Faça Você Mesmo

Cimento queimado: Aprenda como fazer e onde usar 

Quarto de casal todo em preto e cinza, com o chão queimado.

Cimento queimado é uma boa opção de acabamento para quem quer praticidade, economia e um design mais rústico, industrial ou contemporâneo.

Muito versátil, ele pode ser usado em pisos, paredes e outras superfícies. Hoje, vamos mostrar as vantagens desse material e ensinar como fazer um piso utilizando a técnica.

blank

As vantagens do cimento queimado e onde usar

O cimento queimado é um acabamento bastante resistente, por isso pode ser utilizado em quase qualquer ambiente e superfície, como piso, paredes, pias e balcões. Serve muito bem também para áreas externas.

A única ressalva de uso fica para os ambientes molhados. Por ser muito liso, ele pode ser bastante escorregadio. Além disso, produtos como xampu e sabonete líquido podem causar manchas. Então, no banheiro, a opção é utilizá-lo fora do box. 

Para obter o cimento queimado, é necessário um processo de mistura, que envolve cimento, areia, água e em alguns casos, pode receber aditivos que o tornam mais resistente. Assim, apesar da denominação, não existe uma queima com altas temperaturas, é apenas o pó de cimento que finaliza o processo.

Devido a facilidade de preparo e resultado obtido, cada vez mais, as pessoas escolhem o cimento queimado para a decoração. Porém, há ainda outros benefícios que o fazem bastante requisitado:

Cozinha simples, com mesa em madeira e cadeiras. Azulejos brancos, paredes brancas e chão com o piso queimado.
Cozinha compacta rosa, com parede azul e chão cinza queimado.
Cozinha moderna com geladeira inox e piso queimado.

Devido a facilidade de preparo e resultado obtido, cada vez mais, as pessoas escolhem o cimento queimado para a decoração. Porém, há ainda outros benefícios que o fazem bastante requisitado:

Baixo custo

Quando comparado a cerâmicas e porcelanatos, o cimento tem um preço mais acessível. Diferente de outros materiais, ele não precisa de materiais como cerâmica ou madeira para revestir, e também dispensa a aplicação de rejunte. 

Versatilidade

O cimento queimado pode ser uma alternativa para diferentes ambientes da sua casa, como salas, quartos, banheiros, cozinhas e áreas externas. Além disso, é um material que tem um tom neutro, combinando com diferentes cores e estilos de decoração.

Fácil aplicação

Para ter a textura de cimento queimado, basta fazer a massa, revestir a superfície e jogar o pó de cimento na sequência. Com essa técnica é possível fazer muita coisa, como explicado em nosso treinamento de balcão queimado.

Design

Apesar da simplicidade de preparo e aplicação, o resultado da finalização com o cimento queimado fica incrível em qualquer ambiente, entregando uma proposta mais rústica ou industrial. Assim, além de muitos outros benefícios, ele ainda garante muito estilo.

Como fazer a textura de cimento queimado para piso

Depois de conhecer todas as facilidades proporcionadas por esse acabamento, chega o momento de saber como obter essa textura. Confira como fazer um piso de cimento queimado em nove passos:

  1. Prepare o contrapiso, removendo qualquer revestimento, caso exista, e faça o nivelamento;
  2. Limpe bem o piso, deixando-o livre de qualquer resíduo, como pó, produtos químicos, sujeira etc.;
  3. Coloque juntas de dilatação, fixadas a uma camada de argamassa, a cada dois metros, o que evitará fissuras e rachaduras;
  4. Misture uma medida de cimento e quatro de areia, adicionando água aos poucos, até formar a argamassa;
  5. Aplique a argamassa a uma altura de 3 cm, respeitando o nivelamento do piso;
  6. Com a massa ainda úmida, polvilhe o pó de cimento sobre todo o piso. Use uma desempenadeira ou colher de pedreiro para alisar a superfície;
  7. Deixe secar por 48 horas, mas tenha em mente que o processo de cura deve ser úmido. Por isso, é bom borrifar um pouco de água algumas vezes no piso. Depois disso, umedeça da mesma forma a cada oito horas, por mais quatro dias;
  8. Depois de completamente seco, lave o piso com água e sabão neutro;
  9. Por fim, impermeabilize o chão com resina acrílica. Você também pode usar cera incolor para dar brilho.

Cimento queimado pronto

Se você preferir, ao invés de preparar pode escolher as opções de cimento queimado pronto, que são muito mais fáceis de aplicar. Basta misturar a massa com água e aplicar sobre o revestimento e você ainda pode escolher diferentes cores do produto. 

Além das diferentes opções e facilidade de preparo, outra vantagem desse tipo de produto é que ele não oferece risco de fissuras, como acontece quando você faz a própria mistura.

Mas, se você procura uma opção ainda mais prática, a sugestão é utilizar uma tinta de cimento queimado, que tem o mesmo efeito desse revestimento.

Dicas para o uso do cimento queimado

Se você ficou com vontade de aplicar a mistura de cimento queimado em sua decoração, é importante entender que alguns cuidados são necessários para que esse acabamento se mantenha bonito. Separamos algumas dicas abaixo. 

Trincas e manchas

As trincas e as rachaduras são um problema comum desse tipo de acabamento, assim como as manchas. Por isso, as juntas de dilatação e a impermeabilização são tão importantes quando é feita a aplicação da massa.

Vale destacar que leves fissuras e manchas também são naturais do cimento queimado. Desse modo, não é preciso se preocupar com qualquer alteração. Isso, inclusive, contribui para o aspecto mais rústico do acabamento. A atenção deve acontecer com a profundidade e tamanho das rachaduras. 

Manutenção e limpeza

Apesar de ser mais fácil, comparado a outros tipos de acabamento, o cimento queimado também demanda cuidado e manutenção. Para manter sua qualidade, é recomendável a aplicação de resina acrílica ou à base de água a cada três anos. Elas auxiliam no acabamento, evitando a absorção de sujeira e a porosidade na superfície.

Com relação a limpeza diária, é recomendado o uso de vassoura ou aspirador de pó; já a lavagem deve acontecer com água e detergente neutro.

Banheiro moderno em tons de azul, branco e bege, com chão queimado.
Banheiro simples branco com piso queimado.

 

blank

Aprenda mais técnicas com cimento para a sua obra

Agora que você aprendeu como fazer um piso de cimento queimado, confira mais ideias de acabamento para a sua obra e outros conteúdos relacionados à construção na página do Amigo Construtor!

 

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Faça Você Mesmo