Casas Pequenas

Casa pequena: dicas para aproveitar melhor o espaço 

Casa pequena

É super comum chegar na vida adulta e passar a sonhar com a sua casa própria, porém nem sempre se consegue de primeira um lugar exatamente como o desejado, já que o investimento é alto e quanto maior e com mais cômodos. No entanto, morar em casa pequena não precisa ser incômodo. Aproveitar áreas desperdiçadas, dar novos usos para móveis e alguns truques de decoração podem te ajudar a aproveitar melhor o espaço disponível e dar a impressão de que o ambiente é maior. Veja abaixo o que você pode fazer!

Como aproveitar melhor o espaço

Descubra algumas dicas de como decorar casa pequena, como organizar casa pequena e como arrumar casas pequenas:

Parede vazada

Se você tem uma liberdade maior de alterar a construção da sua casa, uma boa opção é substituir a parede por uma estante vazada. Vários arquitetos utilizam essa técnica para deixar o ambiente mais espaçoso e bonito, com espaço disponível até mesmo para a TV, aparelhos eletrônicos e até armazenamento de objetos e itens de decoração.

São consideradas paredes vazadas aquelas paredes que são compostas por vãos abertos, onde é capaz de delimitar duas áreas sem as deixar completamente fechadas. É uma alternativa muito vantajosa para aqueles que querem dividir ambientes de forma parcial e não sabem como. Além disso, a iluminação e a ventilação natural dos ambientes são aumentadas e você pode optar pelas paredes vazadas não apenas no ambiente interno, mas também na parte externa ou até mesmo na fachada.

Entenda como usar os espaços de uma casa pequena a seu favor
Fonte: Pinterest

Abuse das prateleiras

As prateleiras são uma grande sacada quando se trata de otimizar o ambiente. Seja na cozinha, no quarto ou na sala, elas são úteis para aproveitar o espaço na parede, servindo de suporte para objetos, livros e utensílios.

Para garantir que a decoração fique o mais harmoniosa possível, é sempre importante pensar nas combinações de cores e objetos. Nas prateleiras, pode-se colocar molduras de quadros e porta-retratos, por exemplo, os quais podem ser trocados com a frequência que você preferir, além de revistas, vasos e caixinhas. Tudo isso garante um visual mais estiloso e criativo para a decoração.

Prateleiras
Fonte: Pinterest

Nichos em todo lugar

Os nichos são muito favoráveis para casas pequenas pelo fato de não atrapalharem a circulação e aproveitarem muito bem os espaços verticais em geral, como é o caso das paredes. Dessa forma, é de conhecimento geral do mercado da decoração que embutir nichos nas paredes é uma ótima maneira de ganhar espaço.

Assim como as prateleiras, os nichos serão um novo local para guardar ou acrescentar objetos e itens de decoração. Além de deixar sua casa pequena mais organizada e espaçosa, eles ainda deixam a decoração mais moderna. Os nichos podem ser feitos em qualquer cômodo da casa, ou até mesmo em móveis como camas e mesas.

Nichos de banheiro
Fonte: Pinterest

Aproveite o vão da escada

Para a maioria das pessoas, o espaço embaixo da escada é totalmente esquecido pelo fato de parecer não ter função alguma. No entanto, ao contrário dessa visão tão comum, o espaço oferece muitas ideias de aproveitamento para criar um ambiente mais completo e aproveitado. Pode funcionar com diferentes modelos de escadas, basta se adaptar ao formato, independente se é de caracol, reta, de ferro, de madeira ou mesmo de alvenaria.

Adega, lavabo, área de leitura, escritório de home office ou estante. Todos esses exemplos e muitos outros podem ser construídos debaixo da escada para deixar o ambiente aconchegante e funcional. Dessa forma, você consegue até mesmo criar um novo cômodo na casa a partir da gama de transformações.

casa pequena
Fonte: Pinterest

Tenha móveis inteligentes

Normalmente, os móveis inteligentes são construídos sob medida para os cômodos da sua casa e de acordo com o desejo do cliente para as multifunções de cada um. Elas são previamente definidas com o objetivo de conseguirem ser facilmente montadas e desmontadas para se adaptar ao uso que você queira fazer dele em determinado momento e cômodo.

A maior vantagem é que, em vez de gastar dinheiro comprando dois móveis que ocupariam dois espaços diferentes, o morador pode comprar apenas um móvel inteligente para auxiliar na maior integração entre os ambientes. Essa ideia é perfeita para casas e apartamentos pequenos, visto que otimiza o espaço da casa, deixa o ambiente mais bonito, confortável e há uma variedade de móveis enorme para sua escolha.

Móveis multiuso

Os móveis multiuso são projetados de maneira específica, com as medidas do cômodo do cliente e comprando as peças que se encaixam exatamente naquele local. A lógica é que um móvel feito sob medida aproveita muito melhor o espaço, independentemente do tamanho da casa, além de ficar super criativo e geralmente ser de baixo custo. Se você sabe escolher móveis multiusos, com certeza sabe como organizar uma casa pequena.

Canto alemão

Por mais que a definição do nome canto alemão não seja tão conhecida, a maioria das pessoas já viu esse tipo de decoração em algum lugar, principalmente em restaurantes, visto que é um artifício muito usado nesse tipo de comércio, mas também está começando a ficar cada vez mais presente nas residências.

O canto alemão é formado por um ambiente de refeições mais aconchegante, que transforma toda a funcionalidade da mesa. Normalmente, a mesa é unida com um sofá ou um banco acolchoado e serve para aproveitar o espaço na decoração da casa de uma maneira inteligente e criativa.

Portas de correr

Outra maneira de contornar o problema da falta de espaço é utilizar portas de correr, já que elas funcionam perfeitamente para dividir ou integrar os cômodos sem ocupar espaço. Móveis com esse modelo de portas também são bastante funcionais.

casa pequena
Fonte: Pinterest

Truques de decoração

Espelhos

No mercado da decoração, é de conhecimento amplo que os espelhos são capazes de dar uma sensação de extensão para o ambiente, seja no comprimento ou na iluminação do cômodo, por isso é um objeto muito utilizado.

Colocá-los de frente para uma janela, ou cobrindo uma parede inteira, ajuda ainda mais a aumentar a sensação de espaço, a impressão que fica é de que o cômodo dobrou de tamanho. Além disso, o uso dos espelhos traz um charme e elegância!

casa pequena
Fonte: Pinterest

Iluminação clara

Entender os truques da iluminação é um ótimo jeito de saber como decorar uma casa pequena.  Cores claras dão a impressão de que tudo é maior, isso vale para as cores dos móveis e das paredes, mas também para a iluminação que deve ser central e perifericamente adequada.

Além disso, aposte no uso de balizadores, já que eles iluminam e não ocupam espaço. Também dê preferência a lâmpadas discretas, focos de luz embutidos, pequenas luminárias no chão ou abajures que não sejam volumosos.

casa pequena
Fonte: Pinterest

Cortinas

Instalar as cortinas o mais rente ao forro possível também dá a sensação de amplitude. Deixe que o comprimento do tecido vá até o chão e você vai ver que o lugar ficará mais elegante e com a impressão de ser bem maior.

Cortinas
Fonte: Pinterest

Onde encontrar conteúdos sobre construção, arquitetura, DIY e temas relacionados à engenharia?

Se você procura por um site com foco em conteúdos e curiosidades sobre esses assuntos, saiba que o Amigo Construtor é a opção ideal! Nascemos de uma necessidade de conversar com pedreiros, revendedores de materiais de obra, arquitetos, engenheiros, pessoas que procuram por DIY (faça você mesmo) e qualquer público interessado em curiosidade ou em fazer instalações simples.

Mas e você, quais são seus truques para ampliar o espaço da sua casa? Conte para nós! Aproveite também para conferir mais dicas de decoração para casa pequena ou grande no Amigo Construtor.

blank

Imagens: Pinterest

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Casas Pequenas