Como escolher cores de tinta para parede do jeito certo? 

Descubra como escolher a cor certa para cada ambiente da sua casa, usando técnicas infalíveis de decoração.

Ao escolher as cores de tinta para a parede da sua casa, é importante considerar o objetivo de cada ambiente do imóvel, já que esse recurso decorativo além de dar mais estilo, também tem a função de despertar sensações. Não é à toa que alguns locais como hospitais e escolas, que buscam um sentimento de conforto e tranquilidade costumam usar quase sempre os mesmos tons. 

Basicamente, a régua varia do tom mais forte para o mais escuro, sendo essas intensidades também o impacto nas emoções. Para ambientes que requerem calma e concentração, como um escritório ou uma sala de leitura, por exemplo, a escolha de tinta deve estar próxima de cores mais claras e neutras. Já cores mais marcantes, como vermelho e marrom, podem funcionar no sentido contrário. 

Entretanto, se tratando de cores há muito mais para se analisar além da intensidade e por isso, é importante que você conheça algumas dicas antes de começar a pintura em sua casa. Veja este artigo do Amigo Construtor para saber mais!

Como decidir as melhores cores de tinta para parede?

sala de estar com sofá azul e almofadas azul, marrom e cinza listrado. Ao fundo, uma parede com dois quadros decorativos.

A etapa da escolha das cores de tinta para parede é de suma importância, uma vez que elas influenciam no humor de quem habita o espaço. Por isso, é essencial que sua escolha seja de acordo com o propósito de cada ambiente. Para isso, uma técnica muito utilizada na decoração de interiores e também exteriores é a psicologia das cores.

O nosso cérebro reage às cores de maneiras diferentes, e cores fortes acendem um sinal de alerta em nossa psique. Assim, escolher esse tipo de opção para locais onde se pretende descansar não é uma boa, visto que a todo momento a sensação será de que você precisa estar atento.

Sendo assim, antes de decidir as cores de tinta para parede interna ou externa, será fundamental entender o objetivo para cada ambiente da sua casa. Com isso, será mais fácil encontrar a cor ideal, sem abrir mão do seu gosto pessoal.

Contudo, embora também faça sentido, no caso das cores de tinta para parede externa essa regra é mais flexível, sem certo ou errado. O principal cuidado com a pintura nessas áreas é escolher um tipo de tinta específico para parede externa, visto que essas superfícies estão mais expostas às ações climáticas e outros eventos que podem danificar a pintura mais rapidamente. 

De toda forma, antes de comprar a cor de tinta perfeita para a sua casa, a melhor escolha para não errar é fazer testes. Uma maneira prática para isso é contar com a ajuda de aplicativos de simulação, como o app Coral Visualizer, Pintura Virtual da Suvinil e o Simulador Sherwin-Williams que trazem uma visão mais detalhada de cada tonalidade. 

As cores de tinta para parede externa e interna mais usadas 

Uma outra maneira muito indicada para encontrar a cor perfeita para a sua pintura, é por analisar as cores de tinta para parede externa e interna mais usadas no mercado. Na sequência separamos cada uma delas, juntamente com as sensações humanas que podem ser estimuladas. Confira!

Para parede interna

Para as paredes internas, você já viu que é necessário pensar bem na cor. Se você quiser um ambiente mais estimulante, deve optar por tons mais intensos, mais vibrantes; se quiser um ambiente mais calmo, o ideal são cores mais claras. 

Entre as seleções de tintas para parede interna estão: 

Cinza-rosado

O cinza-rosado é uma cor que passa uma sensação de calma, bem-estar e renovação de energia. Além disso, é uma das principais tendências do mercado. 

Azul-acinzentado

Uma cor que combina com muitas outras cores, além de ser possível usar tanto nas paredes quanto no teto. O azul nesse tom também traz a sensação de ambiente calmo, aconchegante e sereno.

Branco sedutor

O clássico branco ainda continua sendo muito usado para paredes internas. O branco sedutor tem um tom que puxa para o rosa-claro, o que traz mais suavidade e calma para o ambiente.

Azul claro

O azul claro, por ser uma cor encontrada com facilidade na natureza, é capaz de proporcionar uma sensação de paz e tranquilidade para o local.  

Cinza

Uma cor que traz um aspecto sóbrio e de equilíbrio. Por sua neutralidade em relação às outras cores, o cinza é ideal para o uso em diversos ambientes.

Verde

O verde, da mesma forma que o azul, por ser encontrado na natureza, transmite calma, serenidade e quietude.

Para parede externa

No caso das paredes externas, tudo vai depender do tipo de decoração que você deseja, seja mais clássico ou mais moderno.

Branco

Essa cor é um clássico! Normalmente é utilizada para combinar com outros acabamentos, como, por exemplo, madeira, cimento queimado e tijolos. 

Bege

Também conhecido como off-white, o bege é outra cor clássica para fachadas. É uma cor atemporal e sempre combina bem com outras cores que normalmente compõem uma fachada.

Cinza

Usar o cinza nas paredes externas de uma casa pode transmitir algumas mensagens quando combinado com outras cores. Junto ao branco,  por exemplo, ele traz refinamento e remete a algo clássico. Já com o preto, pode trazer um aspecto de modernidade.

Tons terrosos

São tons que trazem mais personalidade para o imóvel e que demonstram algo fora do comum e fogem dos clássicos branco e bege. 

Azul

Os tons de azul podem remeter a um ar mais romântico, ao mesmo tempo que, quando combinado com outros materiais, traz um aspecto mais rústico.

Como combinar as cores das paredes?

livro com círculo cromático aberto, repousando em cima de prancheta de cores.

Você não precisa decidir uma única cor, saiba que entre as soluções de decoração está a combinação de diferentes tonalidades. O único cuidado aqui, além de decidir os tons corretos para cada ambiente, é entender também qual combina mais com o outro. 

As cores neutras em tons mais claros, como branco, bege e cinza, são as mais fáceis de combinar. Já as opções mais escuras devem ser usadas com cautela, e quando usadas, é importante que elas conversem com outros elementos do ambiente, como móveis e outros objetos.

Uma ferramenta bastante útil para encontrar as melhores opções de mistura de cores é o círculo cromático. Nele, você encontrará possíveis combinações com cores análogas e complementares. 

No caso das cores análogas é considerada a combinação de três cores que estão lado a lado no círculo, como laranja, amarelo e verde, por exemplo. Essa escolha garante um estilo mais moderno e descontraído, contudo, ainda garante um efeito mais sutil de contraste visto que esses tons estão próximos. No caso das cores complementares o efeito é de alto contraste, visto que as cores escolhidas estão em lados totalmente opostos, como azul e laranja, por exemplo.  

Ao combinar as cores do ambiente, além de usar o círculo cromático é importante considerar também o estilo do ambiente e os elementos que estão nele. Ter esses cuidados vai permitir uma decoração mais harmoniosa. 

Continue a navegar no blog para conferir mais informações sobre quais tipos de tinta usaros materiais específicos para pintura e outras combinações de cores para harmonizar ambientes. E se você é de Belo Horizonte e quer encontrar as melhores condições ao comprar produtos de pintura, confira a loja de materiais de construção Amigo Construtor.

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre