Faça Você Mesmo

Saiba como trocar o reparo de registro e consertar o chuveiro 

blank

A troca do reparo de registro do chuveiro é necessária quando ele está com vazamento de água ou também quando ele não fecha por completo. Há também o caso contrário, que é quando o registro gira, mas a água não sai do chuveiro.

Essas situações são bem comuns, mas precisam ser solucionadas, especialmente por dificultarem economizar água. Contudo, se seu único problema for o registro, fique tranquilo, porque trocá-lo é simples e não é preciso experiência para fazer essa troca. Se você quer aprender a fazer esta manutenção, confira na sequência as dicas do Amigo Construtor!

blank

Como comprar reparo de registro para chuveiro?

Se você pensa que, para substituir o reparo de registro daquele chuveiro pingando terá que quebrar a parede, está enganado! Entretanto, será preciso comprar o reparo para registro de chuveiro compatível. Para isso, verifique qual a marca do equipamento para adquirir a peça do mesmo fabricante ou que seja semelhante para não ter problemas de encaixe.

Para verificar as características e a marca do registro para comprar certo, também é bastante simples. A melhor solução é sempre retirar o reparo antigo ou fazer uma foto para levar na loja de material de construção e adquirir o mesmo modelo. Assim, qualquer dúvida você e o vendedor podem comprar as peças. 

Se mesmo com esses cuidados você não encontrar um item que seja compatível com as peças que você tem em casa, existe a opção kit salva-registro, um conjunto de peças que permite montar um registro que seja correspondente à sua necessidade. 

Passo a passo de como trocar o registro do chuveiro

Para trocar o reparo do registro, o primeiro passo é garantir todas as ferramentas e materiais necessários antes de começar o trabalho. Esse cuidado irá garantir um resultado de qualidade e maior praticidade na hora de executar a mão de obra. 

blank

Ao selecionar ferramentas para o reparo do registro, sempre escolha: 

  • chave philips ou chave de fenda;
  • chave de boca, grifo ou alicate de bomba d’água;
  • chave allen (opcional, de acordo com o acabamento do registro).

Com os equipamentos em mãos, antes de começar será preciso fechar o registro de água do banheiro. Caso não o tenha, feche o registro geral. Além disso, elimine a água da tubulação abrindo o registro de pressão do chuveiro elétrico ou da ducha. Caso o reparo a ser substituído for de chuveiro elétrico, desligue-o para evitar possíveis danos.

Se tudo estiver pronto, basta seguir o passo a passo na sequência para trocar o reparo de registro do chuveiro. Confira!

Remoção do antigo registro 

Para remover o registro instalado será preciso retirar o acabamento, que é a parte de fora do registro, usado para abrir, fechar e controlar a saída de água. Composto de algumas camadas, para conseguir fazer a remoção sem dificuldades e sem causar danos a estrutura, considere as etapas: 

blank

  1. Remoção do botão – para isso, retire o botão do acabamento, que é a parte central da peça e a qual esconde o parafuso;

blank

  1. Remoção do volante – desrosqueie o parafuso interno do volante (parte móvel do registro) com a chave philips. Com isso, esse acabamento ficará solto e será só retirá-lo;

blank

  1. Remoção da canopla – depois, retire a canopla, a outra parte do acabamento, que fica fixada na parede.

blank

  1. Remoção do reparo – com o reparo exposto, retire o excesso de rejunte que fica em volta. Com o grifo ou chave de boca desrosqueie o antigo reparo no sentido anti-horário e puxe para removê-lo, deixando apenas a haste.  

Instalação do novo 

Após remover o antigo reparo do registro do chuveiro, será preciso reparar e fixar o novo. Na sequência será necessário apenas colocar as camadas do acabamento para concluir o serviço. Para conseguir isso, continue o passo a passo: 

blank

  1. Fixação do novo reparo – segure o reparo e desrosqueie (no sentido anti-horário) a haste até a carrapeta (parte interna da peça) retrair para dentro da bucha do reparo. Feito isso, fixe-o na base e rosqueie com o grifo ou a chave de boca;  

blank

  1. Fixação do acabamento – na sequência, recoloque a canopla e o volante, fixando as peças do acabamento com o parafuso.

blank

  1. Fixação do botão – depois, é só pressionar novamente o botão no volante;

blank

  1. Teste a instalação – por fim, feche o registro do chuveiro e abra o registro geral (ou de alimentação do banheiro). Depois, abra o chuveiro para testar a instalação. Caso o seu chuveiro continue com vazamento, verifique se existe algum problema com o seu chuveiro elétrico ou ducha.

Se mesmo após a manutenção o chuveiro pingando continuar ou outros problemas permanecerem, isso pode ser um alerta. Esse sinal pode indicar alguma obstrução nos canos ou problemas na tubulação. Nesses casos, o recomendado é buscar ajuda profissional para entender e solucionar a situação.  

Se você mora em Belo Horizonte e deseja encontrar os melhores produtos de instalação hidráulica, visite a loja do Amigo Construtor e receba em casa.

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Faça Você Mesmo