Ferramentas

Conheça seis ferramentas para pedreiro e suas funções na obra 

Pedreiro misturando o cimento com a colher depedreiro.

A lista de ferramentas de pedreiro conta com elementos indispensáveis, tais como: colher de pedreiro, desempenadeira, trena, mangueira de nível, esquadro, trinchas e broxas. Como bem sabemos, cada ferramenta desempenha uma função específica, mas todas elas são fundamentais para o sucesso de um projeto. Você conhece a funcionalidade de cada uma delas?  Se ainda não, confira este artigo! 

cadastre-se na rede do amigo

As ferramentas de pedreiro e suas funções

As ferramentas de pedreiro são muitas, mas há seis delas que não podem faltar nos projetos. Veja abaixo quais são elas e os motivos de serem tão importantes para o trabalho.

1. Colher de pedreiro

Colher de pedreiro cheia de massa de cimento.

Além de atuar na quebra e assentamento de tijolos de forma precisa, a colher de pedreiro facilita a mistura e aplicação de massas como cimento e argamassa em paredes de alvenaria. Fora isso, pode dar textura às superfícies e servir de base para pequenas medidas.

2. Desempenadeira
Desempenadeira, usada pelos pereiros e facilita na hora de espalhar a argamassa.

A segunda da lista de ferramentas de pedreiro é a desempenadeira. Essa é uma ferramenta que facilita o processo de espalhar a argamassa nas placas de revestimento ou, ainda, na superfície que vai receber a pintura, podendo ser encontrada no mercado em formatos lisos ou dentados.

3. Trena
Uma trena muito utilizada como ferramenta para os pedreiros e de grande auxilio na hora da obra.

A trena é uma ferramenta para medir superfícies em qualquer formato. Disponível nos modelos convencionais de medição básica para altura e largura, há também as trenas digitais, que podem medir a profundidade e o volume de uma área.

4. Mangueira de nível

Mangueira niveladora transparente, usada como uma ferramenta e pereiro na hora da obra.

A mangueira de nível é uma ferramenta que serve para realizar o nivelamento em uma obra. De material transparente e flexível, ela possui uma marca d’água que indica ao pedreiro, de forma minuciosa, se a área analisada está alinhada. 

5. Esquadro

Esquadro metálico usado como ferramenta de pedreiro, ajuda na hora de nivelar.

Assim como a mangueira de nível, o esquadro também ajuda o pedreiro a identificar o nivelamento, mas diferente da mangueira, sua função é verificar o ângulo dos objetos. Em um formato triangular, o esquadro ajuda no alinhamento das paredes com o piso, nos pontos que exigem uma angulação de 90°.

6. Trinchas e broxas

Trinchas e broxas de madeira, usada como ferramentas de pedreiro na hora de pintar.

Por último, mas não menos importante, estão as trinchas e as broxas que são materiais usados na pintura. As trinchas são parecidas com pincéis, mas possuem as pontas diagonais para facilitar a pintura em locais limitados, como os cantos e rodapés. Já as broxas possuem bases largas e cerdas de nylon grossas, usadas na maioria das vezes, para umedecer as superfícies e fazer uma pintura mais grosseira.

rede do amigo

Equipamentos de segurança do pedreiro

Não menos importantes que as ferramentas, os equipamentos de segurança ou EPIs garantem segurança e comodidade do pedreiro. Então, para que a obra esteja dentro das normas estabelecidas e os profissionais estejam todos em segurança, há equipamentos indispensáveis: 

Capacete: item obrigatório em toda a obra, ele protege contra quedas de objetos em cima da cabeça do profissional; 

Luvas de segurança: protege as mãos contra elementos perfurantes, cortantes e corrosivos da obra, tais como pregos e produtos químicos; 

Botina: protege os pés em atividades de risco como no manuseio de materiais químicos, abrasivos, cortantes, elétricos, entre outros.

Óculos de segurança: equipamento que protege os olhos do profissional contra partículas e resíduos líquidos e sólidos que podem ser prejudiciais, sobretudo no uso de soldas e tintas.

Máscaras de proteção: devem ser utilizadas para evitar contaminação por via respiratória, como nariz e boca, e devem ser utilizadas principalmente ao manusear produtos químicos altamente tóxicos.

Encontre dicas para pedreiro

Todas as dicas do Amigo Construtor são pensadas para ajudar você a conseguir maior produtividade e reconhecimento no seu trabalho. Se você gostou do conteúdo sobre as ferramentas indispensáveis em obras, preparamos também um conteúdo para ajudar com algumas dicas de como fazer um currículo de pedreiro. Confira!

 

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Ferramentas