Quais os tipos de tinta acrílica para parede e qual escolher? 

lata de tinta branca sendo despejada em bandeja de pintura.

A tinta acrílica para parede é a opção mais versátil de todas as tintas: serve tanto para ambientes internos quanto externos. Entre seus muitos benefícios está a sua facilidade de limpeza, uma vez que basta utilizar um pano úmido para remover manchas ou riscos. 

Contudo, existem diferentes tipos de tinta acrílica e é importante entender as suas diferenças para acertar na compra da melhor opção para a sua obra. Para saber mais, continue a leitura!

Tipos de tinta acrílica para parede 

tabela de cores com diferentes classificações de tintas para superfícies.

A tinta acrílica contém resinas acrílicas em sua composição e, por isso, é uma tinta resistente aos raios ultravioletas e altamente impermeável. 

Outra característica — e mais uma vantagem — é que a tinta acrílica para paredes tem secagem rápida. Além disso, é solúvel em água e tem um cheiro muito mais suave, adere bem em condições mais úmidas e oferece maior resistência e durabilidade em sua vida útil.

No mercado é possível encontrar algumas variações desse tipo de tinta, confira abaixo!

Econômica

A tinta acrílica econômica é a linha mais simples. É a linha capaz de cobrir de 120 a 140 m2 por demão, sendo necessário, em muitos casos, mais de uma demão para que chegue a um resultado aceitável. Uma desvantagem é que esse é o tipo de tinta acrílica que menos rende, assim não é indicada para pinturas mais extensas. Por outro lado, é ideal para a pintura de áreas menores. 

Standard

A tinta acrílica standard é a mais escolhida entre o público, pois apresenta uma qualidade superior à linha econômica. Além disso, possui um maior rendimento. As tintas dessa linha são capazes de cobrir uma média de 500 m2 e podem ser utilizadas tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos.

Premium

A tinta acrílica da linha premium é considerada a melhor de todas, já que possui uma alta tecnologia para a sua produção, o que acaba impactando diretamente na atuação do produto. Ela tem melhor cobertura, maior durabilidade e um alto rendimento comparado às outras classificações.  

Como se não bastassem esses benefícios, a tinta acrílica premium é lavável e resistente à ação dos raios solares e da chuva.

Super lavável

Se você procura uma opção de tinta ainda mais resistente à água, pode escolher a acrílica super lavável. Com esse tipo é ainda mais fácil remover manchas e sujeiras de batom, giz, café e outros produtos com apenas um pano úmido e detergente. Ou seja, é perfeita para casa com crianças e alta circulação de pessoas. 

Tipos de acabamento da tinta acrílica 

Dentro de cada uma dessas linhas de tintas acrílicas para parede econômica, standard, premium e super lavável , é possível encontrar três tipos de acabamento. Confira mais adiante!

Fosco

O fosco é quando você não deseja trazer nenhum tipo de brilho para o ambiente através da pintura. Dentre os tipos de acabamento de tinta acrílica, o fosco é a melhor opção para esconder as imperfeições da parede; por outro lado, é o que tem o acabamento mais difícil de limpar.

Acetinado

O acabamento acetinado vem com um brilho leve e delicado, o que acentua a sofisticação do ambiente. A sugestão é de que sua aplicação aconteça em superfícies sem ondulações, isso porque esse tipo de acabamento pode reforçar e acentuar imperfeições que estejam presentes na parede. É um acabamento fácil de limpar e tem boa resistência à limpeza.

Semibrilho

Já o semibrilho é o tipo de acabamento que mais traz brilho para o ambiente. Por isso, é o que mais mostra as imperfeições na parede. Para usar essa tinta, é imprescindível saber como preparar a superfície com bom acabamento e alisamento com massa corrida.  

Como escolher o tipo de tinta acrílica ideal 

pincel sendo passado em grade de madeira.

Como você percebeu, a escolha da tinta acrílica ideal varia de acordo com os ambientes e necessidades da obra. Entretanto, alguns fatores que não podem ser esquecidos no momento da compra são: 

Qualidade

Quanto maior for a qualidade da sua tinta, maiores resultados você alcançará com ela. É esse fator que irá influenciar no tipo de acabamento que ela deixará, quantas demãos serão necessárias e o grau de facilidade na limpeza e manutenção da superfície no dia a dia. 

Cor

Outro fator importante que influencia na escolha da sua tinta é a cor. Além de conversar com a decoração do ambiente, ela também irá influenciar na manutenção da superfície. Tonalidades mais claras, por exemplo, deixam as imperfeições e sujeiras mais visíveis. 

Tempo de secagem

O tempo que a sua parede levará para secar é mais um fator importante a ser levado em consideração. A depender de sua necessidade e de sua disponibilidade, é preciso levar em conta as características da tinta para que ela seque em um intervalo de tempo ideal para a sua demanda.

Viscosidade

A viscosidade que a tinta apresenta também influencia na escolha. Ela ditará a facilidade, ou não, do seu trabalho de pintura, além de interferir bastante no acabamento. Quanto mais viscosa, ou seja, quanto mais líquida, ela irá deslizar na parede de forma mais fácil, o que é vantajoso para a mão de obra. Porém, pode ser que não faça a cobertura da forma desejada em uma única demão, necessitando de mais demãos. 

Caso a viscosidade esteja muito alta, é possível que ela crie um efeito indesejável, o chamado “efeito casca de laranja”, no qual os grânulos do processo de fabricação da tinta não foram totalmente desfeitos e causam esse aspecto indesejado. 

Por isso, é importante que a viscosidade da tinta esteja no ponto correto e de equilíbrio para que a parede tenha o melhor acabamento possível.

Agora que você entende o que avaliar entre os outros tipos de tinta para escolher a tinta acrílica ideal para a sua construção, que tal começar as compras? Se você mora em Belo Horizonte e busca o melhor custo-benefício, visite a loja do Amigo Construtor.

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre