Cuidados com a Casa

Chuveiro pingando? saiba como resolver esse problema 

Um encanador arrumando um chuveiro que esta pingando.

O chuveiro pingando é dúvida de muitas pessoas, já que além de incomodar bastante, pode trazer outros problemas, como o desperdício de água.

Quer saber quais são as causas para o vazamento e o que fazer? Confira!

Quais são os prejuízos e as causas do chuveiro pingando fechado?

Sabemos que o consumo consciente de água é muito importante para preservar esse recurso, e, se a ducha estiver gotejando, o desperdício se torna constante e cada vez maior.

Pode não parecer, mas as gotas que vão para o ralo enquanto ninguém usa o chuveiro podem chegar a até 50 litros por dia. Assim, o pinga-pinga pode resultar em um aumento significativo na conta de água no fim do mês. Então, consertar com rapidez o problema vai trazer economia para você.

Fora o consumo excessivo de água, o problema pode prejudicar elementos do chuveiro, como o registro. Isso ocorre muitas vezes, porque ao tentar resolver o defeito, as pessoas acabam girando a peça com mais força, na tentativa de fazer o fechamento.

No entanto, quando o erro não está no registro, essa atitude pode agravar o pinga-pinga e até mesmo gerar um desgaste do equipamento. 

Para não correr esse risco, é preciso entender por que o vazamento está acontecendo e, depois, pensar nas melhores maneiras de solucionar o problema. Veja abaixo as principais causas para o chuveiro pingando mesmo fechado:

Acúmulo de água

Muitas vezes, há pressão dentro do equipamento devido ao acúmulo de água. Isso acontece com mais frequência em equipamentos elétricos e que possuem o chuveirinho.

Se for esse o caso, é bem fácil de solucionar: abra o chuveirinho para drenar toda a água e, sempre que utilizá-lo, lembre-se de fechá-lo antes de desligar o chuveiro. 

Montagem errada

Durante uma possível manutenção, pode acontecer de a remontagem do chuveiro ser feita de forma errada, podendo ser a responsável pelo vazamento.

Se esse for o seu caso, abra o chuveiro (depois de fechar o registro e de desligar a energia) e verifique se ele foi instalado de maneira correta. 

Desgaste do anel de vedação

Outra causa comum para o pinga-pinga é o desgaste do anel de vedação (borracha acoplada na boca dos chuveiros para evitar vazamentos), que pode ocorrer com o uso diário e por um longo período do chuveiro, ou devido à má colocação dessa peça. 

Desgaste do registro

Um motivo comum de ter o vazamento pode ser pelo fato de o registro do chuveiro não estar vedando a água completamente. Para essas situações, é preciso realizar o reparo.

Aprenda a consertar o chuveiro pingando

A falha do chuveiro pingando é bem mais simples de resolver quando comparada a outras situações das instalações hidráulicas de uma casa. Isso porque ela é visível e pode também ser ouvida, o que alerta sobre possíveis problemas. 

Sendo assim, se você identificou o problema de vazamento, é hora de entender o que pode estar acontecendo e resolver. Para isso, o primeiro passo é selecionar uma chave de fenda, uma chave de boca, um mecanismo de vedação para chuveiros e um pano seco. 

Com as ferramentas em mãos, siga o passo a passo da solução: 

  • Se o chuveiro for elétrico, desligue a energia para evitar acidentes e choques. Desligue também o registro geral do banheiro;
  • Primeiro, retire com cuidado o chuveiro da parede para verificar o anel de vedação;
  • Depois, abra o equipamento e, se essa peça estiver desgastada, é só trocar por uma nova. Aproveite e drene a água acumulada no equipamento e limpe os buraquinhos que tendem a entupir com o uso;
  • Se o vazamento não for devido a problema no anel de vedação do chuveiro, chega a hora de verificar o registro: use a chave de fenda para retirar o parafuso do registro e remover a peça de acabamento;
  • Com o pano, seque a água dentro da instalação;
  • Retire a haste e a porca encontrada e, com o auxílio da chave de boca, desenrosque a parte do acabamento que fica junto à parede;
  • Você verá que há um anel de borracha na haste. Verifique se ele está desgastado, já que essa pode ser a causa do problema. Caso ele esteja mesmo danificado, será preciso fazer a troca, então leve o anel até a loja para auxiliar na compra de um novo;
  • Observe também se a rosca do registro está danificada, o que acontece com o tempo de uso, especialmente quando o material é mais antigo. Nesse caso, será preciso fazer o reparo do registro, trocando toda a peça.

Economize cuidando da sua casa

E, então: agora ficou mais fácil encontrar a causa do chuveiro pingando e resolver o defeito? Com as ferramentas certas, você soluciona esse problema e evita o desperdício de água.

Se você gostou deste texto, leia também as nossas 5 dicas de como economizar água e energia no seu banheiro!

 

Assuntos relacionados: , , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa