Revestimentos

Piso para garagem e varanda: quais são as melhores opções? 

Garagem de uma residência com piso cinza, grama e portão de madeira.

Para escolher o acabamento de áreas externas, é preciso considerar diferentes aspectos, como a exposição ao sol e chuva e o tráfego de veículos. Para ajudar você a escolher, vamos apresentar os melhores tipos de revestimento para garagem e varanda e suas principais características. Confira!

blank

Como escolher o melhor piso para garagem e varanda?

Tanto a varanda quanto a garagem são ambientes de uso flexível e podem ter mais de uma função dentro das casas. Porém, geralmente são espaços que costumam ficar expostos a ação do clima e a receberem muitos atritos, como no caso da garagem que suporta diferentes toneladas de veículos. Assim, ao comprar pisos para essas áreas, essas características devem ser consideradas na escolha do melhor modelo. 

As melhores opções de pisos para garagem e varanda oferecem resistência, segurança e facilidade de limpeza. Confira a seguir algumas opções indicadas para esses dois ambientes.  

Pisos para garagem

A garagem é, muitas vezes, o único acesso ao interior de residências ou escritórios, o que demanda uma maior atenção na hora de escolher os materiais e itens decorativos para esse espaço, sendo o piso um dos mais importantes.

Entre as opções de pisos para garagem estão: 

    • Piso de concreto – esse tipo de piso é mais comum ser usado em garagens de prédios e escritórios. Embora não seja indicado para áreas molhadas, por ser escorregadio, essa é uma opção bastante versátil e de fácil manutenção, visto que pode receber uma pintura específica.  
  • Cerâmica – a cerâmica é uma alternativa mais acessível com diversas opções de cores, texturas e até pode imitar madeira ou mármore. O recomendado é que tenha um acabamento antiderrapante para evitar acidentes. 
  • Cerâmica emborrachada – esse tipo de cerâmica é bastante indicado para garagens, já que não faz barulho na hora do atrito dos pneus com o piso e não é escorregadio quando está molhado. 
  • Piso de pedra as pedras naturais são indicadas para garagens externas por serem uma opção de piso resistente, durável e, quando bem instalado, necessita apenas de manutenção anual. 
  • Piso de grama ou concregrama – é bonito esteticamente, sendo indicado para garagens de áreas abertas. Esse tipo de piso tem a vantagem de fazer a drenagem de água e, devido à sustentabilidade, pode gerar descontos na taxa de IPTU em alguns municípios. 
  • Porcelanato – é uma opção sofisticada, porém, para o piso de garagem deve ser escolhido um específico para áreas de alto tráfego, com PEI4 (resistência à abrasão que vai de 1 a 5), e que seja antiderrapante. Ele também é bastante versátil e oferece diversas texturas, cores e acabamento diferenciado. 
    • Ladrilho hidráulico – os ladrilhos hidráulicos são revestimentos que proporcionam um acabamento semelhante ao porcelanato, tendo o diferencial de conferir um estilo rústico para sua garagem.
  • Fulget – esse material está se popularizando e também é chamado de granilite lavado. É um revestimento que combina cimento, aditivos e granulados de pedras naturais de diversas cores. O fulget é bastante recomendado para garagens externas por ter alta durabilidade, ser áspero e antiderrapante, fácil de lavar e ter um custo acessível.

piso de garagem intertravado com concregrama e uma piscina.

Garagem com piso de pedra natural.

Mansão sobrado, casa toda em tons de branco com piso de garagem em porcelanato.

Piso para varanda

As varandas devem ser locais acolhedores, aconchegantes e prazerosos. Por isso, na hora de reformar ou construir uma casa, é importante pensar bem nos materiais adequados para a obra. Anote as melhores opções de piso para varanda:

  • Cerâmica – é indicado para varandas por ser resistente, durável e possuir diversas cores e formatos. Seu custo é baixo, não desbota com o sol e é fácil de limpar.
  • Porcelanato semelhante à cerâmica, porém é mais resistente e com um acabamento mais refinado. Esse revestimento é resistente às lavagens, além de ser pouco poroso (por isso, corre pouco risco de manchar). Com diferentes estilos e acabamentos, o melhor é o acetinado, pois é mais confortável ao caminhar e também evita acúmulo de sujeira.
  • Madeira – é uma opção de material bonito, aconchegante e que pode trazer sofisticação à área externa. No entanto, para a aplicação na varanda, é necessário fazer o tratamento da madeira para  a exposição ao sol e à chuva, além de exigir uma manutenção mais frequente. 
  • Pedra dentre os tipos do modelo que podem ser utilizados como piso da varanda estão o mármore e o granito, que são mais mais recomendados em locais mais quentes; e a ardósia, disponíveis em várias cores e ótima para quem busca durabilidade, resistência, conforto térmico, limpeza facilitada e custo baixo. 

O que considerar para comprar o piso de garagem e varanda ideal?

Existem algumas considerações que devem ser levadas em conta antes de escolher o seu piso para garagem e varanda. Assim você evitará frustrações ao utilizar a peça e ainda garantirá a durabilidade do projeto. 

Portanto, ao comprar piso para varandas considere:

  • circulação de pessoas quanto mais pessoas passam por ali, mais resistente deve ser o revestimento;
  • umidade se sua varanda for exposta à chuva, pisos lisos não são uma opção, nesse caso o melhor é pensar em um piso resistente à água e antiderrapante;
  • animais de estimação em relação aos pets, é importante ter um piso fácil de limpar e que seja à prova de arranhões;
  • uso do espaço considere como sua varanda vai ser utilizada. Uma área privativa pode exigir um projeto diferente de uma área coletiva. 

Se a sua compra for de piso para garagens considere:

  • garagens externas tenha em mente que o piso para área externa de garagem mais usado é o drenante, assim você evita acúmulo de água;
  • limpeza verifique se o piso é fácil de limpar, ou seja, um tipo que a sujeira não fique aderida, principalmente graxa e óleo dos veículos;
  • sol e calor se sua garagem estiver em área aberta com muita exposição solar, escolha pisos atérmicos.

Varanda de prédio com piso em porcelanato.

Varanda de residência com piso em ceramica.

Varanda de apartamento com piso em mármore.

Guias de bolso

Encontre dicas de pisos e revestimentos no Amigo Construtor

Como mostramos, é possível escolher o piso para garagem e varanda que seja prático, funcional e que também possa dar um toque especial na sua decoração. São diversas opções de revestimento no mercado, basta escolher a que mais combina com o seu estilo.

Se você está buscando mais dicas e orientações para construir ou reformar, continue acompanhando os artigos do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos