Tendências

Porcelanato líquido: o que é e como aplicar corretamente? 

blank

O piso de um ambiente é um dos principais aspectos que dão cara a um ambiente, mas a sua escolha não pode levar apenas a estética em consideração. Hoje, muito se fala sobre durabilidade e praticidade do piso, e o piso de epóxi ouporcelanato líquido é uma das opções mais duráveis, e práticas presentes no mercado, além de ser muito fácil de ser aplicado. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre porcelanato líquido, e também explicaremos como e onde aplicá-lo.

porcelanato líquido

O que é o porcelanato líquido?

Formado por 3 componentes (resina de poliuretano, catalisador e autonivelante), o porcelanato líquido quando aplicado parece um piso de cerâmica, porém não tem nenhuma junção ou rejunte. Isso impede o acúmulo de sujeiras entre os pisos, que normalmente são as principais causas do acúmulo de fungos e bactérias no piso. Desse modo, o porcelanato líquido se torna uma opção muito mais higiênica que os pisos comuns. Ao ser aplicado, o porcelanato líquido forma uma pequena camada que varia de 1 a 5mm em relação à superfície na qual foi utilizado, e cria um aspecto brilhoso, que se assemelha a uma cerâmica, de fato, e não a uma resina que é o que ele realmente é.

A aplicação do porcelanato líquido normalmente é feita com um kit, que custa entre 200 a 500 reais, e costuma ser o suficiente para cobrir cerca de 2 metros quadrados. Sendo assim, o metro quadrado desse tipo de revestimento custa de 100 a 250 reais, valor esse que não é muito mais caro quando se compara ao porcelanato comum e todos os custos com a aplicação. 

A sua durabilidade pode variar de acordo com a qualidade do produto e de sua aplicação, mas costuma durar cerca de 10 anos se bem conservado. Esse tempo é equivalente à durabilidade de um piso tradicional, porém com uma facilidade de limpeza muito maior.  

Onde utilizar o porcelanato líquido?

O porcelanato líquido possui propriedades que fazem com que esse revestimento seja impermeável, portanto pode ser exposto à umidade. Com isso, o porcelanato líquido pode ser utilizadono banheiro , em cozinhas e em áreas de serviço. 

Além disso, outro ponto é que, pela ausência de rejuntes e junções, é mais fácil e prático de limpar, mas claro, atentando-se ao tipo de produto de limpeza que será usado, já que algumas substâncias são nocivas a esse tipo de revestimento. Ele pode ser utilizado em qualquer cômodo interno e externo da casa, já que, além de impermeável, ele possui proteção contra os raios ultravioletas (ou raios UV) e possui também propriedades antiderrapantes, podendo ser utilizado em garagens, por exemplo. 

Por outro lado, quanto maior a área em que for aplicar, mais agilidade terá de ser feito o processo, pois por se tratar de uma espécie de resina, ela endurece muito rapidamente. Com, isso pode ser necessária uma nova aplicação. Outro ponto é que, com esse material, podem ser feitas diversas artes diferentes, e até mesmo criar um efeito deporcelanato líquido 3D , podendo, assim, criar várias paisagens no seu piso e que ornamentam o design do ambiente como um todo.         

Como aplicar? Passo a passo

Para a aplicação do porcelanato, assim como qualquer tipo de resina, é necessária uma superfície limpa e com a menor quantidade de irregularidades quanto possível. Por isso, não é recomendada a aplicação sobre pisos danificados ou que possuam irregularidades significativas, como uma superfície de ripas ou tacos de madeira. 

Outra superfície que não é recomendada é a vinílica, que não vai permitir que o porcelanato líquido se fixe nesse piso e forme um revestimento de forma correta. O piso necessita ser nivelado antes da aplicação, então se houver alguma necessidade de lixar a superfície, isso deve ser feito antes do início da aplicação. Com isso, se houver algum receio por danificar o piso no qual irá ser aplicado a resina, a melhor coisa a se fazer é retirar com cautela antes da aplicação. 

Além do kit, são necessários diversos equipamentos para a aplicação do porcelanato líquido, entre eles alguns equipamentos de proteção individual, para que não se tenha o contato com a pele e gere algum tipo de lesão. As ferramentas e equipamentos necessários são:

  1. Espátula;
  2. Sapato de Prego;
  3. Rodo dentado;
  4. Rolo quebra-bolhas;
  5. EPIs (Equipamentos de proteção individual): luvas, óculos e máscara.

Tutorial de como aplicar porcelanato líquido 

Separamos, de forma sintética e didática, as etapas para a realização do procedimento correto para aplicação de todos os componentes até, por fim, o porcelanato líquido, com o intuito de instruir e esclarecer qualquer dúvida acerca do tema. Todas etapas estão listadas de forma ordenada, abaixo:

  1. Com uma espátula, misture os dois primeiros componentes que vêm escritos no rótulo de forma com que se obtenha uma mistura completamente lisa e homogênea;   
  2. Após isso, aplique uniformemente o primer no piso e deixe curar por 24h;
  3. Depois das 24 horas, limpe e lixe essa área, para que ela esteja apta a receber o porcelanato líquido em si; 
  4. Misture todos os componentes do kit que formam o porcelanato líquido, com o auxílio de um rodo dentado, espalhe pelo por toda a superfície;                      
  5. Em seguida, utilize o rolo quebra-bolhas para uniformizar o porcelanato líquido na superfície aplicada;      
  6. Feche o ambiente (portas e janelas) para que não tenha nenhuma interferência de poeira ou insetos no piso;
  7. Aproximadamente 2 dias é o tempo necessário para o piso secar. No entanto, a superfície só estará apta a receber móveis depois de, no mínimo, uma semana.   

rede do amigo

Enfim, agora que você entendeu e conheceu mais sobre o que é o porcelanato líquido e as suas aplicações, seu leque de opções para a escolha de pisos aumentou. Se você tem ou despertou o interesse por realizar, você mesmo, pequenos procedimentos ou instalações simples, continue de olho noAmigo Construtor , que tem diversos conteúdos técnicos que irão auxiliar na consulta para realizar certos tipos de procedimentos e instalações.

Assuntos relacionados: