Alvenaria

Aprenda a fazer emendas e furos em paredes de Drywall 

blank

As paredes de drywall oferecem menor desperdício, uma construção mais rápida, leveza e também uma manutenção mais simples. Contudo, por serem formadas de gesso, essas superfícies apresentem uma estrutura menos resistente se comparada à alvenaria tradicional e a falta de cuidado durante manutenções, pode gerar problemas. 

rede do amigo

Se você deseja aprender a fazer emendas e furos em paredes drywall sem provocar danos e ainda conseguir um melhor acabamento, confira as dicas que o Amigo Construtor separou. Boa leitura!

Como fazer emendas no drywall 

Para fazer a emenda entre as placas de drywall corretamente é necessário alguns materiais, como:

  • Massa para tratamento de juntas – tem uma aparência muito parecida com a massa corrida e pode ser encontrada já misturada para comprar. Sua consistência permite além do tratamento das juntas fazer o preenchimento de irregularidades nas placas de drywall; 

 

  • Fita de papel microperfurado – deverá ser utilizada junto com a massa de junta para formar um “reforço” no local onde acontecerá a emenda, a fim de evitar o aparecimento de fissuras no drywall.
Drywall: emendas e furos
Fonte: http://serranadrywall.com.br/produto/fita-papel-30m/

Com os materiais em mão, para que o não haja fissuras no futuro, o processo de emendas deve ser feito da seguinte maneira:

  • Passo 1 – verifique se o local de aplicação está limpo e sem pó;
  • Passo 2 – aplique uma camada da massa na junta para tratamento. Essa camada deve ser maior que a área da fita de papel microperfurado; 
  • Passo 3 – em seguida, aplique a fita de papel por cima, pressionando-a com ajuda de uma espátula metálica para retirar o excesso de massa e dar o acabamento;
  • Passo 4 – após a secagem, aplique mais uma camada de massa sobre a fita.

Nessa etapa da reparação ou junção de placas de drywall, ainda não há necessidade do acabamento com lixa e não há nenhum problema das juntas ficarem levemente mais altas que a placa. Isso porque a parede ainda receberá uma camada de massa corrida para ser aplicado o revestimento, e só depois disso acontecerá o nivelamento e acabamento final.

Como fazer furos no drywall 

Em alguns momentos da obra pode ser que seja necessário fazer um furo no drywall, seja para arrumar algum tipo de infiltração, ou para fazer a passagem de alguma tubulação de ar condicionado. Em todos esses casos, essas abertura podem ser conseguidas de forma bastante simples. 

Drywall: emendas e furos
Fonte: https://blogdogesseiro.com/fita-telada-ou-de-papel-para-drywall-qual-usar/

Contudo, o problema começa no momento de fechar essas aberturas. Para evitar essa situação, o cuidado deve acontecer muito antes, na etapa de fazer os furos. 

Para isso, o recomendado é sempre traçar a lápis um quadrado um pouco maior do que o tamanho do furo desejado e recortar o formato com o auxílio de uma serra. Desta forma, o processo de reparo fica mais fácil, ao passo que você pode fechar a abertura recortando a mesma dimensão de um novo drywall. 

Apesar da simplicidade do processo, é preciso adotar alguns cuidados ao lidar com furos de diferentes dimensões. Verifique mais instruções para fazer um bom acabamento da obra nesses casos: 

  • Furo pequeno – os furos pequenos, que são aqueles de até 10 cm, podem ser facilmente fechados com um pedaço de drywall novo do tamanho exato do realizado para o furo. Para realizar o acabamento basta fazer o uso de fita e massa de tratamento para juntas, como recomendado anteriormente. 
blank
Fonte: https://pt.decorexpro.com/steny/kak-zadelat-dyru-v-gipsokartone/
  • Furo grande – nesses casos, é necessário aplicar por dentro do furo duas barras de madeira (de 2 a 3 cm maiores que o furo), de forma que se consiga reforçar o local. Por último, é feito o acabamento, também seguindo o mesmo método comentado no primeiro tópico deste artigo, usando a massa de juntas e a fita.

Drywall: emendas e furos

Fonte: https://pt.decorexpro.com/steny/kak-zadelat-dyru-v-gipsokartone/

Encontre materiais para reforma no Amigo Construtor 

Para garantir todos os benefícios do drywall para a sua obra escolha sempre peças com qualidade e de fabricantes reconhecidos. Isso irá garantir uma manutenção mais simples, econômica e com o melhor resultado final. E se você quer encontrar mais dicas como essa para fazer escolhas com mais assertividade, continue navegando no portal do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Alvenaria