Carreira

9 Habilidades do bom profissional da Construção Civil 

Homem profissional da construção carregando um cano.

As habilidades do bom profissional da construção civil estão além das exigências técnicas. Quem deseja ser reconhecido no mercado, especialmente nesta área tão concorrida, precisa ter diferenciais que farão seu nome ser lembrado e até selecionado para oportunidades de emprego. Neste artigo, falaremos de alguns comportamentos que você deve desenvolver a partir de agora, se busca sucesso profissional. Descubra!

9 habilidades do bom profissional da obra

Para destacar ainda mais seus conhecimentos técnicos e conseguir melhores oportunidades na construção civil, é preciso demonstrar algumas habilidades comportamentais. Algumas podem ser óbvias, mas na prática, podem ser esquecidas.

Dentre as características mais importantes que o profissional precisa se atentar para colocar em prática, podemos citar: 

1. Organização

Todo empreendedor ou gerente de construção deseja sempre manter a organização do canteiro de obras. Por isso, é muito importante ser bastante atencioso e manter o ambiente devidamente em ordem.

Para isso, após utilizar as ferramentas, faça a limpeza dos itens e guarde-os no local correto – caixas de ferramentas ou na ferramentaria da obra. Já as sobras de materiais, as embalagens e outros resíduos devem ser devidamente separados e jogados no lixo. A mesma dica vale para ao lidar com os projetos e cronogramas: manter os papéis e arquivos digitais organizados agiliza a rotina e evita contratempos. Ter organização em todos os processos vai ressaltar seu profissionalismo. 

2. Educação

Toda pessoa gosta de ser tratada com educação e ser respeitada. Sendo assim, todo profissional precisa manter uma boa postura no serviço e ser respeitoso com os demais trabalhadores. Essa é uma qualidade valorizada não apenas no ambiente de trabalho, mas em todo e qualquer lugar.

Assim, mesmo em situações difíceis, que são comuns no espaço profissional, é preciso ter inteligência emocional, ou seja, respirar fundo e controlar os impulsos para não ser prejudicado por conta de um momento mais tenso. Ser consciente de como tratar as outras pessoas pode abrir muitas portas em sua carreira. 

3. Boa comunicação

Para que você possa trabalhar de forma alinhada aos outros profissionais, uma habilidade importante é saber se comunicar bem. Isso significa transmitir as mensagens de forma clara, saber ouvir os colegas, estar aberto para discutir soluções e sempre tirar qualquer dúvida em relação às atribuições que lhe forem passadas.

4. Liderança

Quem exerce a liderança entre os colegas consegue motivar a equipe e sabe qual é a melhor forma de delegar tarefas, para que se tenha um fluxo eficiente de trabalho. 

Um bom líder é diferente daquela figura do chefe que só manda, pois ele conhece bem as pessoas à sua volta, sabe ser empático, tem a capacidade de se comunicar bem e está sempre pronto para discutir as melhores soluções para o projeto. Dessa maneira, quem tem um comportamento profissional voltado para liderar se destaca diante do contratante, podendo ser chamado para cargos mais altos.

5. Capricho

A qualidade do trabalho é um dos detalhes mais bem-vistos pelos responsáveis da obra. Por esse motivo, todos esperam que os envolvidos na construção prestem um serviço de excelência e entreguem as tarefas com qualidade.

Desse modo, para que um trabalhador consiga se destacar no mercado e alcançar boas referências, é muito importante que ele mantenha o capricho nas obras e satisfaça o contratante. Em outras palavras: é fundamental realizar todos os trabalhos com atenção aos detalhes e fazer uso correto de cada material para entregar a obra com alto padrão, muitas vezes, surpreendendo a expectativa do cliente. 

6. Abertura para críticas

O bom profissional sabe receber conselhos e ouvir críticas. Isso permite entender quais são os detalhes de cada trabalho que devem ser mudados ou aperfeiçoados e se há falhas de execução, compreendendo quais são as maneiras adequadas de agir. 

Logo, quando a pessoa está aberta para escutar o que os superiores e o próprio cliente têm a dizer sobre o seu trabalho e usa isso com sabedoria, certamente vai crescer na carreira.

7. Gestão de prazos e recursos

Uma habilidade muito importante para o profissional é fazer a gestão de prazos e recursos para realizar o trabalho dentro do orçamento e prazo combinados. Esse comprometimento é importante, já que pode comprometer a tranquilidade e qualidade da obra. 

Para isso, as duas habilidades que farão diferença são concentração e planejamento.  Evitar atividades desnecessárias durante o expediente e entender os recursos disponíveis para o trabalho solicitado, farão toda a diferença. 

8. Cumprimento das normas reguladoras

Os projetos de construção civil podem oferecer riscos e por isso, uma questão essencial para os trabalhadores da área é seguir as normas reguladoras, principalmente aquelas relativas à segurança no canteiro de obras. Para os envolvidos neste tipo de trabalho, é imprescindível usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) e garantir que a sua equipe esteja protegida, para evitar qualquer acidente no trabalho ou multas.

Para isso, não deixe de estar atualizado das exigências e de acompanhar as atualizações, participar de treinamentos de construção civil, especialmente aqueles que abordam as leis de segurança. 

9. Atualização do conhecimento

Por último, saiba que, em qualquer área profissional, a dica para sair na frente da concorrência é se manter atualizado. O mercado é altamente dinâmico e é preciso acompanhar o surgimento de novos materiais, equipamentos, técnicas e outras tendências que vão trazer mais agilidade e qualidade para o seu trabalho.

Acompanhar conteúdos voltados para a construção civil, como as dicas e soluções do Amigo Construtor, manterá você informado sobre diferentes insumos e técnicas da construção civil.

Vantagens de ser um bom profissional da construção civil

Ao desenvolver as habilidades mencionadas neste artigo, você se torna um profissional completo. Algumas vantagens disso é poder executar diferentes atividades com qualidade, profissionalismo e ainda manter um relacionamento saudável com os colegas da equipe, além de abrir novas oportunidades de emprego.

Não existe uma receita que aponte os detalhes de como ser um bom profissional da obra. O importante é ter preocupação com o seu comportamento e fazer tudo com foco na excelência e satisfação do cliente. 

Gostou das nossas dicas para ser um bom profissional da obra? Leia o nosso artigo sobre as 5 melhores dicas para conseguir trabalho em obras e veja como conseguir mais propostas de trabalho na área. 

 

 

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Carreira