Decoração

Decoração com tubulação aparente: como explorar esse estilo! 

blank

Tendência há muito tempo, a decoração com tubulação aparente é a preferência de várias pessoas desde os anos 50. Apesar de ser alternativa, essa é uma ótima opção para quem procura um design diferente em sua decoração e não quer gastar muito. 

blank

Saiba tudo sobre as opções de tubulação aparente neste artigo!

Como fazer o planejamento da decoração com tubulação aparente?

A implantação da decoração com tubulação aparente começa na primeira etapa de uma obra, que é quando as instalações hidráulicas e elétricas começam a ser desenvolvidas. Nessa hora não apenas é decidido se essas peças ficarão à mostra, como também a posição final de cada uma delas no ambiente. 

blank

A forma como a tubulação ficará exposta irá depender da localização das tomadas, torneiras e interruptores. Assim, vale atenção nesse momento para evitar uma decoração que não seja funcional. 

Com todos os cuidados necessários, essa opção de decoração é bastante versátil e pode ser utilizada em diferentes ambientes, como banheiro e cozinha, desde que os produtos utilizados sejam adequados às condições desses locais. 

Qual é o melhor tipo de tubulação para decorar?

Ao fazer a decoração com tubulação, um passo muito importante é decidir entre os diferentes materiais dessas peças. Para entender o que fica melhor, é importante entender as condições do ambiente. 

blank

Algumas opções muito usadas para essas instalações são PVC para tubulações hidráulicas, e cobre para a parte elétrica. Outra possibilidade que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil é o PEX, que tem alta maleabilidade e dispensa o uso de conexões, deixando um visual mais organizado. 

Cuidados para uma decoração segura e funcional

Essa decoração envolve muito mais que somente o aspecto visual. Se não forem corretamente instaladas, você pode sofrer de problemas hidráulicos e elétricos. Por isso, esse é um processo que deve ser executado com técnica do início ao fim. 

O planejamento de todo o sistema de tubulação vai prevenir a má distribuição e a localização indevida dos tubos. Além disso, é importante atentar à fiação de todo o conjunto, que deverá estar muito bem isolada e instalada para evitar problemas elétricos.

blank

Outro cuidado em instalações hidráulicas é não cruzar os tubos de água fria com os de água quente. Ao misturá-los, pode ocorrer o superaquecimento dos tubos de água quente e consequentemente danificar os tubos de PVC, que são pouco resistentes a altas temperaturas. 

Como são muitos detalhes que podem acarretar muitos problemas e até mesmo ameaçar sua segurança e qualidade de vida, a melhor recomendação é contar com a ajuda de um profissional experiente. 

Vantagens de usar tubulação aparente na decoração 

Além do visual autêntico, esse estilo de decoração agrega mais funcionalidade ao ambiente. Entre eles estão: 

blank

  • Flexibilidade e versatilidade – as manutenções na parte elétrica e hidráulica muitas vezes podem ser feitas sem a necessidade de reforma, ao passo que as tubulações estão expostas e de fácil acesso;  
  • Amplitude – a tubulação aparente permite que o pé direito seja mais alto, pois não requer a presença de rebaixamento do teto com gesso para esconder a passagem de tubulações; 
  • Pluralidade de uso – outra vantagem é que você pode aproveitar essas tubulações para outras finalidades, como para compor o corrimão da escada, suporte para cortinas, prateleiras de livros e muito mais. 

blank

Ficou com vontade de investir nesse tipo de decoração? Se você mora em Belo Horizonte, visite a loja do Amigo Construtor e confira os melhores produtos para a sua reforma!

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração