Cuidados com a Casa

Ar-condicionado: o que preciso saber antes de instalar? 

blank

Ter uma casa climatizada com temperaturas mais agradáveis é uma comodidade que muitos desejam. Porém, a instalação de um ar-condicionado deve ser feita de maneira cuidadosa, considerando diversos fatores, para que o aparelho funcione corretamente.

Os aparelhos de climatização têm uma instalação complexa, por isso, é necessário fazer um investimento que valha a pena e não traga prejuízos. Preparamos uma lista especial com todas as informações que você precisa saber antes de instalar. Confira!

blank

1. Conheça a estrutura do aparelho e da casa

blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria dos ares-condicionados atuais são do modelo split: uma parte, denominada evaporadora, fica do lado de dentro da casa, local onde estão os tubos de ar que são acionados com controle remoto depois de instalado. A outra parte, chamada condensadora, é instalada do lado externo da casa e é responsável pela troca de calor do seu ar-condicionado – é ela que vai gelar o fluido refrigerante do seu produto.

A condensadora trabalha de forma cíclica, ou seja, o líquido refrigerante vai para a unidade que fica dentro da sua casa, evapora, volta para a unidade externa e passa pelo condensador, tornando-se líquido mais uma vez.

No caso dos modelos de ar-condicionado de janela, que são bem menos comuns atualmente, a instalação é menos complexa. Você pode colocá-lo utilizando caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede. No vitrô, a dica é fixar e vedar muito bem o local, a fim de evitar ruídos e garantir o resfriamento adequado. Já na janela, é necessário colocar o aparelho sobre o peitoral, usando suportes de fixação. Com isso, basta conectar seu aparelho na tomada, e ele está pronto para o uso. blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, se você vai optar por ar-condicionado modelo split, confira o restante das dicas abaixo!

2. Materiais utilizados na instalação do aparelho

Outro processo de extrema importância são os materiais utilizados na instalação do aparelho. É recomendado que se usem tubos em cobre ou alumínio, também conhecidos como tubulação frigorífica, com bitolas e diâmetros adequados à potência do aparelho.

Deve ser utilizada tubulação com fiação elétrica, composta por cabos dimensionados conforme a potência e por disjuntor para cada aparelho instalado. Além disso, para drenar a água, serão necessários tubos de PVC, que são conectados à rede pluvial.

blank

3. Atenção na escolha dos locais de instalação do aparelho

Tanto a evaporadora quanto a condensadora devem ser instaladas em local que suportem o peso dos aparelhos. Além disso, o espaço precisa suportar as vibrações que o ar-condicionado provoca quando está ligado.

Para a condensadora externa, não se esqueça de escolher um local que não tenha contato direto com ventos fortes, que podem fazer o aparelho cair, e evite lugares com sol, pois isso, além de danificar o aparelho, aumenta o consumo de energia.

Lembre-se de evitar a instalação em ambientes fechados, como lavanderias, banheiros e varandas. Escolha espaços secos, abertos e com boa ventilação para o melhor funcionamento do aparelho. blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No caso da evaporadora, parte interna do aparelho, o local precisa aguentar a instalação das tubulações do dreno, do fluido refrigerante e da fiação elétrica. Além disso, deve ser fácil retirar os filtros quando for realizada a limpeza do ar-condicionado. Não se esqueça de atentar para que nenhum obstáculo atrapalhe a entrada ou saída de ar do aparelho.

blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Cuidado com a fiação elétrica!

blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria das cidades do Brasil apresenta rede elétrica residencial com voltagem de 220v, mas há exceções, e em algumas cidades utiliza-se rede de 110v. É por isso que você deve estar atento no ato da compra do seu ar-condicionado. Escolha um aparelho que seja da mesma voltagem usada em sua cidade, pois cada ar-condicionado exige um disjuntor e uma fiação exclusiva, e isso pode prejudicar o aparelho no momento de fazer a instalação

5. Chame um técnico para realizar a instalação!

blank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que já sabe a que pontos você deve atentar antes de instalar um ar-condicionado, não se esqueça de contratar um profissional especialista de sua confiança para realizar o procedimento.

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa