Energia

Aprenda como esconder fios na parede sem precisar fazer reforma 

blank

Os cabos e fios dos aparelhos eletrônicos podem gerar uma série de problemas quando estão espalhados no ambiente. Além da estética ruim, essa falta de organização provoca acúmulo de sujeira, contribui para acidentes e até pode danificar o próprio aparelho. Assim, saber como esconder fios na parede é uma atividade importante para a sua segurança e também para aumentar o tempo de vida útil desses equipamentos. 

blank

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e aprender o jeito correto de manusear cabos e fios sem precisar reformar a parede para organizá-los, continue a leitura deste artigo do Amigo Construtor e descubra! 

Como esconder fios na parede de forma fácil e rápida

Os equipamentos eletrônicos dependem das tomadas para funcionar e, por isso, temos que lidar com uma grande quantidade de fios e cabos elétricos pendurados nos móveis ou espalhados pelo chão. 

Além de juntar poeira e prejudicar a estética do ambiente, esses fios podem se dobrar, causar choques ou, quando estão emaranhados, podem causar um curto-circuito.

Então, para ter a casa mais bonita, limpa e evitar qualquer tipo de acidente, é preciso saber como esconder fios na parede. Para isso, existem diferentes maneiras práticas e criativas. Veja só!

Canaletas

As canaletas de PVC são o modo mais simples de esconder fios. Baratas e de fácil instalação, elas ajudam a organizar os fios e podem ser pintadas na cor da parede. A única desvantagem é que ainda ficam visíveis.

blank

No entanto, a parede fica muito mais bonita do que com os fios expostos, além de evitar os riscos para quem passa pelo local. Uma dica é posicionar a canaleta atrás de móveis ou junto a rodapés para que ela fique menos aparente.

Quem gosta do estilo industrial de decoração pode utilizar, em vez das canaletas, os conduítes de aço galvanizado: eles vão ficar aparentes, mas contribuem para uma decoração mais moderna.

Painel

O painel para TV é um móvel que não ocupa espaço e também é uma opção bastante utilizada para tirar os fios da nossa vista. Além de ser uma solução eficaz para esconder toda a fiação, esse é um belo item de decoração.

blank

Os mais comuns são os painéis de madeira, que são vendidos em diversas cores e texturas, o que significa mais opções de estilo para a sua casa. Mas, também a opção de escolher uma solução mais autêntica, fazendo o seu próprio painel, e uma alternativa é reaproveitar pallets usados.

Clipes decorativos

Os clipes decorativos funcionam como prendedor de fio na parede, ou seja, como uma presilha que permite que você prenda os fios agrupados. Alguns já vêm prontos para serem fixados na parede, outros servem apenas para decorar o percurso do fio.

blank

Rodapé com passador de fios

Investir em rodapés que permitam a passagem dos fios é outra solução. Existem diversos modelos no mercado. Mas, atenção: é preciso ficar atento às medidas e conferir se o recorte interno do rodapé tem espaço suficiente para a passagem do fio. O indicado é que os fios ocupem até 50% do espaço, deixando o restante para a troca de calor para evitar acidentes.

blank

Esconderijo sob o móvel

Há algumas estratégias para esconder os fios sob os móveis, como fazer uso dos próprios compartimentos da estante ou escrivaninha. Seja uma gaveta ou uma simples abertura, pode ser uma oportunidade. Um cuidado especial é evitar que diferentes cabos fiquem armazenados em diferentes espaços, assim é indicado instalar um filtro de linha para concentrar a fiação com mais organização e segurança. 

blank

Fios presos ao móvel

Uma solução simples para esconder os cabos e fios do ambiente é prendê-los ao próprio móvel utilizando fixadores, guiando-os até a tomada. O principal ponto dessa estratégia é que ela é bastante flexível, então dá para usar a ideia em racks, mesas de cabeceira, aparadores ou qualquer outro tipo de mobília. 

Não há como esconder? Organize os fios!

Se você quer deixar a casa mais organizada, mas não quer usar a cantoneira para fio de parede ou não consegue esconder a fiação com os móveis, dá para deixar seu ambiente mais arrumado e seguro também. É só utilizar o organizador de fios, uma peça plástica em forma de espiral que irá envolver os fios sem deixá-los bagunçados.

Cuidados importantes na hora de ocultar os fios do ambiente

Há uma infinidade de ideias para você deixar a fiação da sua casa ou empresa muito mais organizada. No entanto, antes de utilizar essas soluções é fundamental tomar alguns cuidados, afinal esses itens transportam eletricidade. Acompanhe a seguir como fazer essa organização de maneira segura:

blank

  • Não use clipes metálicos
    Nunca utilize clipes metálicos para juntar os fios, pois esse material pode danificar a proteção dos cabos, trazendo um risco de curto-circuito ou incêndios;
  • Evite dobrar os fios e cabos
    Na hora de arrumar os fios atrás de móveis ou pelas canaletas, a dica é não esticá-los ou dobrá-los. Assim, você não danifica a proteção externa dos cabos, o que pode causar choques e comprometer seu funcionamento;
  • Identifique os cabos
    Quando os fios estão organizados e escondidos, pode ser difícil saber qual é o cabo de cada equipamento. Então, para que você possa tirar o aparelho certo da tomada sem se confundir, coloque uma pequena etiqueta na parte junto ao conector para identificar o equipamento;
  • Concentre os fios em pontos específicos
    Para ficar mais fácil esconder os cabos, utilize réguas, filtros de linha ou extensões elétricas que têm várias tomadas. Mas, cuidado: não sobrecarregue esses pontos com adaptadores, utilize somente uma tomada por equipamento. Com isso, você evita faíscas e risco de incêndio.

Viu só como é fácil esconder os fios na parede de forma rápida e sem precisar fazer bagunça quebrando tudo? Verifique qual solução se encaixa melhor na sua casa e deixe o espaço mais organizado. E se você mora em Belo Horizonte e procura materiais de qualidade para a organização ou instalação elétrica em sua obra, visite a loja do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Energia