Decoração

Nichos para banheiro: quais são as vantagens dos diferentes tipos? 

Lavabo com nicho em porcelanato e pastilhas.

O nicho para banheiro é uma peça cada vez mais utilizada nas residências pela funcionalidade, organização e estilo que proporciona ao ambiente. Mas quais os tipos existentes e quais cuidados tomar na hora de instalar esse acessório? Tire todas as suas dúvidas neste artigo!

fitas de LED

O que considerar ao comprar nicho para banheiro?

Para quem quer deixar a decoração do banheiro mais bonita e ainda organizar produtos e cosméticos, ter esse tipo de peça é o recurso ideal, podendo ser instalado dentro ou fora do box. Quando instalado próximo ao chuveiro, traz ainda mais praticidade aos moradores, pois permite que shampoos, condicionadores, sabonetes e outros itens estejam sempre à mão e se mantenham organizados.

Esse acessório, que pode ser comprado pronto ou construído na alvenaria (embutido ou não), pode ainda ter vários formatos, como quadrado ou retangular, tanto no sentido vertical como no horizontal. Há ainda várias outras opções, como modelos que possuem iluminação de LED dentro da estrutura.

Como são muitos tipos de nichos para banheiro, na hora de comprar a dica é sempre levar em conta não apenas o estilo da sua decoração, como também o espaço disponível para esse acessório e as paredes em que pode ser instalado, evitando danificar tubos e conexões hidráulicas do banheiro. 

Quais os melhores tipos de nichos para banheiro?

Além dos diferentes formatos de nicho, uma questão importante é considerar o material do acessório. Confira os tipos de nicho que você pode utilizar no seu banheiro: 

Porcelanato

Os nichos para banheiro de porcelanato são uma ótima opção para quem deseja ter um revestimento sofisticado. Outra vantagem desse modelo é que são de fácil instalação e alta resistência, pois não se desgastam com o tempo e não mancham, mesmo estando em um lugar úmido, como o box do banheiro. 

Além disso, é possível encontrar o porcelanato em várias cores, modelos e imitando outros materiais, como madeira ou pedras naturais. Logo, é um aliado e tanto para deixar o ambiente com um estilo diferenciado.

Banheiro com azulejo branco, meio box de vidro e nichos em porcelanato.

Banheiro em mármore cinza e marrom com um nicho de porcelanato.

Madeira

O nicho de madeira é para ser usado no lado de fora do box, visto que seu material pode ser danificado se exposto à umidade. Com isso, pode ser utilizado como uma prateleira de nicho para o banheiro, sendo um local para guardar cosméticos, toalhas e até para dispor itens decorativos.

Ao escolher esse material para o acessório, é preciso prestar atenção no tipo de madeira escolhido. Caso ele fique próximo da pia, é indicado que se use um material resistente contra respingos, como um MDF Ultra Premium.

Banheiro com parede em porcelanato marrom e abertura em madeira para colocar coisas.

Prateleiras para banheiro em madeira.

Vidro

O nicho de vidro para banheiro é um modelo simples, tanto para instalação como para os cuidados no dia a dia, visto que ele é fácil de limpar e não corre o risco de se danificar devido à umidade. Outras vantagens são o preço acessível e fácil combinação com diferentes estilos de decoração.

Prateleira para banheiro em vidro.

Banheiro todo branco com prateleiras em vidro.

Pastilhas

O nicho do seu banheiro pode ser feito com as pastilhas, que são pequenas peças de cerâmica, vidro ou metal, disponíveis em diferentes cores. É um dos tipos de revestimentos para banheiro que pode dar um destaque na decoração, tanto dentro como fora do box.

Gesso

Muita gente fica na dúvida se o gesso pode ser utilizado como material para o nicho de banheiro. A resposta é sim, visto que ele é um material bastante versátil. Porém, nesse caso, o ideal é utilizar o drywall, que tem o benefício da fácil instalação.

O único cuidado ao escolher o drywall é que seja utilizado o do tipo placa verde, também chamado de RU, porque apresenta uma maior resistência à umidade.

Pedra natural

Se você gosta de pedras no banheiro, pode utilizar a pedra natural para nicho, disponível nas opções de mármore ou granito. Esses materiais são bastante resistentes à água e dão um toque sofisticado à decoração do seu ambiente. 

Dicas para escolher o melhor nicho para banheiro

Viu só como há diferentes opções de materiais para fazer o nicho para banheiro no box ou próximo à pia? Esse acessório pode otimizar melhor o seu espaço, pois fica embutido na parede e apresenta uma boa relação custo-benefício. Em outras palavras, você pode trazer beleza para o ambiente sem gastar muito.

Apesar de todas essas vantagens, é preciso considerar alguns fatores antes de instalar o acessório. Confira as dicas do Amigo Construtor para escolher o nicho para o seu banheiro:

Tipo de material

O primeiro aspecto é saber se o material escolhido para o nicho é resistente à água, especialmente se a ideia é instalá-lo no box do banheiro. Como mostramos, a madeira, apesar do toque decorativo que proporciona, só é indicada para fora da área do box. 

Além disso, mesmo nesse caso, é importante que a madeira receba tratamento para que não fique deteriorada por respingos comuns desse ambiente. Nesse caso, uma dica é considerar a opção de porcelanatos que imitam madeira, que podem trazer o efeito decorativo desejado, tendo a resistência necessária à umidade.

Tamanho

É possível comprar o nicho pronto ou fazer um espaço na alvenaria e, na sequência, aplicar o revestimento. Porém, tenha atenção ao comprimento do acessório, que deve se adequar ao espaço da sua parede. Além disso, verifique se a largura é compatível com a altura dos frascos de cosméticos.

Profundidade

Tenha cuidado com a profundidade do nicho, visto que ele fica embutido na parede. O recomendado é que ele tenha de 8 cm a 15 cm.

Parede de instalação

Por último, uma das recomendações mais importantes é em relação à parede de instalação do nicho, que não deve ser uma parede de pilar nem um local onde passam tubulações.

Banheiro com piso de porcelanato marrom e prateleiras em madeira.

Banheiro com azulejos marrons, lavabo branco e prateleiras em madeira branca.

Lavabo branco com organizador de banheiro estilo escada em madeira.

Torne seu banheiro mais funcional e aconchegante

Se você busca mais organização, economia de espaço e um ar de sofisticação, instale o nicho para banheiro. Pesquise sobre os diferentes materiais, priorize aqueles que sejam indicados para áreas molhadas e que complemente a sua decoração.

Gostou das nossas dicas? Para orientações que facilitem a sua reforma, construção ou decoração de ambiente, acompanhe outras publicações do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração