Bricolagem

Descubra como fixar o espelho na parede com segurança e praticidade 

blank

Se você procura uma forma de decoração para ampliar e iluminar o ambiente, o espelho é uma ótima escolha! Além da infinidade de modelos, formatos e tamanhos, a forma como fixar o espelho na parede também é outra possibilidade de deixar o local com mais personalidade.

espelhos espelhos

São inúmeras maneiras de fazer essa instalação com praticidade e sem deixar a segurança de lado. Afinal, dependendo de como for instalado ele pode cair e quebrar. Por isso, apesar da simplicidade é importante tomar alguns cuidados nessa hora. Para descobrir algumas formas, confira este conteúdo!

Como fixar espelho na parede corretamente e de forma prática?

Os espelhos trazem alguns pontos positivos, como a capacidade de aumentar a luminosidade de um ambiente e refletir a área externa da casa, proporcionando uma sensação de amplitude. Além disso, também podem ser usados como parte da decoração. 

Para fixar o espelho na parede, podem ser utilizados alguns métodos, como botões, prolongadores, garras, molduras e colagem. Este último é muito comum e prático, porque não danifica a estrutura da parede. Contudo, a sua aplicação pode ser um problema se feita de maneira errada. 

Antigamente, a colagem de espelhos em paredes era realizada com adesivo para marcenaria, mais conhecido como “cola de sapateiro”. No entanto, tal uso não é recomendado, pois essa cola produz manchas no espelho, principalmente se entrar em contato com a borda deste.

Outra questão importante é que o solvente da cola evapora ao entrar em contato com água ou a temperaturas elevadas, causando problemas sérios à saúde humana. Tudo isso sem contar o mau odor que fica no ambiente.

Fixar espelhos na parede é uma tarefa que exige cuidado, pois o local desejado precisa ser levado em consideração. É preciso verificar, por exemplo, se as paredes ficam frequentemente úmidas, se há ou não molduras, se é um local com grande fluxo de pessoas, se há pedaços de tinta soltando da parede ou outros pontos que necessitam de cuidado. Essas variáveis são variáveis de extrema relevância na hora de escolher o local da fixação do espelho.

Uma boa notícia é que, com a tecnologia surgiram também novas formas de aderência, sem prejuízos. Conheça algumas delas: 

Silicone

A fixação com cola de silicone é muito comum, porém é importante utilizar o silicone de cura neutra para a aplicação. O ácido liberado no processo de cura da cola corrói a parte de trás do espelho, produzindo manchas tanto no espelho quanto na parede. O silicone neutro evita esse tipo de dano.

blank

A desvantagem dessa aplicação é que a aderência pode variar conforme o material escolhido. Na madeira, por exemplo, ele não fixa tão rapidamente e precisa do auxílio de um apoio por, no mínimo, 48 horas. Por outro lado, uma das maiores vantagens do silicone é a sua resistência à umidade, aos raios UV e a diferentes temperaturas. 

Fixa-espelho

Outro método muito comum para colagem na parede é usar produtos fixa-espelho, mas aqui é preciso sempre estar de olho nas fórmulas dos produtos.

blank

Adesivos de poliuretano (PU) são ótimos para aderir a materiais como madeira, azulejos, superfícies pintadas e alvenaria. Além disso, o seu tempo de cura é menor, necessitando de apenas 6 a 12 horas para fixar o espelho sem apoio.

Fita dupla-face

Essa técnica é feita há muitos anos e não agride o espelho, podendo ser usada sem problemas. No entanto, como todo produto, há vantagens e desvantagens em usar esse tipo de material na parede.

blank

A desvantagem é que a fita dupla-face não permite erros. Assim que o espelho é colocado, fazer reparos pode deixar a superfície danificada. Além disso, ela não é indicada para espelhos colocados em azulejos que fiquem em locais úmidos, pois pode haver deslocamento com o tempo.

O lado bom é que a fita dupla-face possui uma aderência imediata, dispensando apoios ou o trabalho de ter que esperar a cura da cola.

Suporte colado

Com a entrada dos fixa-espelhos, foram criados suportes que vão na parte lateral dos espelhos para pendurá-los. 

Com ajuda dos suportes, é plenamente possível colocar o espelho sem a necessidade de furos, botões ou molduras. Além disso, o espelho pode ser preparado com antecedência e, depois, simplesmente pendurado no local.

espelhos

É preciso ainda levar alguns pontos em consideração, principalmente no que se refere à segurança. Para espelhos grandes, o suporte colado não é tão recomendado, pois pode não suportar o peso e, como está sem moldura e há só um ou dois pontos de fixação, se o espelho cair e quebrar, os cacos se espalham pelo chão.

Prego

Uma opção prática e certeira é o clássico prego na parede, e existe uma forma correta para a sua utilização. 

Para isso, utilize uma trena. Essa ferramenta vai auxiliar na marcação de onde você deseja posicionar o espelho. Na maioria dos casos, o ideal é que ele fique à altura dos olhos.

Em seguida, prenda o prego a um pregador de roupas (isso evitará com que ele entorte quando você for martelar). Depois disso, martele a quantidade de vezes necessárias e encaixe o gancho do espelho para colocá-lo no lugar.

Móveis de apoio

Usar móveis do ambiente, ou o próprio chão, como apoio para espelhos mais robustos é uma alternativa de como fixar o espelho na parede. 

Sem a necessidade de algum tipo de fixação, usar espelhos grandes apoiados na mobília é uma nova forma de aplicá-los na decoração sem que você precise furar ou colá-los na parede. Essa opção permite que você dê uma nova cara para o espaço.

Espelhos adesivos autocolantes

Quer ousar na decoração, mas não tem tempo nem outros materiais necessários para a fixação de espelhos na parede? Investir em espelhos autocolantes é uma ótima saída! Esse tipo de espelho é produzido nos mais diferentes formatos e tamanhos e traz um ar moderno e divertido ao ambiente.

espelhos

Para aplicar corretamente o espelho autocolante na parede, é necessário limpar bem a região da parede onde ele será instalado. Após essa etapa, retire a película protetora da fita adesiva que já vem no espelho, posicione na parede da forma que desejar e pressione, esperando, no mínimo, 30 segundos. 

blank

O que considerar antes de começar a instalar espelhos na parede?

Espelhos podem ser considerados versáteis, pois apresentam uma infinidade de tipos, tamanhos e molduras, sendo adaptável para qualquer ambiente. Para a escolha da peça mais apropriada ao seu ambiente, você deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • Modelo do espelho – os modelos de espelhos disponíveis no mercado são vários, mas leve em conta o ambiente escolhido, se aceita ou não a presença de adornos, molduras, ganchos, furos etc. Lembre: o espelho deve conversar com o restante da decoração.
  • Especificações – o tamanho do espelho é importante para definir onde terá um melhor desempenho, pois, a depender dessa especificação, o espelho deverá ser posicionado de uma maneira específica. Esse posicionamento pode não combinar com o ambiente ou não atender às suas necessidades.
  • Local de instalação – o local da instalação é de extrema importância. É preciso atentar a um ponto muitas vezes negligenciado: o que está sendo refletido no espelho? Atenção ao reflexo e escolha uma boa imagem para dar mais valor ao ambiente.
  • Ponto focal – é interessante notar que o espelho também é uma alternativa usada quando há o objetivo de ressaltar algum objeto, criando-se, assim, um ponto focal. Se essa for a finalidade, estude bem sobre o local e sobre o espelho escolhido para alcançar o melhor resultado.

A decoração da sua casa fica melhor no Amigo Construtorblank

Agora que você já possui todas as informações sobre como fixar espelhos na parede, convidamos você para conhecer a loja do Amigo Construtor e encontrar tudo o que a sua obra precisa! 

Além disso, continue a navegar no portal e confira outros artigos com dicas de objetos de decoração que vão deixar sua sala de estar e outros ambientes da casa muito mais confortáveis e elegantes!

Assuntos relacionados: , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Bricolagem