Acabamento

Parede de pedra: veja 10 ideias para se inspirar 

blank

Existem muitas maneiras de decorar uma casa ou apartamento, uma delas é usando uma parede de pedra. Não há nada de errado com uma parede branca, mas as pedras vão deixar o ambiente muito mais bonito e com um aspecto bem diferenciado. Não é todo mundo que tem uma decoração assim e cada pedra é única, variando na cor, tamanho e formato, então a sua residência ficará diferente de todas as outras.

As paredes de pedra, além de muito bonitas e capazes de proporcionar um aspecto mais rústico para o ambiente, têm várias vantagens. Por conta do material, elas não têm problemas com chuva e umidade, podendo aguentar grandes mudanças climáticas e são muito resistentes a impactos. Elas podem ser utilizadas em ambientes externos e internos.

Onde usar a parede de pedra?

Pela boa resistência que uma parede de pedra tem, ela vai muito bem do lado de fora da casa, na fachada, por exemplo. Mas não somente lá, pois, na área da piscina e churrasqueira, por exemplo, também são ambientes onde é possível colocá-las, ou em uma área de jardim de inverno. Além disso, a garagem, também, é um lugar para um modelo como este.

Uma parede de pedra dentro da residência vai muito bem, como na sala de tv, na sala de jantar, ou até mesmo em banheiros e quartos. As opções são as mais diversas, pois vão transformar o ambiente e trazer mais beleza para o local.

Para um resultado mais bonito ainda, invista em uma boa iluminação para o local. Não importa se é dentro da casa, ou na área externa, a parede de pedra vai ter ainda mais destaque na sua decoração.

Quais as pedras mais usadas?

Existem muitas pedras para você escolher para a sua parede de pedra, inclusive imitações, como a cerâmica. Mas, falando das pedras legítimas, ou seja, da parede de pedra natural, temos: mármore, granito, ardósia e seixos, dentre várias outras.

Mármore

Disponível em várias cores como verde, preto, rosa e branca, o mármore é uma pedra metamórfica originada de calcário. Além de ser usada para paredes de pedra, o mármore é o material de muitas esculturas clássicas.

Granito

É possível encontrar nas cores preto, branco, marrom, amarelo e várias outras. Essa rocha magmática tem como característica ser extremamente sólida e resistente, sendo uma boa opção para os mais diferentes locais, já que vai aguentar as diferenças climáticas.

Ardósia

Você vai achar nas cores vermelha, ferrugem, preta, verde e cinza. Essa rocha metamórfica é bem resistente e uma ótima opção para a sua parede de pedra, uma vez que ela é mais acessível do que outros materiais.

Seixos

Essa não é bem uma rocha, pois se trata de pequenos fragmentos de minérios, com forma arredondada e tamanho entre 2 mm a 60 mm, segundo a ABNT. Apesar de serem utilizados pedaços de rochas, existem seixos de materiais artificiais, como vidro, plásticos e tijolos. E as cores são bem diversas: branco, rosa, verde, marrom e preto.

Como escolher a correta para o meu caso?

Em questões de estética, a melhor escolha é a que você gostar mais. Essa é uma decisão muito pessoal e vai do efeito que você quer dar para o ambiente, ou seja, se você prefere pedras mais rústicas, maiores, menores, com padrões mais retos, mais arredondados. A melhor opção, nesse caso, é você pesquisar diferentes tipos de pedras para saber qual escolher.

Mas, tem alguns detalhes que podem te ajudar nessa decisão. Um modelo mais claro vai trazer mais luminosidade para o ambiente e uma sensação de leveza. Ao passo que, uma pedra mais escura, vai deixar o local mais escuro e aí será preciso reforçar as luzes.

Uma boa opção é contrastar as cores da parede de pedra com dos objetos do local. Em uma sala, por exemplo, o branco da pedra pode contratar com uma mesa de tom marrom mais forte e um sofá mais escuro. E uma parede de pedra preta pode combinar com itens brancos. Portanto, tudo vai depender do seu gosto e da sensação que quer gerar para o ambiente, para isso faça testes até achar uma combinação que seja do seu agrado.

Cuidados

Apesar de serem muito bonitas e sofisticadas, é preciso ter alguns cuidados com a parede de pedra. Elas não demandam muita manutenção depois de instaladas, mas é preciso lavá-las com certa frequência para que não tenham insetos.

Não é possível instalar as pedras em uma parede de drywall. Para aguentar as pedras, é preciso primeiro uma armação de metal. Por isso, uma parede de tijolos é mais recomendada.

E a parede de tijolo já deve estar pronta para a instalação das pedras. Não há a necessidade de estarem pintadas, mas elas têm que estar niveladas, para que não haja nenhuma irregularidade e desnível nas pedras.

Uma parede de pedra vai trazer muito destaque para a sua casa ou apartamento, então pode ser que outros itens de decoração não tenham o mesmo brilho. É possível, também, que a decoração do ambiente fique muito ‘’poluída’’, então, no local que receber o item, evite colocar mais objetos e deixe somente as pedras decorarem.

Uma coisa que você precisa ter em mente, ao colocar o item no interior da residência, é que a temperatura do local pode ficar mais fria. Isso é devido ao fato de as pedras serem geladas. Então, se a sua casa já estiver fria, pense bem onde vai instalar a parede de pedra.

Uma parede de pedra pode ser cara, mas tudo depende do tamanho da parede que você quer montar e o preço do metro quadrado da rocha, além da mão de obra. Pensando nisso, existe uma opção mais viável e simples de instalar.

Atualmente, há vários modelos de papéis de paredes com desenhos de pedras. Por serem colantes, a instalação é simples e, inclusive, você mesmo pode fazer.

Claro que, mesmo com a estampa de rochas, não será uma parede de pedra do mesmo jeito que uma feita com rochas de verdades. Mas é uma opção para quem quer economizar, ou tem problemas com ambientes frios. Portanto, a pedra de parede, usada para compor a parede, deve ser bem cuidada para manter o seu aspecto brilhoso e limpo.

10 ideias incríveis

Veja, a seguir, ideias de parede de pedra para você se inspirar. E para fazer uma reforma completa na sua casa, ou aprender a fazer reparos, acesse o Amigo Construtor e conheça mais sobre os nossos cursos!

Parede de pedra branca

Uma parede de pedra branca pode trazer mais luminosidade para o ambiente.

pedras
Foto: Freepik

Parede de pedra retangular

Existem vários formatos de pedra. Aqui um modelo mais retangular.

blank
Foto: Freepik

Parede de rochas

Diferentes formatos e cores de rochas podem dar um belo visual.

blank
Foto: Freepik

Branco e marrom

Aqui, um exemplo de contraste do branco das pedras com o marrom dos móveis.

parede de pedras
Foto: Tua Casa

Iluminação na parede de pedra

Uma boa iluminação vai trazer mais destaque para o local.

blank
Foto: Tua Casa

Parede de pedra no banheiro

Pela boa resistência à umidade, é possível ter uma no banheiro.

parede de pedras
Foto: Tua Casa

Parede de pedra preta

Uma parede de pedra preta pode deixar o ambiente mais escuro, mas também muito bonito.

blank
Foto: Tua Casa

Na fachada da casa

Por que não ter uma parede de pedra na fachada da sua casa?

blank
Foto: Tua Casa

Na entrada da casa

Uma parede de pedra, na entrada da sua casa, vai trazer mais sofisticação para a residência.

blank
Foto: Tua Casa

Parede de pedra no escritório

Que tal um escritório com uma modelo?

blank
Foto: Tua Casa

 

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Acabamento