Faça Você Mesmo

Como pintar azulejos: renove cômodos inteiros de maneira fácil 

blank

Às vezes, no processo de mudar o visual da casa, podemos nos deparar com alguns obstáculos específicos que nos deixam em dúvida do que fazer e se podemos seguir com o planejado. Isso acontece principalmente em cômodos como a cozinha e o banheiro, onde comumente são usados azulejos. Quando pensamos em mudar a cor ou toda a cara desses ambientes, pensamos logo em uma grande obra para remover os antigos azulejos e trocar por novos. Mas afinal, se nós pintamos as paredes convencionais para as reformas, por que não pintar azulejos também?

Neste  texto do Amigo Construtor, traremos dicas que vão instruir sobre a possibilidade de renovar ambientes, além de mostrar algumas orientações  para dar nova vida a alguns cômodos. A seguir, você vai aprender como pintar azulejo, se pintar azulejo fica bom e como fazer isso com segurança.

blank

Como pintar azulejos

Primeiramente, devemos limpar a superfície para resultados perfeitos, removendo vestígios de graxa, sujeira, mofo ou umidade. Um pouco de água, sabão neutro e, em casos mais graves, um desengraxante são suficientes. No vinco, ajuda usar uma escova de dentes para uma limpeza profunda. Após a limpeza, seque os ladrilhos e cubra as manchas ou fissuras com massa acrílica.

Com esta etapa concluída, vamos aos materiais necessários para continuar.

blank

Materiais para pintar azulejos

Como tudo na construção civil e reforma, a escolha dos materiais é fundamental para o bom resultado. Para alcançar excelentes resultados, você pode encontrar revestimentos específicos para ladrilhos, e até revestimentos de epóxi podem ser usados. Ambos são fáceis de encontrar no mercado e possuem grande resistência a ambientes úmidos. Se você planeja usar o banheiro, os revestimentos de dois componentes são ideais porque são quimicamente resistentes aos produtos sanitários.

Vamos começar com os preparativos do que é preciso ter antes de iniciar a pintura. 

Tinta

Obviamente, o item primordial para a pintura de azulejos é a tinta, e esse já é um tópico que merece atenção especial. Para fazer esse trabalho, podem ser usadas tintas automotivas PU ou até mesmo as tintas epóxi, mas a tinta comum também pode ser usada após a passada de uma demão das duas citadas anteriormente. 

A tinta epóxi à base de água é a mais indicada para a pintura de azulejos, principalmente quando o ambiente onde eles estão é o banheiro. Esta é uma tinta muito adequada para áreas de muita umidade e costuma ter uma durabilidade bastante notável, além de o acabamento ficar bem melhor. 

Além disso, é a opção de tinta mais barata para se fazer esse serviço, portanto, apresenta a melhor relação custo-benefício, também devido a sua durabilidade. Por fim, é necessário também atenção ao preparo da superfície, uma boa lavagem e lixar bem são duas coisas importantíssimas para evitar gorduras e sujeira entre a tinta e o azulejo, o que vai fazer com que o revestimento descasque.

Água, sabão ou detergente neutro

Como foi dito acima, é de extrema importância que a superfície do azulejo esteja limpa e livre de gorduras, mofos ou qualquer outro tipo de resíduo. É um trabalho que exige essa atenção ao detalhe, uma vez que erros ou descuidos nessa etapa podem afetar significativamente a estética do cômodo no futuro. A limpeza pode ser feita com um pano ou com uma esponja

Massa acrílica

Se o objetivo é ter um acabamento bonito e próximo do perfeito para mudar o visual do ambiente da melhor forma possível, nada mais justo do que a aplicação de um pouco de massa acrílica após a parede secar da lavagem. 

Lixa fina, pincéis e rolo de lã 

Estes serão os materiais necessários após a aplicação da massa acrílica. Será utilizada a lixa fina para uniformizar a massa acrílica e retirar possíveis resíduos que também podem dificultar a aderência da tinta. Enquanto os outros dois artifícios servirão para fazer a pintura em si.

EPIs para pintar azulejos

Antes de irmos, finalmente, para a realização do processo no passo a passo, é importante relembrar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. 

Além do uso indispensável de luvas e dos óculos de segurança, máscaras de proteção também serão necessárias. No processo de pintar os azulejos, a tinta precisará ser preparada e mexida, portanto proteger essas partes sensíveis do rosto é a decisão mais sensata a se tomar para evitar acidentes.

Passo a passo

1- Lavando o azulejo

Com uma esponja ou pano umedecido, espalhe sabão ou detergente (ambos neutros) nas paredes e tome cuidado para retirar qualquer resquício de gordura (principalmente na cozinha), mofo ou qualquer tipo de dejeto ou resíduo que possa piorar a qualidade da pintura. Faça isso com cuidado e deixe secar.

Aproveite essa etapa para verificar se não tem azulejos soltos, estufados ou até mesmo rachados. Acompanhe de perto agora se toda a estrutura da parede está em estado satisfatório, sem danos ou vazamentos.

2- Preparando a superfície 

Uma vez que a parede estiver seca, aplique uma camada de massa fina por cima dela. Isso irá cobrir possíveis rachaduras ou falhas e deixará os azulejos mais uniformes e lisos para serem pintados, o que beneficiará muito seu acabamento. Deixe a massa secar de 24 a 48 horas e lixe-a bem com uma lixa fina para nivelar e depois passe um pano para retirar o que ficar de pó.

Após isso, isole a área que será pintada com fita crepe ou outro material e utilize corretamente os EPIs para começar a preparar a tinta, seguindo as instruções do fabricante.

3- Aplicando a tinta

Usando um rolo de lã, passe a primeira demão por toda a parede de azulejos e, em seguida, use pincéis para fazer o mesmo com os rejuntes. É importante ter atenção aos rejuntes e cobrir até suas falhas com a tinta para garantir que aquela área toda está sendo coberta. Espere o tempo indicado pelo fabricante para a secagem do produto antes de passar a próxima demão.

Nesse momento, caso você não tenha encontrado a tonalidade desejada nas tintas epóxi, a aplicação da tinta comum pode ser feita sobre o azulejo pintado com a primeira demão. Isso irá reduzir a duração média da renovação, mas pode ser uma alternativa para atingir a cor originalmente desejada.

Por fim, aplique a segunda e, se necessária, a terceira demão e assim o processo estará completo.

Como fazer a manutenção 

Normalmente, um pano úmido com água é o suficiente para fazer uma limpeza rápida e já ajuda muito a preservar a pintura. Alguns produtos podem ser adicionados também para retirar gordura, resquícios de produtos de limpeza e tudo mais o que puder prejudicar a parede além de sujeira. Caso a tinta comece a descascar, isso pode ser um sinal de uma infiltração ocorrendo.

Depois de alguns anos (em média 5) o tom deve começar a desbotar, mas isso pode ser resolvido com uma simples limpeza igual a descrita anteriormente e a aplicação de uma nova demão.

Pintura de azulejos: inspirações

A regra para pintar azulejos é simples: escolha cores que combinem com o restante da sua cozinha ou banheiro. Ou seja, a cor do revestimento deve conversar com as cores dos móveis, das demais paredes e dos eletrodomésticos. 
dicas para pintar azulejos

como pintar azulejos
Enfim, agora que você já sabe como pintar azulejos, está na hora de colocar em prática. Precisa de mais ajuda? Confira o site do Amigo Construtor!

Fontes: Terra e Casa Abril
Fotos: Pinterest

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Faça Você Mesmo