Acabamento

Acabamento de parede: aprenda como instalar cantoneira 

Cozinha azul e branca com cantoneiras instaladas.

As paredes, quinas, escadas e degraus possuem uma espessura saliente, chamada de canto vivo. Esses “cantinhos” além de não ficarem visualmente bonitos, podem machucar e por isso é sempre recomendado revesti-los. Para isso, neste conteúdo ensinaremos como instalar cantoneira, peça de acabamento para proteger e melhorar o aspecto dessas estruturas. Confira mais informações!

blank

Como a cantoneira pode dar um melhor acabamento às paredes? 

Ao finalizar uma obra ou reforma, alguns itens são fundamentais para o acabamento. Um deles é a cantoneira, que deixa o seu espaço mais bonito e ainda pode proteger as quinas das paredes ou outras estruturas contra batidas e possíveis danos na pintura e alvenaria.

Ao comprar cantoneiras para parede, é sempre importante considerar que elas podem ser encontradas em L, Y ou T. Além do formato que pode variar conforme o tipo de quina onde elas serão instaladas, é importante considerar os tipos de materiais disponíveis. Veja a seguir algumas opções: 

Cantoneira de PVC 

A cantoneira de PVC tem um custo acessível, é fácil de limpar e você pode encontrar o produto em diferentes cores. Além disso, também oferece instalação simples, que pode acontecer com silicone ou cola prego. 

Outra vantagem desse tipo de material é que eles são mais leves, não amassam, não riscam e ainda são resistentes à umidade, sendo ideais para qualquer ambiente, especialmente banheiros, cozinhas e outras áreas molhadas.

Cantoneira de Madeira 

A cantoneira de madeira no acabamento das paredes garante sofisticação ao espaço, podendo combinar bem com as portas do ambiente e/ou com os pisos laminados. Bastante versátil, essa é uma escolha para diferentes tipos de canto vivo, como quinas de escadas e degraus.

Cantoneira de Alumínio 

A cantoneira de alumínio é uma das mais utilizadas em ambientes residenciais e comerciais. É resistente, pode ser pintada, é fácil de ser instalada e oferece um bom custo-benefício. 

Esse material também pode deixar o ambiente mais moderno, além de combinar bem com diferentes estilos de decorações.

Como instalar cantoneiras na parede de forma prática?

A cantoneira é sem dúvida um material prático para o bom acabamento de uma obra. Mas, para que ele cumpra totalmente sua função, é importante fazer uma boa instalação. Afinal, não colocá-la de forma adequada fará com que ela se solte facilmente, faça você perder material e ainda deixará marcas na estrutura em que foi acoplada. 

Desta forma, siga as seguintes instruções do Amigo Construtor de como instalar cantoneiras: 

Materiais 

Para fazer essa instalação, você precisará da cantoneira de 3 metros, que pode ser:

  • cantoneira de encaixe – em formato redondo ou sextavado, sua instalação é feita durante o processo de assentamento do revestimento
  • cantoneira de sobrepor em L – opção onde a instalação é feita sobre revestimento finalizado.

Feito isso, você ainda precisará escolher o diâmetro da cantoneira, os quais podem ser:

  • ½ polegada (1,27 cm);
  • 5/8 polegadas (1,6 cm);
  • ¾ polegadas (1,9 cm);
  • 1 polegada (2,54 cm).

Por último, separe o material para fixar a cantoneira na parede, os quais podem ser: bisnaga de silicone (uso geral) ou cola prego; ou argamassa para instalação da cantoneira de sobrepor.  

Ferramentas 

Depois de separar os materiais, você vai precisar utilizar as ferramentas corretas para facilitar a instalação. Essas são:

  • trena;
  • lápis;
  • serra de 24 dentes;
  • lixa;
  • escada;
  • fita crepe;
  • pano.

Passo a Passo para a instalação da cantoneira 

Antes de colocar a mão na massa é preciso tomar alguns cuidados para fazer a instalação, tais como:

  • Manter as cantoneiras embaladas na posição horizontal e em superfície plana;
  • Deixar as cantoneiras de sobrepor com a  superfície de instalação limpa e nivelada, verificando se o silicone (ou cola) está em temperatura ambiente;
  • Cortar a cantoneira com a serra no comprimento da superfície de instalação e lixar as pontas.

Porém, o tipo de cantoneira utilizado pode ter algumas diferenças na instalação. Assim, veja abaixo as recomendações por modelo.

Cantoneiras de encaixe 

Após finalizar o assentamento do revestimento de um dos lados da parede, você deve posicionar a cantoneira de encaixe na argamassa da quina, encaixando-a no revestimento que já foi assentado.

Após isso, é preciso continuar o assentamento do revestimento do outro lado da parede a partir da cantoneira. Então, assente o revestimento acima da base da peça, encaixando bem para não deixar um vão. Depois aguarde 24 horas e limpe o excesso de massa com um pano úmido e sabão neutro.

Imagem explicando o passo um da instalação de uma cantoneira.

Imagem mostrando o passo 2 da instalação de uma cantoneira.

Imagem mostrando o passo 3 da instalação de uma cantoneira.

Imagem mostrando o quarto e ultimo passo na instalação de uma cantoneira.

Cantoneiras de sobrepor 

Aplique o silicone (ou cola) de forma abundante direto na cantoneira de sobrepor, de maneira linear no centro da parte interna. Para melhor acabamento, utilize um pincel para espalhar melhor.

Depois, posicione a cantoneira no local de instalação, começando pela ponta superior até a inferior e pressione por alguns minutos. Caso o excesso de silicone (ou cola) ultrapasse o material, limpe com pano úmido, água e sabão neutro. Se for preciso, é possível tirar e recolocar a cantoneira antes que o silicone seque.

Com a cantoneira devidamente posicionada, coloque fita crepe para que ela permaneça no lugar até secar. Após 24 horas, o silicone (ou cola) já estará seco e você já pode retirar a fita e limpar o local com um pano úmido.

Imagem mostrando o passo a passo de como instalar uma cantoneira de sobrepor.

Imagem mostrando o passo 2 na instalação de uma cantoneira de sobrepor.

Imagem mostrando o terceiro passo na instalação de uma cantoneira de sobrepor.

Imagem mostrando os passos para a instalação de uma cantoneira de sobrepor.

Encontre dicas de acabamento para obra no Amigo Construtor

Vimos o quão importante e fundamental são as cantoneiras para o acabamento da sua obra. Para ter um resultado ainda mais incrível, ao comprá-las escolha sempre materiais que harmonizem com o ambiente onde serão aplicadas e continue a navegar no portal do Amigo Construtor, para mais dicas! 

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Acabamento