Carreira

Carreira de pedreiro: Tudo o que você precisa saber 

Pedreiro levantando uma parede.

O pedreiro é o profissional que, de fato, coloca as mãos na massa para tirar os projetos do papel. Disposição física, tomada de decisões, organização, manejo e facilidade em trabalhar em grupo são algumas qualidades indispensáveis para se destacar na área, além de outras dicas que o Amigo Construtor separou para você. Conheça mais neste artigo!

Como é a carreira de pedreiro?

O pedreiro é o profissional da obra que cuida de diferentes etapas da construção. Dentre as responsabilidades do profissional estão: alvenaria, construção de paredes e estruturas, rebocos, assentar azulejos e pisos, cobrir com telha, revestir e instalar pias e vasos, instalar portas e janelas, levantar muros e instalar grades e portões são atividades que fazem parte do seu cotidiano.

É ele a pessoa responsável por garantir que todo o trabalho seja feito da melhor forma, analisando materiais e possibilidades dentro dos recursos do cliente, além de verificar as ferramentas para que o dia de trabalho seja produtivo.

Quem atua na área pode desempenhar diversas funções, segundo a experiência e o grau de especialização que possui. Além, é claro, das necessidades do projeto no qual ele está trabalhando. Alguns podem exigir um profissional que faça de tudo um pouco, enquanto outros dão preferência aos que possuem especializações.

Alguns exemplos de especialização dentro da carreira como pedreiro estão:

  • Alvenaria: o foco do trabalho desse profissional é a construção de estruturas em alvenarias ou de vedação, com tijolos, blocos de cimento e concreto;
  • Azulejista: o pedreiro com essa especialização detém conhecimentos específicos para assentar azulejos, revestimentos em cerâmica ou porcelana;
  • Acabamentos: portas, janelas, peças de diferentes metais e balcões de granito ou mármore passam pelas mãos do pedreiro com esse tipo de especialização na hora da instalação;
  • Manutenção: o foco é manter a casa funcional e bem conservada, reparando, desentupindo, consertando e finalizando diferentes frentes da obra;
  • OAC: a Obra de Arte Corrente necessita de profissionais com um bom conhecimento sobre redes de drenagem pluvial, drenos, valetas e sarjetas, galerias e bueiros, redes de esgotos e de todo local que servirá de passagem para as águas.

O que você precisa saber para trabalhar como pedreiro?

Não é necessário nenhum tipo de formação específica para o cargo, fazendo com que muitos profissionais passem por um treinamento com pedreiros experientes e passem a ter a chance de arrumar trabalhos na área. 

Todavia o profissional com cursos técnicos e treinamentos possui maiores chances de impressionar o contratante com o currículo de pedreiro. O conhecimento mais profundo, aliado às tendências e às técnicas de trabalho, farão toda a diferença. 

Para quem deseja seguir a carreira de pedreiro, é importante desenvolver alguns conhecimentos, sendo os mais importantes: 

Conhecimento técnico

Se você está começando agora a trabalhar como pedreiro, já antecipe o conhecimento das técnicas básicas da profissão, como conceitos de enquadro, nivelamento e alinhamento. Esse conhecimento vai tornar o trabalho mais fluido e vai prevenir aqueles momentos em que o trabalho precisa ser refeito.

O conhecimento vai ajudar em momentos desafiadores e inesperados, que são comuns nesse tipo de trabalho. Preparado, você irá garantir a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.  

Ferramentas de construção

Todo bom pedreiro inicia a obra munido das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do projeto, e esse diferencial garante uma quantidade maior de oportunidades, visto que demonstra preparo e profissionalismo. 

Martelo, espátula, serra mármore, chave curva, lixas de diferentes tamanhos, suporte para azulejista, espaçador, batedor e misturador de argamassa e protetor de vergalhão são alguns exemplos de ferramentas indispensáveis para conseguir trabalhar na área. 

Atenção aos detalhes

Antes de qualquer coisa, é preciso conversar com o engenheiro e/ou arquiteto para entender o projeto e encontrar maneiras de desenvolvê-lo da melhor forma. O mesmo tipo de atenção se aplica na conversa com o cliente.

Compreenda quais são as principais necessidades e tenha em mãos o valor do investimento, desde os materiais até a pintura, passando pela mão de obra. Assim, é possível fazer a gestão de tempo e recursos de acordo com o tamanho do projeto. A Calculadora do Amigo Construtor, pode ajudar nesta etapa. 

Boa comunicação 

Sendo o pedreiro a pessoa responsável pelo desenvolvimento de todo o projeto na prática, é fundamental saber conversar e transmitir ideias de maneira clara e objetiva, considerando o perfil de cada profissional que atua ao seu lado. O mesmo vale na hora de conversar com os clientes.

A obra acontece graças ao trabalho em equipe, à comunicação clara e à educação sempre, na hora de delegar atividades, explicar o andamento do projeto e tomar decisões para ajustes e melhorias. Esse comportamento favorece melhor entendimento da demanda e boa relação com todos os envolvidos. 

Organização e Limpeza

Um canteiro de obra funcional é aquele bem organizado. Somente assim o projeto vai se desenvolver da melhor maneira para todos, com qualidade e segurança. 

Mantenha a limpeza do local e das ferramentas, armazene os materiais de forma correta, separe resíduos (como embalagens e sobras de materiais) de maneira adequada para serem descartados, e observe sempre a qualidade dos equipamentos de proteção de todos.

Seguindo essas etapas, certamente a sua carreira de pedreiro será muito satisfatória. Para mais dicas como essas, continue acompanhando nosso portal. Bom trabalho!

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Carreira