Acabamento

O que acontece na etapa de acabamento da obra e qual sua importância? 

Acabamento

Um bom acabamento traz elegância, beleza e funcionalidade a uma construção. No entanto, se mal feito, pode comprometer a qualidade de um projeto. Se você quer saber como garantir o sucesso da sua obra, confira mais sobre essa etapa a seguir. 

O que acontece durante a etapa de acabamento da obra? 

A etapa de finalização da obra, ou de acabamento, é aquela posterior às de fundação e estrutura, em que o projeto já está chegando ao fim. É a fase em que são instalados as fiações, os pisos e revestimentos, metais, louças e é feita a pintura do imóvel.

Confira na sequência as etapas de um bom acabamento.

Instalações elétricas

A instalação elétrica envolve a passagem de fios e conduítes pelas paredes, além de definir os pontos elétricos, como pontos de luz, tomadas e painel elétrico. É na etapa de acabamento que essas distribuições são realizadas, levando em consideração a segurança e também a praticidade e preferência dos moradores. 

Aplicação de louças e metais

A instalação de louças e metais é a etapa da colocação de torneiras, pias, cubas e aparelhos sanitários. É aqui que, além de decidir quais e quantos modelos serão utilizados, é garantido o bom funcionamento de cada peça que compõem o acabamento da obra, especialmente nos banheiros, cozinhas e lavanderias. 

Fixação de vidros

 

O vidro é um material que requer cuidado ao manusear, por isso, em um ambiente bruto como a construção civil, deve ser um dos últimos a serem colocados, seja nas janelas, portas ou espelhos da casa. Quando disposto antes do momento adequado, pode trazer perigo à obra e também ser danificado com facilidade, fazendo com que haja necessidade de reinstalação do material.

Instalação de pisos e azulejos

A instalação de pisos e azulejos é outra etapa importante do acabamento. Para um bom resultado, devem ser considerados quesitos de medidas da área e execução do contrapiso com qualidade, para que todas as peças fiquem niveladas. 

blank

Pintura

A pintura é a última fase do acabamento de parede e pode parecer uma das etapas mais fáceis da obra, mas também pode ser uma das mais trabalhosas. Por isso, nessa etapa é importante respeitar os processos para preparo da superfície e também escolher produtos adequados para cada tipo de ambiente, seja esse externo, interno, úmido ou seco.  

As vantagens de executar com qualidade as fases de acabamento

 

Apesar de ser a última etapa, o acabamento pode chegar a custar mais de 50% do valor do projeto. Por isso, é importante que seja bem planejado desde o início da obra. Conferir o que será necessário e também as preferências de obra garantem encontrar melhores condições de compra.

blank

Com o planejamento em mão ficará mais fácil também cobrar os profissionais envolvidos ou então, entender caminhos diferentes caso algo não atenda o esperado. Contudo, como se trata da etapa final da obra, caso algum outro processo não tenha sido bem executado nas fases iniciais do projeto, mais problemas poderão ser encontrados. Então, essa etapa também servirá de avaliação do que já foi feito e até mesmo uma segunda chance de melhorar o que já foi feito.

Portanto, não ignore a importância de um bom acabamento na obra! Se tudo for executado da forma devida, você terá um resultado incrível, com qualidade, segurança e ainda por cima com muito mais economia. 

Se você mora em Belo Horizonte e busca os melhores produtos e preços, visite a loja online de material de construção do Amigo Construtor e confira!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Acabamento