Cimento

Como calcular as ferragens de uma obra 

Dois homens de uniforme amarelo construindo as ferragens de uma obra.

Saber a quantidade de ferro para estribo e baldrame, bem como o total de vergalhões é uma etapa importante, especialmente para evitar desperdícios de materiais. Para isso, separamos neste conteúdo as instruções de como calcular as ferragens de uma obra de forma simples e correta. Confira!

blank

Como calcular as ferragens para a obra?

Se você vai construir e quer saber qual a quantidade de material utilizado, precisa descobrir como calcular as ferragens de uma obra. Com isso, você otimiza o trabalho e evita o desperdício ou a falta de ferro para a sua construção. 

Confira abaixo como calcular a quantidade desse material para diferentes situações!

Como calcular a quantidade de ferro para estribo?

O estribo é a barra de aço que envolve as colunas de ferro. Para saber o quanto você vai precisar para essa etapa, é necessário considerar o número de colunas, a altura delas e o espaçamento entre cada um dos estribos. 

Caso cada coluna tenha 400 cm (4 m) – e seguindo a recomendação de que os estribos sejam colocados a cada 20 cm –, será necessário ter a relação entre a coluna e o distanciamento. Assim, iremos calcular:  400/20 = 20 estribos por coluna. 

Depois, para descobrir a metragem linear de aço (profundidade) é preciso multiplicar a quantidade de estribo pelo perímetro do mesmo (0,6 m). Nesse caso, o cálculo será: 20 x 0,6 = 12 m de estribos em cada coluna. 

Por último, basta multiplicar a metragem de estribos pela quantidade de colunas, ou seja, 12 x 20. Desta forma, chegaremos à quantidade de 240 m de aço para o estribo.

Como calcular a quantidade de ferro de vergalhão?

O vergalhão é uma barra de aço com nervuras e que pode ter diferentes espessuras. Ele é parte essencial de uma construção, pois compõem as colunas, pilares e vigas. Para conseguir maior rentabilidade desse material e economia na obra, é importante considerar algumas informações. 

Vamos supor que a obra terá 20 colunas de aço com 4 barras de 10 mm e 4 m de altura. Como são 4 barras de aço por coluna, cada coluna precisará de 16 m de aço (4 m x 4 m).

Na sequência, basta multiplicar a metragem obtida pela quantidade de colunas. Ou seja, 16 m de aço x 20 colunas = 320 m de aço. 

Agora, como os vergalhões são vendidos em tamanho padrão de 12 m, você precisará calcular quantas barras atingem essa metragem. Sendo assim, a conta será: 320/12 barras = 26,6 barras de aço. 

Como calcular a quantidade de ferro de um baldrame?

Para descobrir a quantidade de ferro do baldrame (viga de sustentação entre paredes e fundação), você deve considerar a metragem linear do projeto e, para isso, é preciso levar em conta as paredes internas e externas. 

Vamos considerar que a viga de baldrame é feita de 2 barras de ferro em cima e 2 barras de ferro embaixo, totalizando 4 barras. Desse modo, é só multiplicar a metragem linear por essa quantidade e depois dividir por 12 m (tamanho padrão da barra de ferro). O resultado obtido será a quantidade de barras de ferro que você irá utilizar.

Quando é preciso fazer o cálculo de ferragens?

O melhor momento de fazer o cálculo de ferragens na obra é antes de adquirir o produto. Dessa maneira você evita que as peças fiquem paradas no canteiro de obras, expostas a deterioração do clima e ocupando espaço.

No entanto, para calcular corretamente, além de levar em consideração o tipo de peça, é importante considerar também o tipo de projeto. Para isso, considere: 

Projeto estrutural

Para projeto estrutural não será necessário fazer nenhuma conta de material, pois o cálculo de ferragens é realizado pelo próprio engenheiro calculista. Logo, você só precisará disponibilizar o projeto da construção e informar o peso e o diâmetro de aço para a loja.

Armação pronta

Ao optar por armação pronta também não é preciso fazer nenhum cálculo em relação às ferragens, visto que elas têm medidas padronizadas do mercado, o que possibilita sua compra com estilos predefinidos. No entanto, é necessário que todo o projeto da construção acompanhe essas medidas para que haja compatibilidade das armações.

Montagem das colunas na obra

Caso a montagem das colunas seja realizada no canteiro de obras, você precisará fazer o cálculo total das ferragens. Ou seja, isso envolve levantar o quantitativo de aço que será utilizado para o estribo, baldrame, vigas, pilares, entre outros. 

Nessa situação, como explicamos, as barras de aço são vendidas no tamanho padrão de 12 metros. Aqui, a parte de corte, dobra e amarração desse material acontecerá na obra.

blank

Encontre mais informações técnicas no Amigo Construtor

Viu só como calcular as ferragens de uma obra não é algo complicado? Sabendo como fazer essa conta, você garante o melhor uso do material, evitando falta de aço ou desperdícios na sua construção.

Quer acompanhar mais dicas para as diferentes etapas da sua obra? Não perca os conteúdos informativos do Amigo Construtor, como este, que mostra a importância do cobrimento da armadura. Boa leitura!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cimento