Cuidados com a Casa
5 dicas de como eliminar cupins de obras em casas e apartamentos

Cupim e obra são duas coisas que não combinam e os profissionais sabem bem disso. O difícil mesmo é manter essa verdadeira praga longe dos canteiros, afinal, nas obras sempre há madeiras!
A madeira é justamente o alimento principal do cupim, pois ela é rica em celulose, um material orgânico fibroso que é o cardápio preferido desse bichinho.
E não precisa ser expert para detectar a presença do indesejável cupim: basta ver os furinhos na madeira ou o “caminho” que ele deixa nas paredes para descobrir: lá está ele.
1. Examine atenciosamente as madeiras
Tão importante quanto adquirir seu canteiro, a infestação de cupim por toda a obra é quase certa.
2. Use óleos naturais
Depois de se certificar que a madeira recebida não possuía focos de cupim, é chegada a hora de protegê-la. Assim, você garante que, caso um cupim metido se atreva a encostar na sua peça, ele não vai encontrar espaço para se instalar e destruir o seu madeiramento.
Para tanto, recomendamos que você utilize óleos naturais, como o óleo de lavanda ou vetiver, por toda a peça, garantindo que seja criada uma barreira contra ação desses animaizinhos encrenqueiros, prevenindo que eles apareçam.
Caso o cupim já esteja instalado na peça, você pode utilizar óleo de laranja, óleo de cravo ou óleo de neem, colocando nos locais onde o cupim estiver localizado. Já o óleo de canela serve tanto para prevenir como para tratar de áreas já infestadas.
3. Livre-se das áreas infectadas
Uma vez que o cupim se instalou em algum ponto de sua obra ou, até mesmo, após a obra já construída, não tem jeito: é preciso se livrar do problema o quanto antes para evitar que ele se alastre.
Para isso, o ideal é que seja feita uma limpeza geral da área, removendo o “caminho” do cupim e depois aplicando veneno para que ele não continue a se alimentar da sua madeira.
4. Faça uso do calor
Os cupins não se dão bem com temperaturas altas, por isso, uma das formas de exterminar o bicho é esquentar a peça e, assim, causar a sua morte. O ideal é que você gere temperaturas altas na peça (perto dos 130°C).
Para isso, você terá que inserir queimadores de propano próximos aos dutos de ar, garantindo que esse vapor quente será direcionado para a madeira afetada. Esse é um método mais delicado e que precisará de ajuda profissional.
5. Apele para receitas caseiras
Uma maneira mais tradicional de lidar com o cupim é usar algumas receitas que passam praticamente de pai para filho.
Vinagre, querosene e desengripantes são produtos conhecidos das pessoas em geral e que podem ser usados na tarefa para exterminar os cupins. É preciso escolher um desses produtos e encharcar a parte contaminada para matar o bicho.
Você deve ter percebido que eliminar cupins em casas e apartamentos não é uma das tarefas mais difíceis do mundo. Com um pouco de atenção e cuidado é possível evitar que esse hóspede inconveniente se instalem nos edifícios.
Gostou das nossas dicas sobre como eliminar cupins? Então, aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais e mostrar que, além de informado, é um profissional que sabe cuidar bem da sua obra.