Carreira

Portfólio de Construção Civil no Pinterest e no Instagram 

Pessoa com o celular na mão procurando ideias no pinterest sobre portfolio construção civil

Deseja fazer seu trabalho alcançar o maior número de pessoas possível? A dica é compor um portfólio de construção civil no Pinterest e no Instagram. Se você ainda não sabe como usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho de forma online, leia este artigo com algumas dicas simples e rápidas que você pode aplicar no seu próximo trabalho. Confira!

Divulgue o seu trabalho com as redes sociais

Ao procurar por um produto ou serviço, as pessoas recorrem à internet, especialmente às redes sociais. Afinal, utilizando o smartphone, basta alguns cliques para conhecer o trabalho de diferentes profissionais.

Para quem atua na construção civil, isso não é diferente. Sabe aquelas fotos que você tira da sua obra e acaba esquecendo, ou postando de qualquer jeito nas suas redes sociais? Que tal reunir todas elas em um único site, ficando disponíveis para outras pessoas?

Essa é a ideia do portfólio online, uma ótima forma de conseguir mais trabalhos, principalmente para quem é autônomo. Mostrando as suas habilidades profissionais de construção, as pessoas estarão mais dispostas a te contratar.

Portanto, é uma maneira de alcançar autoridade na sua área de atuação, ou seja, de servir de referência para os clientes que procuram os seus serviços. Mas, como criar um portfólio? Basta caprichar nas imagens com os trabalhos que você já realizou para aumentar a sua visibilidade online.

Vantagens de fazer o marketing nas redes sociais

Uma vantagem é que essas redes são interativas; sendo assim, você pode conversar com os usuários, criando uma proximidade com eles. Com isso, as chances de eles se tornarem clientes aumentam muito.

Outra vantagem, é que as redes sociais são recursos importantes para o marketing de qualquer negócio, pois é possível acompanhar métricas, como o número de pessoas que passam a seguir a sua página ou, ainda, aquelas que marcam o seu perfil porque gostaram do serviço realizado. Com esses dados, sua estratégia pode ser ainda mais assertiva. 

Faça o seu portfólio de construção civil no Pinterest e no Instagram

Duas redes sociais que são ideais para isso são o Pinterest e o Instagram. Ambas as ferramentas trabalham com imagens, têm diferentes recursos gratuitos e podem servir de plataforma para você montar o seu portfólio. Saiba mais a seguir!

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, lançada em 2010, ela funciona por meio de pastas de imagens. Essas podem ser “pinadas” (adicionadas) em diferentes painéis, com categorias diversas, do jeito que você achar melhor.

Assim, o usuário pode organizar as inspirações e ideias encontradas na internet sem precisar ficar baixando imagens em seu celular. Além disso, você pode postar as suas próprias fotos, sendo uma plataforma interessante para o portfólio da construção.

Por exemplo: você quer organizar os seus trabalhos com revestimentos? Basta criar uma pasta só com imagens desse tipo. Mas você também trabalha com gesso? Monte outro painel com esse tema.

Imagem do pinterest do amigo construtor com vários pins de portfolio construção civil

 

Capriche nas imagens

 

Mas para que você seja encontrado por potenciais clientes, é preciso colocar imagens de alta qualidade. Por isso, na hora de fotografar o que você fez, a sua obra precisa estar bonita e limpa. Não deixe que uma sujeirinha passe a impressão de desleixo.

Se estiver na dúvida sobre o melhor ângulo para tirar a foto, use as inspirações de outras contas do Pinterest e do Instagram como referência.

É importante ainda dividir as imagens do seu trabalho nas pastas por categoria e utilizar títulos e descrições claras e chamativas do seu serviço.

Use palavras-chaves

Não deixe de preencher os pins com as palavras-chaves relativas ao seu trabalho e tenha o cuidado de não restringir o acesso ao seu material, deixando as pastas no modo público.

Se preferir, você pode “pinar” fotos de outros usuários também, mas o ideal é que o seu portfólio só tenha imagens suas. Nesse caso, uma ideia é selecionar fotos de outros profissionais com quem você tenha trabalhado em parceria.

É possível, ainda, seguir perfis com conteúdos interessantes, que trazem dicas e ideias para o seu trabalho. Quer um exemplo? Você pode começar seguindo o perfil do Amigo Construtor, no qual reunimos diversos pins de assuntos relacionados à construção. 

Instagram

O Instagram também foi lançado em 2010, sendo uma rede bem mais popular que o Pinterest, atingindo um público mais diversificado. Seu funcionamento é simples: você publica fotos, vídeos e stories, e pode ainda fazer transmissões ao vivo, tudo pelo celular.

Assim como o Pinterest, no Instagram o visual é o que conta. Quanto mais bonitas as imagens, mais chances elas têm de receber muitas curtidas, comentários e atingir mais pessoas.

Diferentemente de redes sociais como o Facebook, no Instagram os usuários não precisam ser seus amigos ou seguidores para visualizar as suas postagens. A não ser, é claro, que você configure a sua conta para o modo privado.

Porém, por se tratar de um portfólio de profissionais da construção civil, esse não é o objetivo. O ideal é que as suas imagens e os seus vídeos cheguem ao maior número de pessoas possível, pois esses usuários podem se tornar clientes.

A dica aqui, além de postar imagens e vídeos com qualidade, é interagir com seguidores e fazer descrições completas, que atraiam a atenção do público. 

Diversifique o formato das postagens

É interessante ainda diversificar o formato das suas postagens, utilizando não apenas fotos, mas também os stories, os reels (vídeos curtos) ou o IGTV, que permite vídeos mais extensos.

A localização também é outro recurso disponível no Instagram, que pode te ajudar a encontrar clientes. Preencha também a sua bio (descrição do perfil) com os dados completos de contato para que as pessoas possam te encontrar com facilidade.

Utilize hashtags

Não se esqueça de utilizar hashtags com palavras-chaves relativas à sua área para que você apareça nas buscas que as pessoas fazem. Usar hashtags como #decoração, #pedreiro, #arquitetura, #reforma, por exemplo, ajuda a levar a sua publicação até pessoas que curtem ou pesquisam esse tipo de conteúdo.

Evite usar hashtags muito longas ou em excesso, e que não tenham a ver com o assunto do post.

Separe o seu perfil pessoal do perfil profissional

Uma recomendação para o uso de qualquer rede social que seja utilizada para a divulgação do portfólio é que ela seja exclusivamente para o trabalho. Não adianta misturar a foto da obra com o vídeo da festa com os amigos.

Tenha em mente que é mais profissional e mais atraente para possíveis clientes que o seu portfólio esteja separado da sua vida pessoal.

Viu só como você pode fazer o seu portfólio de construção civil no Instagram e no Pinterest? Então, agora é hora de pôr a mão na massa e trabalhar em seu portfólio. Confira mais artigos para você impulsionar no portal do Amigo Construtor. 

 

 

 

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