Faça Você Mesmo

Como montar um escritório em casa 

escritório em casa

É inegável que o home office já se tornou uma realidade sólida. A cada dia que passa, a necessidade de se ter um escritório em casa só aumenta. A verdade é que montar um escritório não é tão difícil e também pode ser econômico.

O modelo de escritório em casa não precisa, necessariamente, ser um ambiente padrão e rígido. O fato de esse ser um escritório ser em casa e de um indivíduo particular faz com que ele possa ser totalmente moldado para a personalidade dessa pessoa, a fim de que esse ambiente seja o mais produtivo possível de acordo com o jeito particular do usuário.

O Amigo Construtor, pensando na grande importância de ter um escritório em casa, te ensina como montar um escritório de forma simples. O orçamento para o escritório em casa varia de acordo com desejos e gostos pessoais, entretanto, há sim maneiras de como montar um escritório simples e barato.

blank

Local

O escritório em casa, justamente por ser em um ambiente domiciliar, pode não ter um local totalmente adequado ao seu uso, mas é muito importante encontrar um cantinho da casa que te ajude na concentração que o trabalho em casa exige.

O ideal é que o escritório em casa esteja alojado em um quarto separado do ambiente de socialização da casa, assim, fica mais mais fácil não se distrair com sons e conversas. Além disso, é bacana que o escritório esteja alojado em um ambiente climatizado, para que o trabalho em home office não fique desconfortável.

Escritório em casa: local

Iluminação

Um ambiente escuro com certeza não servirá para trabalhar. É extremamente importante que o local do escritório em casa seja bem iluminado para que o trabalho flua melhor.

Uma dica para quem quer gastar pouco é fazer o escritório em casa perto de alguma janela, atentando-se para os momentos em que o sol pode aparecer e atrapalhar.

Outra alternativa é a compra de iluminação artificial. Se esse for o caso, é necessário comprar um a luz que não esquente muito e nem seja tão forte a ponto de cansar as vistas.

Escritório em casa: iluminação

Cadeira

É bem verdade que qualquer cadeira que você tenha em casa pode servir, entretanto é importante ter em mente que você ficará sentado nela durante todo o tempo de trabalho home office, dessa forma, talvez seja importante investir em uma cadeira mais confortável e aconchegante ao corpo.

Escritório em casa: cadeira

Mesa

A mesa varia de acordo com a necessidade de quem vai usar o escritório. Algumas pessoas precisam de mesas grandes pois precisam de vários itens expostos ao mesmo tempo, enquanto que outros conseguem trabalhar com uma mesa pequena.

De todas as formas, é interessante que essa mesa tenha gavetas para que a organização de papéis e documentos importantes para o trabalho seja feita de forma eficiente.

Você pode construí-la com restos de madeira, cavaletes e até portas.

Escritório em casa: mesa

Cores

Colocar cores dentro do seu escritório em casa é válido para criar um ambiente bem acolhedor e bonito. Essas cores podem ser pintadas em paredes ou podem aparecer em decorações específicas, mas é bem legal as colocar e tornar o ambiente um espaço mais feliz.

As cores das paredes escolhidas variam de acordo com a personalidade de cada um, mas é preciso estar atento para alguns aspectos que podem prejudicar o seu escritório em casa. 

Cores muito apagadas, como bege, podem fazer com que a motivação de trabalho seja perdida enquanto que cores muito fortes podem distrair e fazer com que você canse rápido.

O ideal é apostar em tons terrosos ou mais fraquinhos de amarelo, verde ou azul.

Escritório em casa: cores

Parede

A parede também é uma forma de demonstrar personalidade no seu escritório em casa. Coloque quadros, fotos, prateleiras, pinte e faça o que mais você achar interessante e que te lembre de quem você é, de suas metas e de seus objetivos no home office.

blank

Quadros

Os quadros seguem praticamente a mesma linha das cores. Pode ser escolhido quadros com fotos ou com alguma pintura ou ilustração que o dono desse escritório goste. Tudo é válido, o importante é que a pessoa que está trabalhando se sinta bem nesse ambiente com esses quadros.

Existem também maneiras de organização de uma combinação de quadros nas paredes que deixam o ambiente mais confortável. Nesse sentido, vale sentar e pesquisar quais são as formas de distribuição de quadros que mais te agradam.

Aqui no Amigo, demos uma dica legal reutilização de pregos, relembre.

blank

Organizadores

O trabalho em casa exige que os materiais também fiquem guardados em casa. Por isso, é preciso investir em prateleiras, móveis com gavetas e nichos para que os papéis e os documentos fiquem organizados de forma coesa.

Pastas, colmeias, uso de etiquetas do tipo post it e outros itens de papelaria podem ser ideais para quem gosta de uma organização mais metódica.

blank

Equipamentos eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos são itens que não podem faltar de forma alguma em um escritório em casa. O computador é o principal deles, é comum que a maioria do trabalho seja feito por meio desse aparelho, as reuniões também são feitas no computador, dessa forma é importante que se tenha um em seu escritório.

Também é legal investir em eletrônicos que tornem a casa uma casa inteligente. Toque música, ligue a apague luzes e outros comandos podem te ajudar em sua produtividade. O celular também é um item bastante usado para ligações rápidas de soluções de problemas.

Algumas empresas deixam esses equipamentos disponíveis para seus colaboradores, mas se esse não for o caso, é preciso fazer o investimento.

Reduza os fios

Fios diminuem a produtividade e ficam feios aos olhos. Por isso, procure móveis que tenham a possibilidade de os esconder em seu escritório em casa. Além disso, utilize formas de os deixar organizados. Para isso, é possível os prender com liguinhas que organizam os fios ou com organizadores próprios do home office.

blank

O que achou das nossas dicas? Monte seu escritório em casa e nos mostre como ficou! Depois de pronto, se quiser dar mais vida com itens de decoração, confira nossas dicas de reaproveitamento de latas e garrafas

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Faça Você Mesmo