Bricolagem

Rodapé de madeira: instale em apenas 5 passos 

blank

Você já deve ter ouvido falar em rodapé de madeira, não é mesmo? Ele é uma tira de madeira muito comum para proteger as paredes de arranhões. Além disso, o rodapé esconde as junções com o chão e também pode ser um excelente jeito de decorar a casa.

O lado bom é que hoje em dia existem diversos modelos diferentes, com cores, texturas, espessuras e materiais distintos, como o rodapé de madeira e o rodapé em cimento. Você pode escolher entre as mais diversas opções de rodapé para o projeto da sua casa. Porém, é sempre bom ter em mente as especificidades de cada um, para fazer a instalação e a limpeza correta.

Os modelos de rodapé em madeira, por exemplo, são muito utilizados nos mais diversos tipos de projetos, porque possuem uma resistência muito alta a impactos e, portanto, têm uma durabilidade maior. A facilidade para limpar é outro ponto positivo deste material para o rodapé. Além disso, uma das maiores vantagens da madeira é o fato de a sua instalação ser muito simples, e pode ser facilmente feita por você mesmo.

Por isso, trouxemos o passo a passo de como fazer essa instalação e incluir o rodapé de madeira no projeto da sua casa! Mas antes, veja os benefícios de fazer o seu próprio rodapé em casa.

Por que fazer um rodapé em casa?

A maioria dos rodapés disponíveis nas lojas não são feitos com as preferências dos clientes. Eles já vêm prontos, e não podem ser personalizados. Fazer um rodapé de madeira na sua casa é a chance de deixá-lo do jeito que você deseja e combiná-lo melhor com a decoração e com o restante do projeto da sua casa.

Além da possibilidade de fazer o rodapé da maneira que você quiser, outra vantagem é o custo mais baixo que essa opção traz para o seu orçamento para a construção ou a reforma. Fazer um rodapé na sua casa sai mais barato do que comprar em uma loja especializada, e pode até mesmo ser feito com materiais que você já possui na sua casa.

A média de preço no mercado é de R$ 18 a R$ 140 para a tira de rodapé de madeira, e nesse custo pode ser somado o valor da instalação. Se você fizer em casa, não paga o custo de instalação, e também pode não gastar com os materiais caso já os tenha disponíveis na sua casa.

Quais os benefícios de instalar o rodapé de madeira em casa?

O rodapé é um acabamento elegante que oferece grande proteção às paredes do cômodo, principalmente se ele for de madeira. Ele protege contra possíveis batidas e também evita o acúmulo de sujeira na junção entre a parede e o piso.

Falando nessa junção, existe outro benefício relacionado a ela – o rodapé de madeira esconde essa união entre as estruturas. Além disso, ele é um bom objeto de decoração, que traz sofisticação, charme e acabamento profissional ao ambiente.

Agora que já viu as vantagens de fazer o seu próprio rodapé de madeira em casa e de implementá-lo no seu projeto, veja como colocar rodapé de madeira no ambiente.

Vejamos agora um passo a passo para instalar esse tipo de rodapé.

1. Meça o cômodo

blank

Um dos aspectos mais importantes para a instalação do rodapé de madeira é ter as medidas exatas de onde ele será colocado. Para além de criar uma noção espacial, você conseguirá saber o quanto de madeira precisa comprar para realizar a instalação. Você pode usar uma trena para te auxiliar nessa tarefa.

Além disso, é recomendável comprar sempre um pouco a mais de madeira, cerca de 15% a mais, pois você pode usar essa quantidade extra para corrigir erros ou rachaduras durante a instalação, resolvendo o problema rapidamente e finalizando o acabamento o mais rápido possível.

2. Corte a madeira

blank

Agora que você tem as medidas em mãos, corte a madeira conforme as anotações que você fez no passo anterior. Assim, você evita erros de cortes sobressalentes e de falta de encaixe entre as tiras.

Para isso, faça sempre cortes que obedecem ao ângulo de 45º. Para fazer o corte de rodapé em ângulo, utilize uma caixa de corte em ângulo e um serrote.

3. Marque os pontos de fixação

rodapé de madeira

Para este passo você precisa apenas de um lápis para marcar os pontos onde o rodapé de madeira será fixado, por meio de pregos.

Para ter um padrão de instalação e para evitar que um lado fique mais frágil do que o outro, é sempre bom deixar um espaço entre cada ponto de mais ou menos 50 centímetros de distância. 

4. Fixe

rodapé de madeira

Para fixar o rodapé de madeira na parede, há três opções que podem ser utilizadas: pregos e martelo, pregos e punção e furadeira e parafusos. Para usar pregos e martelo, é preciso certificar de que o preço passe de um lado para o outro, batendo com firmeza na madeira.

Já no método com a punção, procure esconder os pregos dentro da madeira. Essa opção traz muita sofisticação para o ambiente, já que não deixa os pregos aparentes.

Com a furadeira é preciso escolher uma broca específica para escariação, fazendo com que o parafuso entre o mais dentro possível da madeira e que o acabamento fique o melhor possível.

Agora que você optou pela sua fixação, antes de iniciar bata bem de leve com o martelo nos pregos ou parafusos para marcar a parede. Na hora de instalar o rodapé, você deve ir de acordo com o método escolhido.

Se você vai utilizar pregos, fique atento para eles ficarem presos nas cavilhas, que devem ter 40 milímetros por 6 milímetros. Já se o parafuso for o escolhido, fure a parede com uma furadeira e utilize uma bucha de tamanho equivalente. Para instalar o parafuso no rodapé, use uma chave de fenda.

5. Faça o acabamento

rodapé de madeira

Para ter uma fixação firme e segura, termine passando uma camada de cola para madeira ou massa F12 na parte superior interna do rodapé de madeira. Dessa maneira, ele terá uma aderência maior à parede e uma maior durabilidade.

Feito isso, você também pode esconder os pregos ou parafusos com uma massa para madeira ou pequenas tampas de madeira. Por fim, finalize envernizando ou pintando o seu rodapé da forma como quiser. 

A instalação de um rodapé de madeira é um procedimento super simples e que pode facilmente ser feito por você mesmo, mas que faz toda a diferença para o ambiente. Gostou do passo a passo? Siga o Amigo Construtor, porque há várias dicas de levar os ambientes da sua casa ao máximo potencial. Você encontra conteúdos de construção, DIY, arquitetura e temas relacionados à engenharia, além de muitas curiosidades!

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Bricolagem