabe qual a melhor tinta lavável para parede interna. Você deixará sua casa renovada e terá facilidade para limpar sujeiras e manchas.

Agora, se a sua dúvida é onde encontrar as melhores opções para a pintura da sua obra, a dica é conferir a loja do Amigo Construtor. Venha conhecer e encontrar soluções especiais para a sua compra!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre